domingo, 29 de março de 2015

Dedicação: Deuses Guias

Vivian et Merlin - Gustave Dore.
   O processo da dedicação na bruxaria costuma possuir, além dos estudos e da busca por conhecimento acerca dos Deuses e diferentes panteões, o próprio início do contato com as divindades.
   Estas divindades costumam estar no centro da dedicação, pois tratando-se de bruxaria onde há culto aos Deuses, este culto é o principal conceito da bruxaria como uma religião - seja ela caracterizada como Wicca ou simplesmente bruxaria eclética.
   Por este motivo, é comum e bastante incentivado que quando se decide iniciar a dedicação perante aos Deuses, se escolha também um casal para guiar o dedicado por este período. Este casal de deidades serão seus guias, que lhe darão suporte e estarão sempre presentes durante os estudos e práticas do dedicado.

    ☽❍☾

   Mas como escolher quais divindades podem ser meus Deuses guias?

   Faça uma auto-análise de si mesmo. O autoconhecimento, ao iniciar seu caminho na bruxaria e no paganismo, é essencial. Observe suas atitudes, seus pensamentos, sua forma de reagir ao mundo. Quais são suas maiores virtudes? E seus maiores defeitos?
   Quando você conhecer o bastante sobre si mesmo, estude os diferentes panteões e use de sua intuição para ir mais a fundo procurando sobre deidades. Busque as que lhe completem, que podem lhe auxiliar a superar seus defeitos e a melhorar como pessoa.
   É importante que você busque sempre o equilíbrio, ou seja, procure os Deuses que você acredite que possam lhe auxiliar nos seus pontos fracos, para que você enfrente seus medos e derrote-os, conheça cada face obscura de si mesmo, e assim possa ter o poder total sobre quem é e quem pode ser.
   ☾ Se você for uma pessoa que possui muitos medos e máscaras, Deuses do submundo, como Hécate, Hades, Anúbis podem lhe auxiliar a desvendar o que está escondido em você mesmo.
   ☾ Se você precisar de equilíbrio através da coragem, da força, da busca por encontrar o poder em si mesmo, Deuses da guerra como Athena, Marte, Freyja, Tyr, Thor podem lhe auxiliar.
   ☾ Se você é uma pessoa muito racional e fria, busque os Deuses do amor, dos sentimentos e dos prazeres e artes, como Freyja, Afrodite, Vênus, Bastet.

   Este casal de Deuses não precisa necessariamente ser do mesmo panteão, nem mesmo ser um casal na mitologia. Siga sua intuição e observe os sinais que os Deuses podem lhe enviar; alguns dedicados recebem sinais diferentes das deidades que tem interesse em guiá-las. Se isto ocorrer, medite com a deidade e pergunte a ela se ela tem interesse em guiá-lo durante sua dedicação.
   Pode ocorrer também de você desejar que alguma das suas deidades de culto, ou seja, Deuses que você já cultua, lhe guiem na dedicação. Não há problema nisso, desde que sejam deidades que você acredite que possam lhe completar e lhe auxiliar, e que eles confirmem através da meditação e dos sinais que desejam guiá-lo.
   Quando você houver encontrado deidades que o completem, medite com eles e pergunte se é do desejo de ambos lhe guiar e lhe auxiliar no processo de dedicação. Peça sinais - o recomendado são no mínimo três - claros e objetivos para estes Deuses, que lhe mostrem que eles realmente desejam ser seus Deuses guia.
   Caso você não identifique os sinais, ou receba uma resposta negativa, você pode pedir por mais sinais - que sejam mais claros e objetivos, para que você possa identificar facilmente -, ou procurar outra deidade para que seja seu Deus ou Deusa guia.
   Se você não souber identificar o que são sinais, leia mais sobre eles: Comunicando-se com os Deuses: Sinais!

   Vá traçando seu perfil enquanto observa os Deuses que acredite que possam lhe ajudar. A dedicação é um período onde haverão muitas mudanças, e você deve se esforçar para que possa cada vez mais melhorar e evoluir, enquanto conhece mais sobre os Deuses e também sobre si mesmo.
   Atravessar a dedicação não é fácil, e você perceberá isto facilmente; no entanto, o contato e o estudo com os Deuses nos mostra o que devemos mudar para que possamos ser verdadeiramente felizes, para que nos tornemos sacerdotes nos sentidos mais profundos desta palavra.
   Os seus Deuses guias serão aqueles com os quais você terá um maior contato, pois lhe auxiliarão em sua caminhada durante o tempo da dedicação. Mas você não precisa cultuar somente eles! Pode manter um culto a diferentes deidades, mas sempre lembrando de honrar e meditar com seus Deuses guias, pois serão eles quem lhe ajudarão a conhecer a si mesmo e aos diferentes significados de um sacerdócio.

   Após terminado o período de dedicação, você não precisa realizar seu sacerdócio com os Deuses que lhe guiaram. Eles serão seus guias apenas durante a dedicação; podem continuar sendo cultuados, se for de seu desejo, mas isto não é obrigatório.
   Você pode, sim, optar por iniciar-se dedicando seu sacerdócio para estes Deuses, mas é completamente opcional. Neste caso, recomendo que busque mais sobre os sacerdócios e como é feita a dedicação, ou seja, a consagração do sacerdócio para deidades.

A dedicar-me,
   Alannyë Daeris Aiodunn.

Um comentário:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.