sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Aegishjálmr

   Também conhecido como "Capacete do Terror", o Aegishjálmr era um símbolo muito utilizado pelos povos nórdicos. Geralmente, utilizado pela magia Seidr, ensinada pelas sacerdotisas de Freyja e dos Vanir.
   Não representa exatamente um capacete físico, embora fosse gravado entre as sobrancelhas de quem fosse para as batalhas, como um símbolo que representava a força, coragem, aumento de percepção e dos reflexos, e também acreditava-se que este símbolo inspirava o terror, alucinações e perturbações visuais nos inimigos, através da magia Seidr.
   Há algumas passagens que citam que o Aegishjálmr também conferia invisibilidade ao portador, e que este símbolo possuía mais poder quando estava em presença da bruxa ou praticante de Seidr que o traçou. Diz-se que as bruxas, chamadas de Völva, traçavam-no na testa dos combatentes, entoando encantamentos para a coragem e a força deste indivíduo, o qual diria ao final: "Ægishjálmr eg ber milli bruna mjer!", que significa "Eu porto o Ægishjálmr entre as minhas sobrancelhas!".
   O Aegishjálmr, então, é um símbolo tanto de batalha e proteção quanto uma representação de força física e mental. Foi muito encontrado em objetos, armas, armaduras e outros utensílios nórdicos, geralmente os utilizados em batalha, pois é um ótimo amuleto de proteção. O Aegishjálmr também representa todo o alfabeto Futhark - as runas nórdicas -, representando a magia Seidr de Freyja e Odin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.