terça-feira, 14 de abril de 2020

Dadomancia (Astragalomancia ou Cleromancia)

O conjunto de dados do fundo é o Borealis Purple, da Chessex. Imagem editada pela autora.
   A dadomancia é um método divinatório que existe desde a antiguidade, no Egito, Grécia, Roma, Mesopotâmia e em praticamente todo o território africano. A divinação com os dados provavelmente se originou no Egito, cujos registros mais antigos encontrados remontam a cerca de 1400 a.C (outras fontes indicam a origem egípcia em meados de 3500 a.C). Porém, os dados já existiam há muito mais tempo que isso, pois vestígios arqueológicos de cerca de 5000 a.C foram descobertos na área em que hoje se situa o Irã.
Jogo mongol de astragali,
feito de ossos. Fonte.
   No geral, os dados usados pelos egípcios, gregos e romanos eram feitos dos ossos das vértebras de ovelhas, marcados ou não de acordo com suas faces. Ossos de outros animais, como bodes e cavalos também eram utilizados. O termo astragalomancia deriva do termo grego "astragaios", que significa algo como "osso da articulação", cujo termo também servia para se referir aos dados, que eram feitos desse material. A astragalomancia é um tipo de cleromancia, ou seja, a divinação pela aleatoriedade ao lançar objetos como dados.
   Na Grécia, essa prática oracular era relacionada com as divindades Athena e Hermes, e dispunha de muita popularidade dentre o povo. Dados marcados foram encontrados próximos ao altar de Afrodite Urânia em Atenas, indicando que a astragalomancia era praticada próxima ao altar em meados de 500 a.C. Na Roma antiga, os dados que possuíam quatro faces eram chamados "tali"; já os dados de seis faces eram chamados "tesserae". Os métodos de interpretação variavam muito de acordo com a pessoa e o lugar; podiam ser marcados com letras também, gerando palavras ou frases.

Astragalomancia na Prática


   A dadomancia é bastante usada ainda hoje para obter respostas. Atualmente, assim como na antiguidade, existem muitas maneiras diferentes de praticar a dadomancia - inclusive com dados de 4, 8, 10, 12 e 20 faces (que são usados em jogos de RPG e de tabuleiro, e podem ser encontrados à venda em lojas especializadas em jogos). Você pode criar seus próprios métodos e interpretações, e até seus próprios dados - esse é um ótimo exercício para a clarividência.
   Recomendo que você evite usar os mesmos dados que usa em jogos para a divinação, pois é melhor que tenha dados consagrados apenas para esse fim. No entanto, se você não dispor de dados exclusivos para a divinação, basta purificá-los antes do uso. De acordo com a tradição, não se deve praticar astragalomancia em sextas-feiras ou domingos, pois são dias desfavoráveis. Você não deve repetir uma pergunta já feita, e evite consultar os dados mais de três vezes no mesmo dia.
   Boa parte dos métodos antigos e modernos de astragalomancia requerem um tecido com um círculo de aproximadamente 20-30cm de diâmetro ao centro, no qual os dados serão lançados e interpretados de acordo com sua posição. Esse tecido deve ser consagrado para a finalidade de divinação, e pode ser compartilhado com outros métodos divinatórios, como runas. A superfície sobre a qual o tecido e os dados serão dispostos deve ser lisa e plana, para evitar interferências no resultado. Outra opção é demarcar o círculo no chão com giz. Por último, é comum também que se tenha um copo consagrado para agitar os dados e lançar no tecido.
   Você pode combinar dados de cores diferentes e determinar aspectos ou significados diferentes para cada um. Por exemplo, um dado vermelho para o amor, um dado verde para família ou saúde, um dado amarelo para o trabalho ou conhecimento, enfim. Nesse sentido, cada um dos dados deve ser analisado separadamente de acordo com o número que caiu.
   Outra ideia é consagrar dados para divindades ou entidades com as quais você trabalha, para que elas possam responder as perguntas que você tem. Essa é uma maneira muito interessante de se comunicar diretamente com as entidades, e receber orientações diretas. Porém, lembre-se de usar esses dados consagrados apenas com as entidades para as quais eles estão consagrados.

Método do Sim ou Não


   Para esse método, você precisará apenas de um dado de seis faces. Pode ser adaptado para qualquer outro tipo de dado. Formule sua questão de forma que possa ser respondida com "sim" ou "não" enquanto segura o dado em suas mãos, e lance-o sobre uma superfície lisa. 

Números pares significam sim
Números ímpares significam não.


Método dos 3 Dados


   A forma mais comum de dadomancia usa três dados de seis faces. A pergunta é formulada e em seguida os dados são lançados no tecido com o círculo ao centro. 
   Primeiro, examine se algum dado caiu fora do círculo. Se sim, confira abaixo.

1 dado fora do círculo: Dificuldades lhe esperam.
2 dados fora do círculo: Possibilidade de discussões e conflitos.
3 dados fora do círculo: Sinal de sorte e sucesso. Não há necessidade de interpretar o resto da jogada.
Se algum dado cair da mesa: Você corre o perigo de perder um amigo; problemas, preocupações e incomodações muito em breve.

   Os dados que caíram dentro do círculo são somados e o resultado indica a mensagem. Você pode optar por interpretar cada dado separadamente e depois fazer a soma.

0, 1 - Não há uma resposta definida para sua dúvida. Pergunte em outro dia.
2 - Olhe mais atentamente para a situação, pois as coisas podem não ser o que parecem.
3 - Uma mudança nas circunstâncias acontecerá em breve. Surpresas prazerosas num futuro muito próximo.
4 - Desconforto, discussões, desentendimentos. Uma dificuldade lhe trará desapontamento e decepção.
5 - Surpresa inesperada ou informação favorável, seus planos e desejos serão concluídos e alcançados. Talvez uma nova amizade. 
6 - Perda de algum tipo, provavelmente financeira, possivelmente material, ou de um relacionamento. Um amigo pode estar precisando de um favor seu.
7 - Dificuldades em potencial, fofocas, problemas financeiros, mas que serão resolvidos eventualmente.
8 - Você não deve agir sem pensar; falta de planejamento e discrição podem lhe levar ao infortúnio.
9 - Uma possível união no amor ou nos negócios, sucesso ou reconciliações no romance. Vitórias em apostas e jogos.
10 - Novos começos, possivelmente um nascimento, ou um novo emprego/promoção. Sucesso no âmbito financeiro.
11 - Perda em potencial de uma pessoa, morte, doença a curto prazo. Ou pode indicar o retorno de uma pessoa que estava afastada de você.
12 - Uma comunicação ou mensagem importante chegará em breve, busque aconselhamento se for um assunto judicial. Há um potencial para um grande montante de dinheiro a ser recebido.
13 - Continuar no caminho que você está trilhando lhe levará à miséria e dificuldade. Período de infelicidade, porém evite se lamuriar e se vitimizar, pois isso lhe trará mais problemas.
14 - Um amigo ou familiar lhe oferecerá assistência, possibilidade de um novo romance ou admirador. 
15 - Aja com cautela, evite começar novos projetos na próxima semana e não se envolva com fofocas. Siga sua intuição sobre amigos falsos e não seja arrastado para o problema alheio.
16 - Uma breve viagem lhe trará alívio, entretenimento e possivelmente lucros.
17 - Mudança de perspectiva, pode ser necessário adaptar seus planos, ser mais receptivo ao conselho alheio, mesmo de pessoas que você não conhece.
18 - Sorte, sucesso, bençãos, realização e satisfação.
Se algum dado cair em cima de outro: você receberá um presente significante.


Método do Círculo de 12 Casas


   Aqui, você precisará de um tecido especial, cujo círculo de aproximadamente 30cm será dividido em 12 casas de tamanho igual. Esse método fornece uma profundidade maior à consulta, e requer 3 dados de seis faces para a jogada; pode ser combinado com o método acima, somando o resultado final dos dados. É mais apropriado para uma leitura geral do que para perguntas específicas. A imagem abaixo é uma sugestão para as divisões do círculo e os assuntos que cada uma das fatias está relacionada. Tanto as casas quanto os significados de cada resultado podem ser adaptados conforme sua necessidade ou gosto.

As cores escolhidas não são perfeitamente simbólicas, e você não precisa colorir o seu círculo se não quiser.
   Formule a questão ou pense na situação e lance os dados sobre o tecido. Se algum dado cair para fora do círculo, não interprete. De acordo com o local em que o dado caiu e o número, você terá a previsão para aquela área específica de sua vida. As correspondências numéricas básicas são:

• 1 - Bom, favorável.
• 2 - A situação depende de outras pessoas, não está em suas mãos.
• 3 - Sucesso, vitória.
• 4 - Problemas, conflitos.
• 5 - Neutro, depende de você.
• 6 - Incerto, ainda não está definido.


Método do d10


   Para esse, você precisará de um dado de 10 faces. É um método simplificado, que usa apenas palavras-chaves, mas pode ser adaptado e incrementado! Não há necessidade de um tecido com o círculo. Basta concentrar-se na pergunta e lançar sobre uma superfície plana, e em seguida, conferir a palavra chave abaixo:

1 - Inspiração.
2 - União.
3 - Comunidade.
4 - Fundações.
5 - Exploração.
6 - Descobrimento.
7 - Risco.
8 - Recompensa.
9 - Transformação.
10 - Completação.


Método dos Sólidos Platônicos


   Esse método usa um conjunto de 5 dados (d4, d6, d8, d12 e d20) - um para cada poliedro regular, também conhecidos como sólidos platônicos. Formule a questão ou pense na situação e lance os cinco dados sobre uma superfície plana, depois confira as palavras-chaves correspondente a cada número. Então, é só interpretar de acordo com as palavras e a posição em que caíram (por exemplo, se alguns dados caírem juntos, seu significado está relacionado). Aqui você precisará um pouco mais da sua intuição do que nos outros métodos citados.

1 - Sim.
• 2 - Verdade.
3 - Ação.
4 - Não.
5 - Homem/masculino.
6 - Mulher/feminino.
7 - Amor/romance.
8 - Trabalho.
9 - Família/lar.
10 - Dinheiro.
11 - Limites/restrição.
12 - Saúde.
13 - Posses.
14 - Viagens.
15 - Perda.
16 - Perigo/ameaça.
17 - Desejo/sexo.
18 - Novidade/nascimento/criança.
19 - Morte/encerramento.
20 - Espiritualidade.


Método do Zodíaco com d12


   Se você não tem um dado de 12 faces, pode usar dois dados de 6, mas as probabilidades ficam menos equivalentes dessa forma, portanto, um d12 é bem mais indicado. Esse método também usa apenas palavras-chaves simplificadas, mas pode ser facilmente incrementado por quem dispõe de um sólido conhecimento de astrologia!

1 - Áries: Eu sou.
2 - Touro: Eu tenho.
3 - Gêmeos: Eu penso.
4 - Câncer: Eu sinto.
5 - Leão: Eu desejo.
6 - Virgem: Eu analiso.
7 - Libra: Eu equilibro.
8 - Escorpião: Eu exijo.
9 - Sagitário: Eu vejo.
10 - Capricórnio: Eu ganho.
11 - Aquário: Eu sei.
12 - Peixes: Eu acredito.

Algumas informações daqui.
Algumas informações daqui.
Método dos Sólidos Platônicos traduzido daqui.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A jogar dados com o universo,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.