sábado, 15 de fevereiro de 2020

Herbanário: Abacaxi - A Fruta dos Viajantes


Nome científico: Ananas comosus
Gênero: Masculino
Elemento: Fogo
Correspondência planetária: Sol
Usos mágicos: Fortuna, força, amizade, vigor, coragem, ganhos financeiros, boa sorte, hospitalidade, poder, vitalidade, confiança, sucesso, regeneração, auto-estima, viagens, magia solar, abundância, intuição, criatividade, sensualidade, poder psíquico, verão.

   Embora seja uma fruta muito apreciada aqui no Brasil - que é também a terra de origem dessa iguaria - o abacaxi não possui muito prestígio como ingrediente mágico. É uma pena, pois além de seu sabor incomparável, o abacaxi é dotado de um grande potencial energético para ser aproveitado na magia!
"O Abacaxi Dunmore",
construído em 1761 no
Parque Dulmore, na Escócia.
   É conhecido como "a fruta dos viajantes", pois o primeiro contato dos europeus com o abacaxi foi através das viagens de Cristóvão Colombo. O clima europeu não era adequado para o cultivo da fruta, portanto, era necessário importar de áreas tropicais, o que encarecia muito o preço e tornava acessível somente para pessoas bem-afortunadas. Dessa forma, o abacaxi adquiriu uma característica de prestígio, simbolizando riqueza e luxo.
   Foi só depois da popularização das estufas no século 19 que o cultivo do abacaxi se tornou possível em outros lugares e a fruta foi aos poucos perdendo seu status de fruta exótica e de luxo, ainda que a simbologia permaneça até hoje.
   No século 18, o abacaxi foi muito usado na arquitetura e decoração, na América e na Europa. Padrões de abacaxi podiam ser encontrados no interior e exterior de mansões, prédios governamentais e públicos e até igrejas, como símbolo de hospitalidade e riqueza.
   Para as pessoas do Novo Mundo (ou seja, os nativos aqui das Américas), o abacaxi era um símbolo de hospitalidade e amizade. Abacaxis eram pendurados próximos da entrada dos lares e ocas para perfumar o ambiente e para torná-lo convidativo para os visitantes. A fruta também era fermentada para criação de um vinho que era usado em rituais religiosos e comemorações.
   Algumas tribos nativas mexicanas usavam o abacaxi em cerimônias de honra ao deus Vizliputzli, que era um deus de guerra. Essa associação muito provavelmente se dá pela energia masculina muito forte que essa fruta emana; por possuir sabor forte e ácido, é como se refletisse um aspecto masculino agressivo em seu sabor. A aparência áspera e folhas serrilhadas também denotam sua energia de força, poder e masculinidade.
   Como boa parte das frutas tropicais, o abacaxi representa o verão, o calor e seu elemento é o fogo. O abacaxi ingerido se destaca pela sua propriedade de cura, portanto, é um ingrediente ideal para receitas destinadas à pessoas enfermas.

Usos Mágicos do Abacaxi


Coroa


Fonte.
   A coroa do abacaxi, repleta de folhas serrilhadas que machucam ao toque, é um ótimo material para proteção contra energias negativas - inveja, ganância, ciúmes. Pode ser usada inteira, ou as folhas podem ser acrescentadas em feitiços com recipientes para substituir os objetos pontiagudos.
   Quando plantada na terra, além da proteção, atrai prosperidade, crescimento e abundância para a casa. A coroa plantada vai brotar e se tornar um novo abacaxi em aproximadamente dois anos, expressando as energias de crescimento e renovação.
   As folhas da coroa podem ser secas para uso mágico, e acrescentam muito mais poder quando usadas para as propriedades mágicas citadas acima. Depois de secas, pode-se cortar em pedaços ou moer as folhas do abacaxi, e acrescentar em feitiços, queimar no caldeirão, adicionar em pós mágicos, fazer saquinhos mágicos e etc.
   Lembre-se que as folhas do abacaxi possuem uma alta concentração de bromélio, que pode irritar a pele. As folhas não são comestíveis e podem causar dor bucal severa.

Casca


   Como é uma casca muito resiliente e protetora, pode ser usada com muita efetividade para magias protetoras. A casca pode ser fervida para a criação de chás e banhos mágicos, e muitas ervas combinam perfeitamente com o chá de casca de abacaxi. Também é usada para criação de vinagre e vinho de abacaxi.
   Outra maneira de aproveitar a casca é deixando secar e depois fatiando em pequenos pedaços, que podem ser usados como ingredientes mágicos.

Elixir de Abacaxi para Cura


Você precisará de:
• Suco de um limão.
• Meia xícara de suco natural de abacaxi.
• Uma colher de sopa de mel.
• Uma colher de sopa de vinagre de maçã.

   Embora seja ideal para a cura de pessoas enfermas, esse elixir pode ser feito para qualquer uma das propriedades do abacaxi - preferencialmente que sejam equivalentes às propriedades do limão, como magia solar, trazer alegria, sucesso, amizade, criatividade, proteção e banimento de energias negativas. 
   Adicione todos os ingredientes em uma jarra ou garrafa e mexa em sentido horário, visualizando as energias de cura e de saúde se misture bem. Coloque no sol (se estiver nublado, não tem problema!) por alguns minutinhos para energizar o elixir, e está pronto. Acrescente algumas pedras de gelo e dê para a pessoa doente ingerir.

Feitiço de Proteção da Casa


Você precisará de:
• Uma casca de abacaxi (retire a polpa com antecedência).
• Uma turmalina negra previamente purificada e energizada.
• Ervas com propriedades protetoras, como salsinha, gengibre, canela, louro, lavanda, alecrim. 
• Papel e caneta preta.
• Uma vela preta.

   Em sua casa, certifique-se de que não será interrompido. Acenda a vela preta, pensando na proteção de seu lar. Pegue o papel e caneta e faça um desenho que represente sua casa. Desenhe livremente, sem a obrigação de ficar fidedigno. Dentro do desenho, escreva o nome das pessoas que moram na casa, incluindo o seu. Você pode acrescentar runas, símbolos e sigilos no papel conforme achar adequado.
   Dobre o papel três vezes, e derrame cera sobre o papel dobrado, em ambos os lados. O papel deve ficar selado com a cera de forma que não seja possível abrir, como se você protegesse sua casa e as pessoas que moram nela.
   Coloque o papel dentro do abacaxi, e sobre ele, a turmalina negra. Vá acrescentando as ervas aos poucos, invocando e visualizando as energias protetoras de cada uma delas. Quando a casca estiver recheada até o topo de ervas, pegue a vela e derrame a cera sobre as ervas, como se selasse o feitiço. Continue derramando o quanto achar apropriado, e se for possível, feche completamente a abertura com cera.
   Está pronto. Agora, vá ao seu jardim (ou a um lugar natural e florido), faça um buraco na terra e coloque o abacaxi dentro. Antes de cobrir com terra, visualize sua casa envolvida por uma casca forte e resiliente como a do abacaxi, e você tendo momentos felizes por virtude da proteção de sua casa.
 
• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A saborear,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.