segunda-feira, 25 de abril de 2022

Resenha: Sonhando com os Deuses, de Scott Cunningham

   Sinopse: Necessitamos de um período de descanso físico e mental, temos sono e dormimos. A conseqüência desse ato tão natural podem ser os sonhos, pois no momento do sono entramos em um estado alterado de consciência em que nossos deuses e deusas podem se aproximar mais facilmente de nós. Essa é a visão do autor, que ensina rituais projetados para solicitar sonhos a nossas divindades pessoais, além de analisar teorias sobre os sonhos e sua importância para os antigos egípcios, sumerianos, babilônios, gregos, romanos, havaianos e nativos americanos. O autor recupera a visão dos antigos povos politeístas, segundo os quais os sonhos são experiências espirituais em que conselhos ou avisos são recebidos das divindades, e, mais importante, mostra como fazer para que nossas divindades pessoais nos visitem nos sonhos, transformando o sono em um processo mais elevado, um momento sublime para entrar em contato com o sagrado.

Ficha Técnica


   Autor: Scott Cunningham
   Ano: 2002 (1 Ed. 1999)
   Editora: Gaia
   Páginas: 174

   Quem me acompanha há mais tempo já deve ter percebido que sou uma ávida leitora das obras de Scott Cunningham, e qual não foi minha surpresa quando ouvi falar pela primeira vez sobre esse livro de autoria dele somente no ano passado! Tratei de adquirir em um sebo - pois é uma edição antiga e pouco conhecida -, e foi aí que me surpreendi de fato: essa obra de 2002 veio até mim lacrada na embalagem original, sem nunca ter sido lida antes. Sincronicidade!
   Esse é um livro curto, porém não se engane: é elaborado na medida certa, sucinto de forma agradável, sem se prolongar demasiadamente num assunto que pode ser profundo e complexo, o que não impede que seja ensinado de maneira simples e objetiva - como Scott faz com maestria, em sua linguagem agradável e fácil de acompanhar mesmo para completos leigos no assunto em questão.
   Qualquer indivíduo que busque se familiarizar com os sonhos por um viés espiritual, compreender a percepção de culturas antigas em relação ao tema, estar a par dos diferentes sonhos que existem e como diferenciá-los entre si, identificar as mensagens pessoais ou divinas que podem estar sendo transmitidas durante a noite... Precisa ler essa obra, que oferece tudo isso e muito mais.
   Cunningham explica a diferença entre variados tipos de sonhos e projeção astral, como se preparar para um sono sagrado, o que é a mente consciente e subconsciente, fornecendo também práticas para que o conhecimento seja aplicado pelo leitor. Não se tratam apenas de rituais e feitiços, mas também de dicas e sugestões para que possa registrar as experiências oníricas, e tirar sentido e significado dessas mensagens noturnas, sejam elas originadas pelo inconsciente ou pelo Divino.
   O livro se encerra com um apêndice que apresenta tabelas de correspondências para auxiliar na elaboração de práticas mágicas e devocionais próprias de cada praticante, como é comum nas obras de Scott, sempre interessado em estimular a autonomia e originalidade de cada caminho, incluindo também técnicas naturais para a indução de sono, para aqueles que possuem dificuldades nesse processo. Uma obra exemplar com direções magníficas para o entendimento e a prática de magia dos sonhos.

A agradecer ao meu Ancestral da Arte mais estimado,
   Alannyë Daeris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.