quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Grande Rito de Anúbis para Purificação

Mortalha do Período Ptolomaico Tardio, ou Período Romano. Parte do acervo da Glencairn’s Ancient Egypt Gallery. Imagem editada pela autora.
   Anúbis é o Senhor dos Mistérios e seu portfólio é bastante abrangente. Uma de suas mais fortes atribuições é a purificação, e este simples ritual tem o objetivo de purificar a você e seu altar.
   Caso queira, você pode modificá-lo para o culto ao deus-chacal, ou utilizá-lo como um rito de abertura para festivais ou outros ritos mais complexos. Adapte os encantamentos de acordo com sua necessidade e/ou gosto. Não é um ritual histórico, porém tem base nos ritos clássicos egípcios dos quais se tem conhecimento, e é similar aos ritos de Kemetismo moderno.
   Não há necessidade de saber o ritual de cor. Você ler os encantamentos em voz alta durante o rito, mas leia atentamente o ritual várias vezes antes de botar em prática.

Você vai precisar de:


Dica de imagem para imprimir e usar.
 Encontrada na capela norte do
Templo de Hathor e Maat em
Thebas.
• Duas tigelas purificadas e consagradas.
• Sal grosso. O ideal é o Sal Kosher. Se não for possível, use sal marinho e/ou não-iodado. Evite usar sal de cozinha.
• Incenso natural e/ou óleo essencial de Olíbano, Cipreste, Cedro ou Mirra para aromatizador. Use os incensos de vareta somente em último caso.
• Duas oferendas: uma de comida para ser feita no início, e uma de bebida para ser feita no final. Outras oferendas podem ser feitas, mas essas duas são essenciais. Se estiver em dúvida, você pode ofertar café, cervejas fortes, água gelada, vinho, chocolate quente, licores fortes ou rum; oferendas alimentícias podem ser pão, chocolate, carnes, ou comidas apimentadas e de sabor marcante em geral.
• Uma vela, preferencialmente preta, dourada ou branca. Você pode untá-la com o óleo essencial ou perfume se quiser.
• Uma pena ou uma estátua da deusa Ma'at.
• Uma fita ou um pedaço retangular de tecido vermelho.
• Estátua ou representação visual de Anúbis. Pode ser uma imagem impressa, mas nesse caso recomendo colocar em um porta-retrato. Pequenas estátuas ou bibelôs de cães pretos servem também, desde que o objeto seja purificado antes do ritual.
• Um pedaço de tecido branco. Não precisa ser grande, mas precisa estar limpo. Linho ou tecidos não-sintéticos são o ideal.
• Uma vassoura. Preferencialmente consagrada somente para fins ritualísticos, mas se não for possível, higienize a vassoura que você tiver antes de utilizar.
• Óleo essencial, perfume ou colônia.
• Um instrumento musical (opcional). Sistro é o instrumento ideal.

☽❍☾

   Antes de começar o ritual, certifique-se de que o espaço onde você o realizará está limpo fisicamente. Se for em casa, varra o chão e passe um pano com água e sal grosso. Se for ao ar livre, retire folhas ou sujeiras em geral, e respingue água com sal com suas próprias mãos.
   Coloque um pouco de sal grosso na tigela. Abençoe seu sal com as seguintes palavras:

"Os Netjeru¹ abençoam meu natron²;
Pois o meu natron é o natron dos Netjeru.
Que o natron dos Netjeru me purifique
Como são purificados os Netjeru."

¹: Netjeru siginfica "Deuses" em egípcio antigo. Você pode substituir por "deuses".
²: Natron era uma mistura de sal coletada no Egito antigo muito utilizada em rituais, e é associado a purificação. Também era utilizado nas mumificações, que eram de responsabilidade de Anúbis.


   Acrescente água na tigela, abençoando-a também, com as seguintes palavras:

"Os Netjeru abençoam minha água,
Assim como abençoam meu natron.
Aquele que se banha no natron dos Netjeru
Puro está."

   Tome seu banho higiênico, mentalizando suas impurezas físicas sendo levadas pela água do chuveiro caindo em seu corpo; higienize todos os seus orifícios. Quando estiver completamente limpo, lave suas mãos, rosto e boca com a água salinizada da tigela que você preparou. Faça um breve bochecho com esta água, mas não engula. Você pode derramar o resto da água em sua cabeça, visualizando-se completamente limpo e purificado.
   Coloque uma roupa limpa (que você não tenha usado desde a última vez que lavou). Não use roupas que não estejam perfeitamente limpas! É preferível não utilizar roupas em vez de usar algo que não esteja limpo. A cor não importa muito, mas branco é preferível.
"Henu", uma das formas de reverência.
Essa é conhecida como o Henu de
adoração.

   Nesse momento, você pode preparar oferendas, ou organizar seu altar. As tigelas que você utilizou anteriormente podem ser lavadas agora para reutilização no ritual. 
   Evite se distrair, pois você está purificado e pronto para iniciar o ritual, e deve se manter focado. Você pode purificar o ambiente com um incenso, e/ou meditar um pouco.
   Quando estiver tudo pronto para começar, apoie-se em um joelho e faça uma reverência como a imagem de Anúbis ao lado. Ainda ajoelhado, recite o encantamento abaixo. Recite apenas a versão em egípcio ou em português, não ambas!

Iiu em Hotep, Yinepu, Imi-ut
 Venha em paz, Anúbis, Aquele Envolto em Bandagens
Iiu em Hotep, Yinepu, neb ta-djeser
 Venha em paz, Anúbis, Senhor da Terra Sagrada
Iiu em Hotep, Yinepu, tepy dju-ef
 Venha em paz, Anúbis, Aquele Sobre Sua Montanha
Iiu em Hotep, Yinepu, hery-seshta
 Venha em paz, Anúbis, Aquele Sobre os Mistérios

   Unja sua testa com um perfume, óleo essencial ou colônia, e diga:

"Yinepu, aqui estou
Me purifiquei com o natron dos Netjeru
Agora sou purificado em Tua magnificência
E abençoado por Tua fragrância.
Guardião, sagrado Guardião
Afaste deste templo tudo que venha em mal
E que tremam ao se aperceberem de minha pureza
Pois minha pureza é a pureza de Yinepu
E a pureza de Yinepu é a minha pureza.
Eu venho para cumprir meu ofício,
Pois meu coração é dos Netjeru
E a porta do meu templo está aberta
Para a honra de Yinepu."
   
   O ritual está iniciado oficialmente. Caso seu altar fique guardado ou coberto, você pode abri-lo ou descobri-lo agora. Acenda a vela de Yinepu, e diga:

"Venha, venha em paz, abençoado Yinepu!
O Olho de Heru brilha forte e renovado
E ateia fogo em tudo indesejado
Me renove em Tua luz,
E me purifique em Tua paz."

   Acenda o incenso com a vela, e diga:

"Eu clamo por Ti, Chacal Negro
Eu te saúdo com o aroma
Eu sou puro, eu sou puro
Pois eu me purifiquei perante o Olho de Heru
Para clamar por Ti, Ó Yinepu
Yinepu é puro, eu sou puro.
O fogo está posto, o fogo brilha
E leva meu perfume aos Netjeru
Que meu aroma te apeteça, Ó Yinepu."

   Apresente a oferenda de alimento, agora fazendo o henu de oferenda: estenda os braços para frente, com as palmas das suas mãos viradas para o teto.

"Aqui estou, Ó Yinepu
E aqui ofereço de coração
Tu, que Conhece os Mistérios,
Desvenda os meus, Chacal
Tira o peso do meu coração
E purifica meu ser."

   Encha a tigela com água. Levante-a acima de sua cabeça, enquanto fala:

"Eu ofereço a água primordial,
Para afluir em Teu santuário
E irrigar Tuas bênçãos
Ó Abençoado Yinepu."

   Acrescente o sal e misture. Diga:

"A água primordial que abençoa
Agora é a água que purifica
Teu templo é puro
Yinepu é puro
Eu sou puro."

   Molhe suas mãos na tigela, e respingue em seu altar e em volta de você, enquanto fala:

"Eu me aproximo de Ti
E trago as águas da regeneração
Eu asperjo a água da purificação
Livrando meu santuário das impurezas
Meu templo é puro
Teu templo é puro."

   Deixe a tigela de lado. Ajoelhe-se em frente do altar, levando sua cabeça e braços até o chão brevemente. Após essa reverência, diga:

"Reverência a Ti, Yinepu
Aquele que Julga os Corações
Eu me coloco ao chão em admiração
Aceite minha veneração sincera
Pois estou livre de impurezas
E abençoado por Ti, não tenho fraquezas."

   Faça o Henu novamente, e diga:

"Abridor de Caminhos,
Aquele Sobre a Montanha,
O Embalsamador,
O Grande Chacal,
Aquele que Habita as Câmaras dos Embalsamados,
O Envolto em Bandagens,
Eu te saúdo."

   Agora, você deve oferecer a pena ou a estátua de Ma'at. Essa é uma parte importante na ritualística egípcia, e deve ser realizada mesmo que você não participe do culto a esta divindade. Faça o henu de oferenda (braços estendidos para frente, com as palmas das mãos viradas para o teto) novamente, e diga:

"Eu me apresento a Ti,
E minhas mãos estão unidas sob Ma'at.
Ela está com você, pois Ela está em tudo
Eu sou provido com Ma'at,
Eu me movo em Ma'at,
Eu respiro em Ma'at,
Ma'at preenche meu corpo
Ma'at está em mim,
Ma'at está em Ti.
Eu ofereço Ma'at a Ti,
Em cântico ao Teu Ka,
Toda mentira é abolida."

   Se você tiver algum instrumento musical em mãos, toque-o. Você também pode cantar, cantarolar, bater palmas, ou tocar sinos. É um momento para música e dança. Oferte a Anúbis, sinta sua energia. Dance em volta do seu altar, celebre com a energia de Anúbis. 
   Quando sentir que é o momento de parar, abrace a estátua de Anúbis (ou sua representação), e enrole a fita vermelha em volta de seu pescoço. Diga:

"Tua beleza Te pertence, Chacal
Esteja adornado com Teu manto
E protegido de todos os Teus inimigos
Yinepu é Grande
Grande é meu amor por Yinepu
O Olho de Heru ascende, e Te protege
Ele protege Yinepu, ele guarda Yinepu
Ele faz Yinepu ascender e prosperar
O poder de Yinepu é o poder dobrado
O Olho de Heru a Ti foi dado
E Tua sagrada visão vai além do Duat¹."

¹:Duat é o nome dado ao submundo egípcio.

   Agora, prepare uma libação. Libação é o ato de oferecer líquidos aos deuses; verta água gelada na tigela vazia, e respingue na estátua ou imagem de Anúbis quatro vezes. Diga:

"Receba essa libação, Ó Yinepu
Eu trago a Ti água revigorante e fresca 
Bálsamo ao Embalsamador!"

   Umedeça o tecido branco na tigela com água, e lave a estátua. Se você estiver utilizando uma folha, toque de leve com o pano úmido, para não encharcar o papel. Ao terminar, passe o incenso em volta da estátua, dizendo:

"Puro, puro é Yinepu
Eu Te ofereço o aroma do Olho de Heru
O aroma do Olho de Heru inebria a Ti
Puro, puro é Yinepu
A Tua pureza é a pureza do Olho de Heru
A pureza do Olho de Heru é a Tua pureza
A pureza dos Netjeru é a Tua pureza
Yinepu é puro
É puro Yinepu
Puro é Yinepu
Yinepu é puro!"

   Unja a testa da estátua ou representação com o óleo, perfume ou colônia. Diga:

"Que este óleo em Tua testa Te alegre, Yinepu
Ó Abridor dos Caminhos
Eu Te preencho com o Olho de Heru,
Com esse óleo sagrado
Que ele renove Tuas forças, e Te adorne em nome de Wadjet
Que este aroma Te agrade
E que o Olho de Heru que é Sekhmet queime Teus inimigos
Abra os caminhos de Ra contra o mal."

   Faça a oferenda líquida, e se tiver outras oferendas, pode fazê-las agora também. Coloque junto da oferenda alimentícia feita anteriormente, e faça mais uma vez o henu de oferenda. Diga:

"Receba essa bebida, Yinepu
E prove o quanto ela é saborosa
Eu venho até Ti, Juiz dos Corações
Que essa bebida delicie Teu coração
E junto do alimento que oferto
Que seu Ka seja saciado através desse Olho de Heru
Receba essas oferendas, e que elas satisfaçam Teu coração a cada dia
Elevando as oferendas de Yinepu
Elevando provisões para Teu espírito
Teu pão pertence a Ti, Yinepu
Eu sou puro
Conceda a mim uma vida plena
Yinepu é puro!"

   Faça o henu de adoração mais uma vez, e saúde a Yinepu da forma como desejar. Você pode tocar um instrumento, ou um sino, antes e/ou durante o encantamento a seguir.

"Reverência a Ti, Yinepu
Senhor das Tumbas, Senhor das Chaves
Saudações a Ti, Que guarda Aset e Nepthys,
O Netjeru que guarda os mundos visíveis e invisíveis
Tu é Aquele que se estende a ambos
Yinepu é Grande!"

   Nesse momento, você pode entoar hinos em homenagem a Anúbis, ler textos ou poemas que enalteçam o deus, ou atividades similares em honra a Ele. Também é recomendado fazer uma oração, ou meditar. Se você tem algo para conversar ou pedir a Anúbis, é a hora de abrir seu coração. 
   Ao terminar, você pode consumir as oferendas. Caso queira, você pode falar logo antes de ingerir:

"Ó Guardião dos Portais
Heru volta ao seu Olho em nome da Reversão de Oferendas
Eu vim performar esse rito em Tua honra
E Tua honra abençoa a mim
Que essas oferendas tragam prosperidade
Assim como o Olho de Heru prospera eternamente em Ti."

   O ritual está chegando ao fim. Você pode fazer algum agradecimento se quiser. Ao sentir que é a hora, fique de frente para o altar e ande para trás, enquanto varre o chão. Não há necessidade de tocar o solo com a vassoura, pois é uma limpeza ritualística, como se você apagasse suas pegadas. Diga:

"Todo o alvoroço acaba aqui,
E todos os Netjeru estão em harmonia.
Eu dei a Yinepu o Olho de Heru
E nenhum mal entrará nesse templo
Meus inimigos recuam perante Tua presença
Teus inimigos recuam perante Tua presença
Yinepu é Grande
Grande é Yinepu
Meu amor por Yinepu é grande
Saudações do mais sincero amor
Em hotep, Yinepu."


Esse rito foi criado por mim e inspirado nesse ritual.

𓀃𓀊𓃣
   Alannyë Daeris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.