Aine de Knockaine, a Deusa-Fada, é uma das deidades da mitologia céltica. Ela está relacionada ao verão, sendo muito cultuada durante o Midsummer, o festival do solstício de verão. Aine é soberana da alegria, luz, fertilidade, amor e prazer.
É uma das deusas do Tuatha de Dannann, filha ou esposa do deus do mar Mananann Mac Lir, por vezes sendo considerada uma das faces de Danu. Grian era considerada sua irmã, ou outra face de Aine, sendo Grian o sol durante o inverno, e Aine o sol do verão.
Sua relação com as fadas, conhecidas como Sidhe, é bastante forte. Na noite de solstício de verão, acreditava-se que Aine andava com sua comitiva por entre as florestas, e que indicava os portais para o mundo das fadas.
Uma das lendas sobre esta deusa é que caso você esteja perdido, precisa bater três vezes na madeira e ela lhe ajudará a encontrar o que precisa. É dito que foi a deusa-fada Aine quem impregnou nas flores e nas ervas seus aromas, e que queimar ervas tradicionais no Samhain ou no Litha é uma das formas de honrá-la.
Como uma deusa da fertilidade e do amor, Aine pode ser invocada para trazer fertilidade, poder feminino, busca de auto-confiança, prosperidade, e também para magia com as fadas. Em seus mitos, ela foi descrita como uma deusa que não permitia qualquer forma de violência, traição ou opressão, vingando-se de quem a ofendera ou a machucara. E para estes mesmos motivos, ela pode auxiliar quem a invoca.
Os símbolos de Aine são a natureza, principalmente. Animais sagrados de Aine são os cavalos de pelagem ruiva, o cisne e a lebre. Além disso, diversas ervas são sagradas para Aine, sendo algumas a artemísia, madressilva, azevinho, visco, teixo, trevos de três folhas, alho, hera. Harpas e instrumentos de bardos e druidas também eram considerados sagrados para Aine, pois ela era considerada uma das deusas que traziam inspiração para as cantigas e histórias dos bardos e druidas que contavam histórias e lendas. É uma deusa tríplice que traz amor em sua face donzela, fertilidade em sua face mãe e sabedoria em sua face anciã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.