domingo, 2 de novembro de 2014

Morrighan

   Morrighan, Morrigan, ou ainda Morrigu, é uma deusa céltica. É uma deusa trina, que geralmente é considerada uma das faces de Danu e Cailleach, ou de Arianrhod e Danu. Morrighan é neta de Nuada, e uma das deusas do Tuatha de Danann. Sua trindade geralmente é dada com as outras filhas de Ernmas, que são Badb e Macha.
   É uma deusa da fertilidade, da batalha, da sensualidade, da morte, e da vingança. Também é relacionada fortemente à magia, ao sacerdócio, à noite, à profecia, e à bruxaria.
   Era muito temida pelos irlandeses, e fazia-se oferendas a ela para que os protegessem em batalhas, ou para que não houvesse uma morte dolorosa. Mas, ao mesmo tempo, relaciona-se com o gado, com a pecuária e a fertilidade no campo, e, por este motivo, era amada e cultuada nas épocas de plantio e colheita. Diz-se também que Morrighan conhece todo o destino da humanidade, por sua manifestação como senhora do submundo.

   Morrighan pode ser considerada o equivalente às Valquírias da mitologia nórdica, pois, em forma de corvo, sobrevoava os campos de batalha e levava consigo os guerreiros caídos. Ela influenciava e tomava lados durante estas guerras, confundindo os inimigos de seu lado favorito.
   Da mesma forma que as Valquírias, ela também costuma observar e abençoar os combates, a esperar que os guerreiros partam, para conduzi-los ao submundo. Morrighan, no entanto, não era comandada por nenhuma deidade.

   Morrighan possui ligação com as Banshees, sendo considerada uma forma de Banshee, e por vezes, uma deusa e líder das mesmas. As Banshees são fadas que, ao aparecer e/ou gritar, anunciam a morte se aproximando. Desta forma, Morrighan transforma-se em corvo e sobrevoa os locais onde alguém perecerá, entoando seu suspiro.
   Esta deusa, assim como as Banshees, pode aparecer na forma de uma jovem e bela mulher, em uma mulher a lavar as roupas ensanguentadas de alguém, ou como uma senhora de roupas muito maltrapilhas. Geralmente é representada com os cabelos negros como a noite, ou vermelhos como o sangue. Ofertava-se as cabeças caídas em batalha para Morrighan, que podia ser representada no submundo com os crânios.
   Morrighan na face donzela, é conhecida pelo nome Dana, e é relacionada ao amor e à sensualidade, o poder sexual. Na face mãe, tem por nome Badb, e é representada pelo caldeirão da transmutação, pelo poder de gerir vida e a fertilidade. Na face anciã, chama-se Macha, a rainha da morte e deusa do submundo, que leva os espíritos para seu reino e era tão reverenciada que nomeou a antiga capital da Irlanda. Ela costuma ser, então, uma deusa mutável, que se apresenta da forma que a situação convém. Ela pode ser uma amante apaixonada, uma mãe protetora e amorosa, mas também uma mestra sábia que nos ensina através da convivência e da experiência.
   Também é relacionada com as águas, rios, e lagos, por suas aparições a lavar armaduras e roupas ensanguentadas de batalhas, como presságio de morte. As águas também são símbolo de fertilidade e de vida, o que era um aspecto de Morrighan também. E, além disso, podemos vê-la como um símbolo de renascimento, onde ela livra os espíritos de seu passado doloroso, e leva-os para seu reino, de onde renascerão para o mundo novamente.

   As cores e símbolos relacionados a Morrighan costumam variar de acordo com o aspecto que está sendo invocado na situação. Se estiver pedindo-a e cultuando-a por sua face donzela, utilize flores, penas coloridas e/ou pintadas, velas de cores claras - como o lilás, o verde, ou branco. Na face mãe, geralmente utiliza-se penas que também podem ser pintadas, velas de cores como o verde-escuro, o vermelho, e o roxo. Na face anciã, onde Morrighan é a senhora do submundo, da morte e do renascimento, utiliza-se, além das penas que são de costume, crânios e caveiras, velas escuras de cores como o vermelho-escuro, o roxo, e o preto.
   Pode-se ofertar a ela, geralmente, coisas que simbolizem a fertilidade, a morte, o renascimento, a guerra e o sexo. Exemplos são o vinho, carne, armas - facas, espadas, punhais, lanças - desenhos ou expressões artísticas que a representem - pinturas, esculturas, até mesmo um pedaço de tecido esfarrapado pode servir para honrá-la. Danças podem e devem ser feitas em seus cultos, como expressões de amor à deusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.