sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sacrifícios de Odin

   A primeira jornada de Odin a fim de obter sabedoria foi a perda de seu olho. Mimir, o deus da sabedoria e do conhecimento, possui uma fonte, chamada de Mímisbrunnr, da qual Mimir bebe durante todas as manhãs um pouco. Esta fonte contém em suas águas toda a inteligência, e situa-se em Jotunheim, o reino dos gigantes de gelo.
   Para que pudesse beber um gole desta água sagrada, Odin precisou sacrificar um de seus olhos, tornando-o digno de levar a água da sabedoria à boca, concedendo-o então parte do conhecimento que aquelas águas continham.

   Após sacrificar seu olho, durante nove dias e nove noites, afoito por descobrir os segredos do Seidr e das runas, Odin precisou novamente sacrificar a si mesmo a fim de descobrir os significados das runas. Dessa maneira, ele pendurou-se em um dos galhos da Yggdrasil, sendo atingido por ventos fortes que atravessavam o ar, durante os nove dias e nove noites.
   Com a carne cortada por sua própria lança, solto à própria sorte, nada teve de comer ou beber durante todo o tempo que esteve ali, sozinho, sangrando no ar.
   Após a última noite, pôde ver que o sangue que caía formou cada uma das runas, e então, caiu, gritando, e tomou-as, sendo assim digno de conhecê-las e utilizá-las para magia. Ensinou seu povo a utilizar as runas também, como escrita e oráculo, mas deve-se atentar para o detalhe que Odin não as criou, apenas pôde ter acesso ao conhecimento das runas através do sacrifício; elas já existiam, e já eram usadas pelos Vanir, sendo Freyja a senhora da magia Seidr e das runas.
   Depois desse sacrifício, Odin tornou-se também um senhor da Magia, da mesma forma que Freyja, e conhecedor de magia xamânica, de alguns mistérios da magia Seidr nórdica, e também tornou-se um deus sábio e conhecedor dos segredos das runas.

Contos escritos originalmente em poesia nas Eddas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.