quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Ritual Kemético de Ano Novo


   Inspirado em celebrações do Wep Ronpet (ano novo egípcio) e em ritos keméticos, criei esse ritual para o réveillon. Preferencialmente, inicie o ritual mais ou menos meia hora antes da virada de ano, mas pode ser feito depois da meia noite, desde que seja iniciado antes do nascer do sol! 
   Criei de forma que servisse para ser feito com várias pessoas, mas pode ser facilmente adaptado para a prática solitária, sem problema algum. De qualquer maneira, é imprescindível que a pessoa responsável pelo ritual (que organizará e conduzirá a celebração) leia todo o rito várias vezes antes e faça as adaptações necessárias para a realização do mesmo.
   Cópias podem ser impressas e usadas para ajudar na hora do ritual, principalmente se você pretende usar os mesmos encantamentos. Os encantamentos podem ser ditos por todos ou somente pelo celebrante; as tarefas, como a abertura do círculo e distribuição das bebidas, podem ser divididas entre os participantes conforme a preferência de seu grupo.
   Alguns termos egípcios (como "henu" e as posições em que são feitos) já foram citados em posts do blog, especialmente os dois últimos ritos keméticos que publiquei, para Thoth e Anubis.  Esse ritual pode ser adaptado para outros caminhos religiosos de paganismo ou tradições pessoais, e os encantamentos falados são apenas sugestões; não há necessidade de usar os termos egípcios caso isso não seja compatível com as crenças e práticas de todos os presentes.

Você precisará de:
• Sal grosso. Uma colher de sopa para praticantes solitários; três colheres de sopa para grupos.
• Folhas de louro. No mínimo uma por pessoa.
• Alecrim. Um punhado por pessoa.
• Sino, chocalho, algo que faça barulho. O instrumento ideal é o sistro.
• Incenso de sua preferência. Recomendo alecrim ou lavanda.
• Caldeirão ou um recipiente que possa ser usado para queimar coisas, devidamente purificado e consagrado para uso mágico.
• Uma tigela purificada e consagrada.
• Uma vela prateada ou branca.
• Uma vela pessoal para cada participante. A cor pode ter a ver com sua intenção para o ano novo.
• Água gelada. 600ml são o suficiente.
• Uma bebida de escolha pessoal. Espumantes e vinhos são bem apropriados mas não há necessidade de ser alcoólico. Deve ser suficiente para servir um copo por pessoa.
• Um alimento para ser dividido em uma fatia por participante, podendo ser uma porção de algo que cada um goste de comer. Bolos de frutas e comidas típicas do ano novo são bem apropriadas.
• Álcool, preferencialmente de cereais, para o caldeirão.
• Canetas ou canetinhas.

   Limpe fisicamente o espaço onde o ritual será feito, varrendo o chão ou retirando folhas e sujeiras. Todos os participantes devem tomar um banho higiênico e colocar roupas limpas.
   Coloque sal grosso na tigela, e abençoe:

Os Netjeru abençoam nosso natron
Pois nosso natron é o natron dos Netjeru
Que o natron dos Netjeru nos purifique
Como são puros os Netjeru!

   Coloque água na tigela e misture. Abençoe:

Os Netjeru abençoam nossa água
Como abençoam nosso natron
Quem se banha no natron dos Netjeru
Puro está.

   Respingue essa água com sal em todos os presentes, falando "Você é puro" ao aspergir o natron por completo em torno da pessoa, visualizando as impurezas espirituais dela sendo expelidas. Se estiver sozinho, fale "Eu sou puro" ao se purificar.
   Respingue o natron sobre o espaço do ritual, falando:

Que esse espaço sagrado
Esteja puro e apropriado
Para celebração do ano passado
E comemoração do ano vindouro

   Acenda a vela e a partir do fogo da vela, acenda o incenso. Faça o henu de oferenda (ajoelhe-se e estenda parcialmente os braços com as palmas viradas para cima) e fale:

Esse é nosso Olho de Heru para o Uno e o Duo
Dua Netjer!
Um ciclo termina e outro se inicia
O fogo primordial encerra uma fase
E o aroma místico leva nossas intenções além do tempo
Estamos em festa em nosso templo!

   Abençoe todos os participantes com o incenso. Depois, ande três vezes em sentido horário em volta do espaço do ritual, abrindo o círculo mágico. Fale:

Anet hrak Tuameutev, quadrante ar do leste
Anet hrak Amset, quadrante fogo do sul
Anet hrak Qebsenuv, quadrante água do oeste
Anet hrak Hapi, quadrante terra do norte

   Faça o henu de adoração e fale:

Anet hrak Netjer,
Recebemos os deuses e entidades guardiãos
De cada presente em união
Iiu em hotep!

   Faça o henu de adoração e em seguida o de reverência. Toque o sino três vezes para iniciar oficialmente o ritual. Todos os presentes podem acender suas velas pessoais na chama da vela do ritual.
   Preparação dos alimentos; devem ser cortados e/ou servidos a todos os participantes. Quando todos estiverem com seu alimento em mãos, devem segurá-lo na posição do henu de oferenda, enquanto o imbuem com as energias do ano que passou. Para fazer isso, cada um deve refletir sobre os acontecimentos do ano, considerando o que se ganhou e aprendeu, e ser grato por tudo que há em sua vida.
   Caso queiram, cada um pode ofertar esse alimento para entidades ou deuses de culto pessoal. Com as mãos ainda na posição do henu de oferenda, falem antes de ingerir:

Hotep Netjer em shabu en emenet her iabyt.

(Que os Deuses se satisfaçam com as oferendas para a esquerda e para a direita)

   Em seguida, os alimentos devem ser comidos com a intenção de agradecer e aceitar de bom grado as dádivas do ano e dos deuses, e principalmente as experiências tidas até então.

   Toque o sino ou chocalho.

   Cada participante escreve em uma folha de louro algo que deseja deixar no ano passado. Deve ser algo pessoal e não envolver outras pessoas; pode ser um sentimento, como ansiedade ou medo, pode ser um hábito ruim, pensamentos negativos, atitudes, enfim. Escreva o que é ou desenhe um símbolo que represente.
   Todas as folhas devem ser acrescentadas ao caldeirão e ateadas fogo, enquanto os participantes mentalizam o banimento dessas coisas. Pode-se colocar algumas folhas de louro a mais que não tenham nada escrito para potencializar.
   Durante a queima, fale:

Dua, Netjer
Puros estamos e mais ainda ficamos
O fogo queima os atos indesejados.

   Toque o sino.

   Preparação das bebidas; devem ser servidas a todos os participantes. Quando todos estiverem com suas bebidas em mãos, devem imbuir sua bebida com energias de esperança e desejos para o ano novo. 
   Um pedido deve ser o principal e mais importante, e será a intenção mais forte para o ano inteiro. Outras metas podem ser acrescidas, mas escolha somente uma intenção para ser mais relevante. 
   Quando todos estiverem prontos, faça o henu de oferenda enquanto fala:

Esse é nosso Olho de Heru para o novo ano
Que os Netjer nos abençoem em nossos caminhos
Vocês, que o Todo entendem
Nos auxiliem em nossos anseios
Em nome da reversão de oferendas, brindamos
Feliz ano novo!

   Todos devem beber até o fim de seus copos, de maneira prazerosa. 

   Toque o sino.

   Sirva água gelada em uma taça e verta ao chão, fazendo uma libação as entidades presentes. Fale:

Receba(m) esse Olho de Heru líquido
Água fresca e revigorante a fluir no santuário
Que sacie sua sede e alegre seu espírito
Oferto em adoração o fluido sagrado

   Dê um punhado de alecrim para cada presente. Quando todos estiverem com o alecrim em mãos, devem imbuí-lo com a intenção principal para o ano novo, a mesma de antes. Resuma esse desejo de maneira que seja simples mas recomendo deixar para o universo que defina os detalhes e pormenores; evite pedir por coisas materiais ou supérfluas, pois a energia do ano novo tem muito poder, e essa intenção lhe acompanhará por todo o decorrer do ano! 
   Quando todos tiverem mentalizado a intenção, tendo se concentrado muito em seus desejos, acrescentem o alecrim ao fogo do caldeirão, falando:

Alecrim, alecrim sagrado
Torne real o intento depositado
Começamos o ano de espírito renovado
Esse é o ano dos objetivos realizados!

   Faça o henu de adoração enquanto o alecrim queima. Observem o fogo enquanto visualizam seus objetivos acontecendo em suas vidas. Podem dançar em volta da fogueira, cantar ou celebrarem como quiserem até que tudo queime por inteiro.
   
   Quando só sobrarem cinzas, fiquem em silêncio e apreciem a natureza ao seu redor, olhem o céu com o coração aberto e receptivo. Mesmo que seja um ritual em casa, sintam o ar entrando em seus pulmões, o coração bombeando seu sangue, os elementos, a sensação de estar vivo e ser parte do todo.
   Agradecimentos, hinos, oferendas e orações podem ser feitas. Quando for a hora de encerrar, toque o sino várias vezes, enquanto todos visualizam a energia sendo enviada ao universo.

   Agradeça aos elementos e entidades presentes no ritual. Faça o henu de adoração e reverência, e toque o sino três vezes para encerrar o rito. Ande em círculo no sentido anti-horário três vezes com o incenso em mãos, para fechar o círculo. Abane o ar como se "varresse" os rastros energéticos do ritual, e está feito.

A fazer preparações com saudades no coração,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.