Por Alannyë Daeris. |
Não viu? Então dê uma olhada: Lenormand: Correspondências do Baralho Cigano.
O Lenormand é um oráculo no qual as cartas podem possuir inúmeros significados, que variam amplamente de pessoa para pessoa. Ou seja, estude e faça sua própria correlação de significados, através da sua prática e intuição.
Observe muito bem como as cartas estão dispostas no jogo. Os significados podem mudar de acordo com a direção que a carta aponta, ou de acordo com as cartas que estão próximas.
Cada jogo é único e possui suas particularidades, então precisamos levar em conta muito bem os detalhes, e principalmente a localização de cada carta.
As formas de leitura podem ser muito variadas também, e cada cartomante pode possuir suas preferências, ou seus modos únicos de realizar os jogos. Os modos de leitura e as dicas que citarei abaixo podem ser usados por outros oráculos de cartas, como o Tarot.
Dicas para a leitura do Baralho Cigano:
☽❍☾ De acordo com as tradições, você deve embaralhar sete vezes. Não é obrigatório, mas acredito que possa auxiliar bastante em suas leituras, ou até você conseguir notar o que é melhor para você.
☽❍☾ Corte o baralho com a mão esquerda, sempre em três montinhos; e selecione as cartas também com a mão esquerda. Se você for canhoto, corte e selecione as cartas com a mão direita.
☽❍☾ Evite ler as cartas quando você ou o consulente estiver doente. Isto poderá lhe deixar (ou deixar ao consulente) desequilibrado, pois você desprenderá energias que seu corpo estará precisando.
☽❍☾ Você pode ler para si mesmo, claro, mas evite realizar a leitura quando o assunto for muito forte, e lhe trouxer sentimentos que possam influenciar na compreensão. Ou seja, tente não consultar os oráculos para si mesmo quando for um assunto que lhe desestabilizará.
☽❍☾ Sempre realize um ritual simples antes de consultar as cartas. Pode ser uma oração, o acender de uma vela ou de um incenso, uma meditação, enfim. É importante apenas que não se torne algo "mecanizado", seja espontâneo e faça de coração.
☽❍☾ Você pode utilizar cristais próximos ao seu baralho para que sua intuição sempre esteja aberta e bem desenvolvida quando for lê-lo. Um bom exemplo é a ametista, que é uma ótima pedra para desenvolver a intuição e a divinação. Você precisará apenas purificar e consagrá-lo para que lhe traga a intuição.
Métodos de leitura!
Não existem apenas estas formas de ler, mas são uma dica para você familiarizar-se com as cartas e com as maneiras de compreender. Você pode utilizar as mesmas maneiras de leitura que o Tarot para ler o Lenormand.
Tirada de uma carta: É boa para perguntas simples e diretas, que possa-se responder com "sim" ou "não". Também é utilizável quando se tem pressa, por exemplo, para saber como será uma situação específica no dia.
Embaralhe seu baralho sete vezes - ou quantas quiser, mas a tradição dita que sejam sete vezes! -, e retire uma carta do meio. Pronto, é esta a carta que responderá sua dúvida.
☽❍☾
Tirada de três cartas: Também é boa para perguntas mais simples, embora contenha um pouco mais de significados.
Procede-se da mesma maneira que a citada acima: embaralhe suas cartas sete vezes, e retire três cartas do meio. Coloque-as uma ao lado da outra na ordem em que retirou, e interprete-as relacionando os significados.
☽❍☾
Método Péladan: Esta maneira também é bastante simples e pode ser utilizada por iniciantes para treinar sua leitura.
Formule a questão em sua mente, com muita clareza, e concentre-se nela.
Embaralhe sete vezes e corte o baralho com a mão esquerda em três montinhos. Una os montinhos e espalhe as cartas em leque, retirando cinco cartas novamente com a mão esquerda.
As cartas retiradas devem ser postas na ordem numérica demonstrada na imagem ao lado, e também serão lidas nesta mesma ordem.
Se quiser, você pode optar por usar uma carta temática na posição central antes de retirar as cartas.
Por exemplo, se quiser saber sobre um relacionamento amoroso, coloque a carta do Coração na mesma posição de número cinco, e então retire as cinco cartas.
A leitura será feita desta maneira:
Carta 1: Pró. É a carta que demonstra o que é favorável, os aspectos positivos sobre aquela situação.
Carta 2: Contra. É a carta que demonstra o que é desfavorável, os aspectos negativos. Coisas que devemos evitar ou ter cuidado.
Carta 3: Caminho. É a atitude que devemos tomar, como devemos encarar a situação. Pode se referir a uma ação externa que interferirá na pergunta.
Carta 4: Sentença. Levando em conta os prós e contras, é a carta que dirá como será o resultado, se será bom ou ruim, se devemos agir ou não.
Carta 5: Resumo. É a carta que se relaciona com todas, sendo o resultado final.
☽❍☾
Grande Mesa: Esta é a forma mais complexa e mais completa também para a leitura do Lenormand. Indicada para quem já possui um conhecimento do Baralho Cigano, e que já saiba correlacionar cada carta.
É assim que as cartas estarão durante a leitura e a confirmação da Grande Mesa, também chamada de "Grand Tableau". |
Embaralhe e corte o baralho, e então disponha todas as 36 cartas em uma ordem de 8 em cada fileira, como na imagem acima. Abra-as na ordem em que foram postas - e esta ordem deve começar lá por cima, uma ao lado da outra.
Esta maneira costuma ter uma confirmação, ou seja, uma nova retirada para observar aspectos que não foram vistos na primeira vez. Não é obrigatória, mas auxilia a compreender melhor o que as cartas estão lhe mostrando.
A confirmação é feita assim: você pega a primeira carta e a última, e vai unindo elas em um montinho. Sempre assim: primeira e última, primeira e última, até que acabem as cartas na mesa e todas estejam na sua mão novamente.
Recoloque-as na mesa da mesma maneira mostrada na imagem acima, e interprete-as novamente.
☽❍☾
A estar com as cartas a me acompanhar,
Alannyë Daeris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.