sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Valknut

   O Valknut, consistente de três triângulos entrelaçados, é um símbolo nórdico que pode ser conhecido também como Nó dos Escolhidos, ou Nó dos Caídos.
   Isto se deve pela etimologia do nome: "Valr" significa morte (da mesma maneira que Valkyr, as Valquírias, deidades que capturavam os mortos em batalha), e "Knut" significando nó.
   O Valknut pode ser representado tanto como três triângulos traçados uma única vez (como é o caso da imagem ao lado), ou três triângulos separados, o que é chamado de Anel de Borromeu.

   Este símbolo tem significados variados, e pode representar tanto a morte em batalha - que era algo muito apreciado, já que os combatentes seriam levados para Valhalla ou Folkvang, os palácios de Odin e Freyja, respectivamente -, ou também pode ser considerado um símbolo ligado ao três num sentido amplo, como o Triskele.
   Pode significar os mistérios envolvendo a morte, ou simplesmente o desconhecido, a passagem e a transição, Odin e os palácios em Asgard. Também pode ser tomado como símbolo das três faces do Deus, ou das três faces da Deusa. Como uma representação de morte, vida, renascimento, ou de todas as outras atribuições de símbolos trinos.
   Além disso, se considerarmos Yggdrasil e os nove mundos, o Valknut pode tomar uma característica de símbolo dos nove reinos, já que três multiplicado por três representaria então todos os nove mundos, unidos pela Árvore da Vida.
   O Valknut pode também ser relacionado e ter as mesmas atribuições do Aegishjálmr, capaz de inspirar medo e confusão nos inimigos, e de dar poder e coragem a quem o carrega consigo. Assim, torna-se um amuleto, um talismã a ser carregado sempre junto.
   Usar o Valknut em si  demonstra a Odin e Freyja que você está disposto a viver e morrer por eles, sendo então um alvo das Valquírias no momento de sua morte, que o levarão para Folkvang ou para Valhalla, onde você viverá com os Deuses, festejando até o Ragnarök.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.