segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cernunnos

   Cernunnos, ou Herne, o Caçador, é o deus céltico da fertilidade, da natureza, protetor das matas e dos animais, representante do sagrado masculino e das forças de ordem na Wicca. Costuma ser representado com chifres de cervo, cabelos compridos e barba, nu ou coberto de folhas, ou ainda com roupas naturais, feitas a partir de peles de animais. É o líder da floresta, dos animais selvagens e da vida livre, também sendo relacionado à caça e aos bardos.
   Como tem uma ligação muito forte com o sagrado masculino, a vida selvagem e os instintos, Cernunnos pode vir a ser representado completamente nu, por vezes com ereções, e isto não deve ser visto como algo promíscuo, e sim uma representação da fertilidade e do poder masculino, que se manifesta através do desejo sexual, não apenas na coragem e na força.
 
   Sua representação com chifres pode ser interpretada por não-pagãos como culto ao diabo cristão, mas sabe-se que na Wicca e na bruxaria no geral, não existe esta crença em entidades cristãs, sejam elas boas ou más. Assim, essa ideia além de completamente infundada, tem raízes no preconceito e na difusão da tentativa de descreditar o culto aos deuses pagãos.

   Cernunnos representa o sol, a luz, a coragem e a força física, os instintos, os animais e plantas selvagens, as florestas, as necessidades intrínsecas de nossa natureza mais profunda. Os desejos sexuais, então, são muito ligados a este deus. É considerado que Cernunnos possui a face de Deus Cornífero, Senhor das Matas e Senhor das Sombras em si, sendo assim uma deidade tríplice e completa. Ele pode ter relação com a música e com o druidismo, sendo assim representado com flautas ou instrumentos musicais como os de druidas.
   Na face Senhor das Matas, Cernunnos é conhecido como Herne, o Caçador, e abençoa a caça desde que não seja desnecessária, assim como protege os animais e as plantas cultivadas pelo homem. Ele costuma manter os chifres, pois estes são símbolos de força, e de poder - o tamanho dos chifres costuma demonstrar autoridade no reino animal, seja entre touros ou cervos.

   Embora não muito cultuado nesta face, Cernunnos pode possuir características de Senhor das Sombras, como guardião dos portões para o submundo e a morte, ainda mantendo em si os ideais de renascimento - é preciso a morte para que haja vida.
   É relacionado também com as colheitas, sendo similar e comparado ao Deus do Mito da Roda do Ano, que ao partir ao submundo abençoa as plantações e os animais para que haja fartura mesmo em sua ausência. Quando o Deus morre no Samhain, toda a natureza morre com ele, demonstrando então que Cernunnos, quando relacionado ao Deus, possui muitas características em comum, podendo ser cultuado como a mais forte representação do sagrado masculino.
   O Deus na Wicca e na bruxaria pode ser muito assimilado com Cernunnos, por suas características e também pelo que Cernunnos representa. Assim, geralmente as imagens que tratam do Deus e da Deusa, costumam manter um Deus com chifres, nu e/ou adornado com folhas, por vezes com patas de cervo e cabelos longos, barba comprida e aparência mais selvagem.

Ilustração demonstrando sua conexão com a música, bem como com a natureza selvagem.

   As atribuições de Cernunnos geralmente são a prosperidade, fertilidade, poder, força, coragem, instintos, natureza, Sol, artes e música, druidismo ou xamanismo. Seu elemento mais forte é a Terra, por sua ligação com a natureza; mas pode ter algo de fogo, quando se fala em coragem, poder, instintos e poder sexual. Não existem plantas específicas relacionadas a Cernunnos, pois ele tem conexão com todas, embora ramos e folhas de carvalho possam ser utilizadas.
   Os animais geralmente relacionados são o cervo e raramente o lobo, mas tenha ciência de que todos os animais selvagens podem ser ligados a este Deus. Pedras de coloração verde ou marrom podem ser usadas para honrá-lo, bem como velas com estas cores. Outras oferendas que podem ser feitas a Cernunnos são ossos, elementos da natureza no geral (desde folhas e frutos variados até dentes e peles de animais), cidras ou vinho, carne. Pode ser cultuado durante toda a Roda do Ano, e em rituais ou magias que possuam ligação com suas atribuições citadas acima.

2 comentários:

  1. Adorei a matéria, ta bem completa na descrição do deus, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Escolhi Cernunnos para pedir proteção e um colo de pai ultimamente passo por estresse e tristeza e sinto insegurança acredito que Deus cernunnos possa vir me proteger me tirar o medo me fortalecer todos os dias entro em conexão com ele e gostaria de saber qual pedra pode representar cernunnos energizar com a força dele para assim através da pedra ter sua energia e também gostaria de saber onde posso conseguir um pingente dele aquilo no litoral paulista não achei nenhum aqui só tem olhar de artigos de umbanda candomblé e catolicismo se puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.