segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Magia com Rolhas

Imagem via Shutterstock. Editada pela autora.
   Muitos objetos do nosso cotidiano podem parecer simples e descartáveis, mas com criatividade é possível torná-los úteis magicamente. Esse é o caso das rolhas de vinho, que podem ter várias utilidades em um contexto pagão, mas são pouco valorizadas. 
   Começando pelas simbologias, o vinho, como derivado das uvas, tem suas atribuições mágicas correlacionadas. Uvas são associadas à fertilidade, colheita e abundância. Muitas divindades possuem ligação com uvas e vinho, como Dionísio, Hathor e Odin. Já o vinho por si só possui as correspondências de amizade, partilha e perder inibições pessoais.
   A cortiça com a qual as rolhas são feitas é um material natural, retirado de uma árvore - a Sobreira (Quercus suber). A sobreira é uma árvore com fortes propriedades de proteção, sendo a última árvore a entrar em combustão em incêndios florestais, pois nela há pouquíssima condutividade para calor, som e vibração. Também é muito ligada à regeneração, uma vez que sua casca exterior é retirada a cada nove ou dez anos (essa casca é a cortiça que compõe as rolhas), e cresce novamente. Além de proteção e regeneração, possui atributos mágicos de resistência, renovação, vivacidade, imunidade e blindagem. Portanto, rolhas de cortiça podem ser usadas em rituais e feitiços para todas essas finalidades. 

   • Decoração

   Rolhas são muito empregadas em artesanatos e decorações, e da mesma forma, podem servir para criar decorações para seu altar, ou para deixar seu lar com um pouco mais de magia. Você pode colar várias rolhas lado a lado para fazer um pentagrama - ou outros símbolos de sua preferência - e pendurá-lo na porta ou fixá-lo em uma moldura. Ou, pode desenhar runas e símbolos em rolhas cortadas em fatias menores, e amarrá-las em um cordão para pendurar, como um móbile.
   Se você tem muitas rolhas em casa e não sabe o que fazer com elas, que tal criar uma vasilha rústica para oferendas para seu altar, como a da imagem ao lado? Basta uni-las com cola quente, começando por um círculo que servirá de base. 
   Outra alternativa um pouco mais mágica é escrever seus pedidos em rolhas e colocá-las em um vaso decorativo de vidro na sua sala ou quarto. Energize o vaso de vez em quando, podendo adicionar ocasionalmente algumas pedras purificadas e energizadas para auxiliar a alcançar seus pedidos. 
   
   • Runas e oráculos
  
Conjunto de Runas Nórdicas
confeccionadas em cortiça.
Fonte
   Para criar seu próprio conjunto de runas nórdicas, você pode cortar várias rolhas em círculos menores e pintá-las. Nas Eddas, é dito que Odin conseguia sobreviver apenas de vinho, indicando além de outras coisas, o apreço da divindade pela bebida; portanto, rolhas de vinhos podem ser um material interessante para a fabricação de runas.
   Outros oráculos também podem ser confeccionados com esse material de fácil acesso e manuseio, como Runas da Bruxa e o Ogham.

   • Feitiços

   Por serem de origem natural (lembre-se que existem rolhas de cortiça sintéticas!), rolhas podem ser enterradas sem maiores preocupações. Da mesma forma, podem compor feitiços nos quais você escreve seu pedido na cortiça, picota e sopra ao vento. 
   Você pode confeccionar amuletos ou talismãs protetores - ou para qualquer outra finalidade que desejar - com rolhas, cortando uma fatia e furando-a com uma agulha grossa ou garfo, e amarrando um cordão através dela. Em seguida, desenhe símbolos ou runas relacionadas para potencializar sua magia.
   Rolhas são usadas para conter líquidos dentro de garrafas, e por esse motivo, podem ser usadas em feitiços de contenção, como o descrito logo abaixo. Nesse caso, estruture seu feitiço para que você contenha aquilo indesejado dentro de uma garrafa simbolicamente, de maneira que seja selado para longe de sua vida.
   Se você usa muitos símbolos, runas ou desenhos mágicos em seus feitiços ou para decorar seu livro das sombras, use as rolhas para criar carimbos. 

Feitiço de Abundância¹ 


   Esse simples feitiço precisa apenas de uma rolha, uma tesoura e uma vela, de preferência dourada ou verde. Se você possui óleos para fortuna ou dinheiro, unte a vela com eles.
   Acenda a vela, e segurando-a em sua mão, visualize-se andando por um vinhedo repleto de uvas, com parreiras grandes e vistosas. Você vê incontáveis cachos de uva, pendurados acima de sua cabeça. Colete os cachos de uvas conforme anda por esse lindo parreiral, visualizando essa abundância sendo depositada em sua rolha. 
   Quando sentir que "coletou" o suficiente, pegue a tesoura e picote a rolha em pedaços bem pequenos, visualizando o tipo de abundância que você deseja se espalhando em sua vida. Caso queira potencializar um pouco mais o feitiço, adicione algumas ervas que correspondam com seu objetivo (como canela em pó, se você quer abundância financeira) junto dos pedaços de cortiça.
   Assim que a vela queimar por completo, espalhe os farelos nos locais que simbolizem a abundância que você precisa. No caso da abundância de dinheiro, espalhe em sua carteira, na porta de sua casa, ou em seu jardim. Você também pode soprar ao vento, pedindo a ele que traga a abundância para você.

Feitiço de Contenção


   Você precisará de uma garrafa pequena e uma rolha que possa selá-la, uma vela preta, sal grosso, louro e pimenta preta, papel e caneta. Esse feitiço serve para cessar a influência de alguém em sua vida e/ou para lhe ajudar a conter um mau hábito do qual deseja se livrar (não necessariamente seu! Pode ser uma atitude alheia). 
   Escreva no papel o nome da pessoa e/ou a atitude indesejável, enquanto foca no porquê dessa pessoa ou hábito deverem ser contidos. Enrole bem e coloque dentro da garrafa. Preencha o fundo (cobrindo 1/4 da garrafa aproximadamente) com o sal grosso, na intenção de purificar essa pessoa/atitude. 
   Em seguida, preencha a garrafa com o louro e a pimenta preta, deixando um espaço no topo para outra camada de sal. Você pode acrescentar flores de lavanda, ou as cinzas de incensos de lavanda, caso sua garrafa seja grande e precise de muito louro e pimenta para encher. Por fim, acrescente sal até o gargalo, equivalendo a 1/4 da garrafa. Enquanto acrescenta o sal, visualize seu problema sendo selado e neutralizado.
   Pegue a rolha, e visualize-a sendo uma barreira impenetrável, contendo tudo aquilo que você escreveu no papel e impedindo que lhe afete ou atinja. Coloque muita intenção na rolha, e sele a garrafa. Acenda a vela e sele a garrafa com a cera. Conforme você pinga a cera na rolha, visualize seu problema não lhe afetando mais, se imagine feliz. Quando sentir que já depositou camadas o suficiente de cera sobre a rolha, coloque a vela para terminar de queimar em cima da garrafa. 
   Ao queimar por completo, leve a garrafa para um local afastado, longe dos lugares onde você costuma frequentar, e enterre-a bem escondida.

Algumas referências do livro "365 Days of Hoodoo: Daily Rootwork, Mojo & Conjuration", de Stephanie Rose Bird.
¹ Feitiço de Abundância e Feitiço de Contenção traduzidos e adaptados daqui.

A confeccionar,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

  1. Eu ouvi uma voz masculina dizendo para eu colocar ROLHAS em baixo do meu colchão, ai achei que fosse meu amigo que tinha me falado, perguntei ele quantos dias devo tirar e ele respondeu kkkk você esta doida eu não te falei isso não ( vim parar aqui procurando no google o que SIGINIFICAR ou para quer servi ROLHAS embaixo do COLCHÃO ) ? então pessoas para quer servi colocar ROLHAS em baixo do COLHÃO ? ( Eu estava com 5 amigas e um amigo fazendo um churrasco e todos ali conversando sobre PROSPERIDADES quando ouvir a voz masculina mamando colocar as ROLHAS em baixo do COLHÃO )

    ResponderExcluir
  2. Eu nao dei moral na epoca mas uma ex namorada Escreveu nossas iniciais numa rolha apos um momento especial... e desenhou um homem uma mulher e uma criança...

    Mas o que significa?(encontrei debaixo do banco do meu carro)

    (Detalhe algum tempo depois tivemos uma filha)!

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.