quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Contas de Oração - "Prayer Beads" ou Rosários

Fonte. Editada pela autora.
Afresco grego de 1600 a.C.
Fonte.
   Contas de oração, ou rosários, são objetos para auxiliar no foco durante meditações e orações. São mais conhecidas por seu uso por fiéis do catolicismo, mas a prática de confeccionar rosários já era atribuída aos egípcios em meados de 3200 a.C, e demonstrada no afresco grego datado de 1600 a.C da imagem ao lado, e existiu em grande parte das religiões pagãs.
   Conhecidas como "prayer beads" em inglês, a palavra "bead" deriva do anglo-saxão antigo "bede", que significa "oração". Elas dão um senso de direção e estrutura durante as orações, ajudando a evitar distrações e criando um ritmo próprio, que facilita a concentração. Rosários também absorvem as emoções e sentimentos durante as orações, se tornando objetos imbuídos de poder por si só.

Ideias para Contas de Oração


    
Fonte.
   A quantidade total de miçangas, e seu padrão de distribuição, variam muito de acordo com o gosto pessoal. As cores, por sua vez, costumam ter a ver com o motivo ou propósito do rosário. Você pode optar por um rosário simétrico, com um número par de contas, ou assimétrico; também existem rosários abertos, compostos por uma corda única, ou fechados, que compõem um círculo.
   Contas de oração podem ser feitas para diversas finalidades, como por exemplo, para honrar os elementos e utilizá-la na hora de invocá-los em rituais, ou para atrair coisas que gostaria para sua vida - que é o exemplo do rosário da imagem rosário, com a temática de amor próprio, confeccionado com contas de quartzo rosa e rodocrosita, que por sua vez são ótimas pedras para aumentar a auto-estima.
   Uma prática comum é criar contas de oração para o culto de divindades, utilizando miçangas de cores relacionadas com o deus ou deusa em questão, e pingentes de simbolismo relacionado.
    Da mesma forma, você pode incorporar outros simbolismos que tenham a ver com suas crenças, como incluir as sete cores dos chakras em seu rosário, os doze signos do zodíaco, ou três contas grandes representando as fases da lua. Se você celebra festivais sazonais, como os sabbaths ou blóts, pode incluir uma conta para cada uma dessas datas, e/ou para as quatro estações do ano.
Exemplo de rosário nórdico.
Fonte.
   O número 9 é muito frequente na mitologia nórdica - as Eddas contam que existem 9 mundos conectados pela Árvore da Vida, Odin ficou pendurado na Yggdrasil por 9 noites, Heimdall possui 9 mães, e o símbolo Valknut são três triângulos entrelaçados, formando 9 pontos. Juntamente com o número 3, também recorrente nessa mitologia, são sugestões para a quantidade de contas e sua organização no rosário. As 24 runas do alfabeto futhark, como demonstrado na imagem, também são uma adição interessante as contas de oração nórdicas.
   Rosários célticos podem incluir uma conta para cada letra do ogham (que podem ser desenhadas por você em miçangas de madeira), símbolos druídicos como o triskelion. Contas de madeira seriam as mais indicadas, como é o exemplo do rosário druídico abaixo.
Contas de oração entalhadas com o
Ogham em madeira. Fonte.
   Diferentes materiais podem ser utilizados, existindo uma imensa variedade de miçangas, contas e pingentes em lojas de artesanato. Escolher os materiais mais apropriados pode intensificar ainda mais o poder de suas contas de oração.
   Lojas de pedras preciosas costumam vender colares de cascalho de pedras naturais por um preço baixo, cujos quais você pode reaproveitar para fazer suas contas de oração (ou comprar os cascalhos já furados, caso encontre para vender avulsos).
   Ao comprar, peça para tocar nas miçangas, para sentir se elas ficarão confortáveis em suas mãos durante suas orações; a última coisa que você quer é um rosário desconfortável que irá lhe desconcentrar! O tamanho e a textura também devem ser agradáveis para você. Recomendo cordão encerado ou arame para a estrutura das suas contas da oração. Evite fios de náilon, que costumam secar e quebrar depois de um tempo.
   O pingente decorativo acrescentado no final do rosário costuma representar a finalidade ou motivo do rosário por si só. Alguns exemplos e dicas de pingentes para rosários:

Contas de oração compostas por uma corda
única podem ter dois pingentes, como é o
caso do exemplo acima, representando
tanto o sol quanto a lua.
Fonte.
• Um rosário para o elemento água (ou divindade relacionada, como Afrodite) pode ter uma concha amarrada no final
• Se for de temática egípcia, que tal uma Ankh?
• Caso não tenha uma temática decidida, o pentagrama é sempre um ótimo símbolo de bruxaria
• Penas naturais ou coloridas (que podem representar o ar, dentre outras simbologias)
• Um filtro dos sonhos pequeno
• Pingente de árvore, folha, algo relacionado à natureza
• Algum material que você possa colocar seu próprio símbolo ou sigilo, como uma rolha!

   Se você possuir rosários católicos que estão guardados há muito tempo sem finalidade, considere retirar os símbolos, contas e medalhas que tenham relação com a religião católica, e substituir por outros que tenham a ver com suas crenças. Para não ser desrespeitoso, você pode dar as contas católicas que retirou para uma pessoa cristã, ou deixar na frente de uma igreja.

Usando Contas de Oração na Prática


   Não existe uma forma errada de orar com rosários, mas existem diversas formas de desenvolver orações específicas ou rituais a partir das contas.
   Existe um feitiço muito tradicional, conhecido como "Witches' Ladder", ou Corda da Bruxa. Algumas contas de oração incorporam esse feitiço, adotando o mesmo nome, e contendo nove miçangas (ou 3 grupos de 9 contas de cores diferentes). Nesse caso, você pode usar esse encantamento adaptado para suas orações com seu rosário:

"Na primeira conta, a magia começa
Na segunda conta, a magia se concretiza
Na terceira conta, assim será
Na quarta conta, meu poder está armazenado
Na quinta conta, meu desejo conduzirá
Na sexta conta, essa magia eu reforço
Na sétima conta, o futuro acontecerá
Na oitava conta, meu desejo se realizará
Na nona conta, o que está feito é meu."

   Se você cultua deuses egípcios, que tal usar as 42 confissões negativas com seu rosário? Nesse caso, você pode usar o rosário ao lado como referência visual.
   Você pode adaptar hinos, poemas ou orações para divindades, recitando uma frase por miçanga. Se faltarem frases para cada conta de seu rosário, acrescente algumas no começo ou no meio e final. Se estiver dedicando a divindades, epítetos são interessantes de se adicionar. Quando houverem frases demais para caber em suas contas de oração, retire aquelas que julgar menos necessárias, ou continue orando/meditando até completar duas ou mais voltas em seu rosário.
   O melhor, no entanto, é que você crie suas próprias orações, conferindo a elas mais poder e adaptando para se adequarem às suas necessidades. Assim, você pode criar orações ou feitiços específicos para cada uma de suas contas de oração, e repetir diariamente ao acordar ou antes de dormir.
   A visualização tem bastante importância no uso das contas de oração, uma vez que ao mentalizar as energias que você deseja atrair, estará lhes conferindo poder e direcionando exatamente para aquilo
que você quer.
A escolha das miçangas foi
baseada na estética da deusa
Freyja. Feito por Alannyë
Daeris.
   Ainda precisa de inspiração ou de algo similar a um passo a passo?
   Esse é um rosário para Freyja que fiz há alguns anos. Eu usei corda encerada, e atei nós para dar um espaçamento entre os grupos de contas, e duas miçangas pequenas em cada grupo de três contas, para dar espaçamento entre cada conta.
   São 36 contas para o corpo: 9 de madeira, 9 foscas rosa-chá, 9 brancas translúcidas. Entre cada 3 delas, há 2 miçanguinhas douradas para espaçamento. No meio dos grupos de 3 contas, há uma pérola, totalizando 9 pérolas.
   Para a parte inferior, estão três contas pequenas douradas para espaçamento, uma conta branca fosca, uma conta de madeira, e uma estrela fosca. Entre elas, acrescentei contas douradas para espaçamento e decoração, bem como uma conta dourada no final, para manter a estrela segura.

   Layout simplificado:
x-x-x  x-x-x • x-x-x  x-x-x  x-x-x  x-x-x  x-x- x-x-• x-x-x
   E o final:
---xxO
   Espero que não tenha ficado muito confuso! Hahah.

Para mais informações sobre as contas de oração e sua criação, recomendo o livro "Pagan Prayer Beads - Magic and Meditation with Pagan Rosaries", de John Michael Greer.

A meditar com as turmalinas em mãos,
   Alannyë Daeris.

4 comentários:

  1. Adoro seu blog. Procurei por vc no Instagram ou Facebook, mas não achei. Seu trabalho é uma ótima fonte de estudos. Mto obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criei uma página para o blog no facebook: http://facebook.com/sinfoniadalua.naos
      Dá uma olhada! E muito obrigada pelo carinho.

      Bênçãos!

      Excluir
  2. Melhor blog de paganismo! Ainda bem que voltou a publicar <3

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.