Minha opinião sobre o livro:
O livro usa de muitas referências a outros autores com trabalhos no campo da bruxaria, como Charles Leland - há muitas citações a trabalhos dele, principalmente Aradia. Isto é bem interessante e pode auxiliar um bruxo novato a conhecer mais livros e pesquisar mais a fundo! Além disso, o livro não trata de Wicca ou Bruxaria Hereditária, e sim da bruxaria como um todo, sendo aplicável para qualquer tipo de crença pagã.
O livro é organizado por verbetes, ou seja, por palavras-chave que são explicadas detalhadamente pela autora, com uma linguagem bastante simples mas cativante. A autora, Doreen Valiente, busca desmistificar e fazer o leitor entender sobre diversos aspectos da bruxaria, por verbetes que com certeza possuem ligação com boa parte das vertentes do paganismo e neopaganismo.
Recomendo que pessoas novas na bruxaria, que não conheçam muito da história ou dos costumes e queiram compreender mais, leiam este livro, pois será de muita ajuda. Ele lhe dará uma compreensão e uma ampla visão do que era e do que é a bruxaria hoje, com muitos exemplos e citações. Você não encontrará rituais para seguir ou usar, no entanto; é um livro que trata apenas de história e de explicar diferentes coisas em relação ao paganismo e principalmente à bruxaria.
Para bruxas mais velhas, pode servir como um passatempo, mas não acrescerá muito, pois é bastante simples e trata, por vezes, superficialmente dos assuntos. Você aprenderá coisas novas, conhecerá relatos interessantes, mas nada que seja realmente essencial.
Durante toda a leitura, existiram dois detalhes com os quais me incomodei um tanto. Talvez você não concorde ou não se incomode, mas sinto bastante necessidade de citar - e isto não é um defeito, apenas uma visão minha! São eles:
1 - Falta de precisão. Há citações que não possuem comprovação histórica ou por nenhuma outra fonte. Por exemplo, "Ouve-se falar que em tal lugar...", e fica por isso mesmo. Há muitas passagens que tratam de locais, acontecimentos específicos e isolados em determinados vilarejos ou cidades, e são bastante interessantes, embora não haja muito o que possa comprovar a veracidade destes relatos.
2 - Informações irrelevantes. Há muitas passagens que tratam de situações não tão importantes para o entendimento da bruxaria ou de seus conceitos, e que para mim, foram muito desnecessárias. São interessantes apenas como curiosidade, mas na prática, não muito necessárias. Também há alguns verbetes - porque o livro é organizado em verbetes, exatamente como uma enciclopédia - que tratam de pessoas, bruxos, e não achei relevante da mesma forma. Ainda assim, não é exatamente um defeito, e sim algo que eu, como leitora, não apreciei.
Recomendo fortemente que, se você quer aprimorar seu conhecimento sobre diversos aspectos da bruxaria, entender sobre o ponto de vista de muitos bruxos renomados e da própria Doreen Valiente, ler relatos de acontecimentos relacionados à bruxaria na Europa, ou simplesmente conhecer mais do panorama do paganismo no passado e no presente, leia A Enciclopédia da Bruxaria. Mas não procure encontrar nele rituais ou coisa parecida, pois não é sobre isso que o livro trata! É um guia para a história e a compreensão da importância de muitas crenças e atitudes que pertencem à bruxaria, seja ela Wiccana, Hereditária ou Eclética.
A ler neste dia chuvoso,
Alannyë.
Tem link? Por favor
ResponderExcluirQueria ele em pdf
ResponderExcluirTem pdf do livro?
ResponderExcluir