sábado, 1 de novembro de 2014

Elementais

   Elementais são seres etéreos, ou seja, feitos de energia, que controlam e manipulam determinados elementos da natureza. Existem quatro tipos de elementais, que são organizados de acordo com o elemento que possuem ligação:

Ondinas são os elementais da água.
Silfos são os elementais do ar.
Salamandras são os elementais do fogo.
Gnomos são os elementais da terra.
 
   Isto, no entanto, não quer dizer que apenas Gnomos sejam capazes de modificar e moldar a terra e a natureza. Sabemos que Gnomos são os responsáveis por isto, mas não quer dizer que apenas eles podem fazê-lo. Existem fadas - e não apenas fadas -que também atuam no equilíbrio da natureza, controlando a terra; dragões também podem modificar isto, assim como deidades, ou elfos. Diversos seres mágicos atuam em diversos elementos, mas sendo estes quatro que possuem uma atuação mais forte e uma presença sempre grande em qualquer representação do elemento. Um copo d'água sempre terá uma Ondina, assim como uma chama, por menor que seja, sempre abrigará uma Salamandra. O inverso não acontece - nem toda árvore obrigatoriamente possui uma ninfa, ou uma dríade.
   No xamanismo, os elementais são vistos como ancestrais, como espíritos da natureza, que se apresentam na forma dos elementos em si. Utiliza-se rituais e magias para cura e para diversas finalidades com os elementais, meditações e oferendas para honrá-los.
   Elementais equilibram o universo, para que nunca haja excesso de nenhum deles, bem como ajudam na manutenção de nosso próprio equilíbrio. Nós somos regidos e também regemos os quatro elementos, bem como o éter, e por isto, podemos nos desequilibrar. Elementais nos ajudam a fluir nossa vida, assim como ajudam a fluir o ciclo da natureza, ou a vida selvagem.
   Quando acendemos uma vela, por exemplo, estamos criando uma ligação com uma salamandra, ou seja, o espírito de fogo que habita aquela vela. Quando apagamos o fogo, ele se dispersa, e sua energia retorna para o universo, para seu plano astral.
   São variáveis, e não possuem corpo físico. Possuem, no entanto, uma forma que os veremos, e que provavelmente será de acordo com a forma que os imaginamos; se eu imaginar um elemental da água, uma ondina, como sendo uma sereia, provavelmente eu a verei como uma. Se eu imaginar uma salamandra como sendo uma ninfa rodeada por fogo, então provavelmente, ao meditar ou entrar em contato com uma, ela se mostrará assim para mim.
   Cada elemental possui áreas que pode influenciar e manipular, pois é feito de pura energia, e do elemento que rege. Aprofundarei isto na série sobre os elementais.
   É comum que se convide os elementais para o círculo mágico, quando se faz a abertura para os quadrantes, e isto é feito através de palavras ou do pensamento para que os chame. Pode-se convidá-los citando suas regências, ou apenas pedindo que estejam presentes com sua energia, caso queiram. Também há meditações e rituais que utilizam os elementais como forças de ação em nosso plano, para que nos ajudem e nos inspirem em determinadas situações.
   Podemos oferecer estátuas, desenhos, coisas que lembrem os elementais para que isso traga-os para nossa vida. Por exemplo, uma concha bonita pode ser consagrada e ofertada para as ondinas, dizendo a elas que você deseja o amor, os sentimentos, a clareza, ou qualquer outra característica delas em sua vida, e então colocando a concha em seu altar, no altar para os elementos, ou em algum local próximo a você. Mas lembre-se que pedir a presença permanente de apenas um elemento em sua vida trará um desequilíbrio nas suas atitudes, pensamentos, e até em situações que você não controla.

6 comentários:

  1. muito bom e exclarecedor gosto muito dos elementais

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alannye. Tenho uma pergunta, caso eu medite com as ondinas um dia, se eu meditar em outro dia posso entrar em contato com a mesma ondina do primeiro dia?
    Esses seres possuem nome? Uma identidade própria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, é muito possível que você consiga se comunicar com a mesma. Existem incontáveis elementais, e se você criar um laço com algum deles, pode perguntar seu nome e tentar evocar em outra oportunidade.

      Bênçãos!

      Excluir
  3. olá, tenho uma pergunta, como posso me conectar com os elementais e como saber qual eu preciso me conectar no momento? Ando com muito medo sem saber o motivo, falta de concentração e muito anciosa, e fui aconselhada a me conectar com os elementais, mas não sei como me conectar e qual me conectar

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alannyë. Já tem um tempo que sigo seu blog e durante a minha adolescência me ajudou muito a perceber o meu caminho espiritual. Porém, acabei negligenciando meus estudos magisticos por conta da escola e, posteriormente, da faculdade, e agora que estou formando estou recomeçando aos poucos. Minha dúvida é se existe algum elemento mais fácil de contatar para os iniciantes. Qual seria o mais tranquilo para se conectar num primeiro momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Seja bem vindo novamente ♥ espero que seu caminho seja próspero e repleto de bênçãos!
      Sobre sua questão, geralmente não há um elemento "mais fácil", mas sim aqueles com os quais possuímos maior afinidade. Talvez você se sinta mais atraído pela água e suas atribuições, ou pela terra, enfim. Não importa muito por qual você começa, mas sim, a forma como essa conexão vai sendo desenvolvida - e é ótimo que aos poucos você vá explorando todos os elementos, a fim de encontrar a harmonia nas suas práticas.

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.