segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Incensos

   Utilizados há séculos por diversas religiões, mesmo as mais primitivas, os incensos são artifícios para que elevemos nossos pedidos e orações aos Deuses. Também, assim como a tabela de cores para as velas, cada incenso possui seus atributos que podem vir a influenciar ou trazer mais da energia que você precisa para seus rituais, poções, energizações, enfim: atividades mágicas. 
   Auxiliam a criar os ambientes perfeitos para determinadas finalidades - tranquilidade, inspiração, purificação -, e são ótimos para ajudar na meditação. Representam o elemento Ar, mas também representam o elemento Fogo.
   São encontrados em uma variedade de formas: cones, pastilhas, varetas, ou até mesmo podem ser feitos através de várias ervas secas e enroladas em bastonetes. Toda forma de queima que resulte em aromas é considerado um tipo de incenso.

   Como as velas, pode-se dizer que os incensos transmutam a matéria em energia. Com o fogo, eles diminuem na medida que o aroma se dissemina e aumenta, e essa energia, dependendo do aroma e da sua intenção, pode ser utilizada para inúmeros motivos. 
   Por exemplo: caso eu precise de concentração para estudar, é interessante queimar um incenso de eucalipto no ambiente onde estou. Posso acendê-lo alguns minutos antes de realmente começar a estudar, e meditar, podendo então apagá-lo depois que senti toda a energia que precisava no local.

   Ao acender um incenso, é interessante que se tenha uma intenção, oração, pedido ou pensamento em mente, de forma a programar aquele incenso a ajudar-lhe a atingir seus objetivos. No caso do exemplo anterior, então, eu estaria acendendo o incenso e pensando: "Desejo estudar e conseguir me concentrar para ir bem na prova.". Dessa maneira, o incenso atuará elevando essa intenção ao universo, e sua energia desprendida será diretamente aproveitada por mim para que eu consiga atingir meu objetivo.

   Em rituais, incensos são utilizados de maneira parecida. Podem ser queimados na intenção de agradar determinados Deuses, como oferendas, como forma de alimentar guardiões mágicos (que são mantidos através da energia que você o oferece), para energizar ou purificar amuletos, oráculos, talismãs, enfim, diversas são as aplicações dos incensos em rituais. 
   É comum que você encontre rituais que lhe digam que você precisa de determinado incenso para proceder com ele perfeitamente. Isso acontece porque geralmente esse incenso tem alguma coisa relacionada à intenção do ritual, ou será usado para honrar alguma coisa. 

   Exemplo: em um ritual para tranquilidade, eu aconselharia o uso de lavanda, verbena ou lótus. 
   Exemplo 2: em um ritual para honrar Bastet, como este daqui, eu recomendo o uso de incenso de verbena. Por quê? Bom, porque verbena é uma erva fortemente ligada à Bast, e também a gatos num sentido mais amplo. Logo, assim como o leite pode ser usado como oferta à ela, verbena é uma ótima erva para isso.

   Os incensários, um dos utensílios mágicos para o altar, são o local onde o incenso será queimado. Podem ser tanto uma pequena tigela cheia de sal, onde a vareta será fincada, até uma caixa ornamentada e grande, onde o incenso sairia através de frestas. É um item que pode ser fabricado facilmente, ou comprado em qualquer bazar. E então, o formato que o incensário tem, depende do bruxo que o está utilizando, de seu gosto e preferência.
   Logo abaixo, formulei uma pequena e simples lista com atributos e incensos relacionados, baseado nesta lista. É bastante simples e serve apenas para ilustrar e demonstrar exemplos caso você não tenha profundidade no assunto.
   Essa lista pode ser usada quando você for formular seus rituais ou para também lhe servir de guia ao energizar e purificar objetos, ou quando você precisar de uma forcinha extra em determinados aspectos de sua vida.
   Alguns incensos comprados em bazares já possuem na caixinha qual sua finalidade, e você pode utilizá-los também, caso lhe sirvam na ocasião. O estudo das ervas também está ligado à sabedoria dos incensos, logo, ao estudar sobre as ervas, você saberá quais as propriedades de determinados incensos.

   Amor: maçã, amor-perfeito, anis, bálsamo rosa, rosa, dama-da-noite (ótima para rituais amorosos ou encontros), jasmim, egípcio, calêndula, lavanda, verbena, patchouli, madeira, sândalo, acácio, absinto, madressilva, sabugueiro, almíscar, baunilha.

   Banimento: cedro, salgueiro, rosa, arruda, louro, olíbano, mirra, lavanda, madressilva, artemísia, violeta, cipreste, cravo, patchouli, pimenta, canela, manjericão.

   Sabedoria: acácia, cravo, louro, eucalipto, carvalho, arruda, sorveira, cipreste, benjoim, maçã-verde.

   Consagração: cravo, cipreste, sabugueiro, arruda, lótus.

   Sorte, Fortuna: baunilha, verbena, erva-cidreira, canela, mirra, chocolate, lavanda, anis, lótus, hortelã, manjericão, jasmim, camomila, violeta.

   Clarividência: artemísia, maçã, canela, acácia, louro, calêndula, rosa, sorveira, patchouli, sândalo.

   Criatividade: lótus, rosa, verbena, madressilva, maçã, lírio, bálsamo.

   Harmonia, paz: maçã, cipreste, cedro, rosa, lótus, laranja, lírio, verbena, ylang-ylang, violeta, camomila, cravo, chocolate, erva-cidreira.

   Meditação: rosa, âmbar, acácia, angélica, louro, canela, olíbano, jasmim, mirra, lótus, sândalo, alfazema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.