Esse ritual de Esbath aproveita as características lunares e saturninas de Djehuty para uma celebração de qualquer fase da Lua. A face de Thoth que será evocada é a de deus lunar da racionalidade, julgamento, justiça e tempo, portanto, esse ritual é apropriado para feitiços que vão de acordo com essas características.
Uma ampulheta ou um relógio deve estar presente no altar de maneira especial, pois além de Saturno reger o tempo e a ordem, é dito que Thoth ensinou a humanidade a medir o tempo através da luz da Lua. As penas servem para representar sua natureza como Íbis (pássaro), e as flores brancas representam o elemento ar, que também está relacionado com Djehuty. Como Djehuty é a divindade que trouxe a magia para a humanidade, é requerido que você faça algum feitiço, petição, pó mágico ou alguma atividade mágica qualquer de sua escolha! E se possível, pratique também alguma forma de divinação, pois Thoth também é o senhor dos Oráculos. Escolha a atividade mágica com antecedência e deixe tudo preparado; tente combinar a intenção dessa atividade com as energias lunares e/ou saturninas do rito.
Esse ritual possui muitos encantamentos e é suficientemente complexo, portanto, não há problema algum em ficar com uma folha com tudo anotado. Você pode parar e ler sempre que precisar, desde que mantenha a concentração e não leia "mecanicamente", ou seja, sem colocar sua intenção e seu coração nas palavras. Porém, certifique-se de ler o ritual pelo menos uma vez com bastante atenção antes de fazê-lo, para que tudo saia nos conformes. Os encantamentos estão em negrito para diferenciar das instruções do ritual; você pode adaptá-los ou incrementá-los se quiser, mas recomendo que mantenha da forma que estão se não tiver uma certa experiência com o culto ao deus Thoth.
Você precisará de:
• Uma vela branca para representar a lua e Djehuty.
• Uma ampulheta, ou um relógio funcional.
• Uma ou mais penas para decorar o altar.
• Incenso de mirra.
• Flores brancas.
• Sal grosso ou sal marinho.
• Água lunar ou de fontes naturais.
• Seu athame ou varinha.
• Papel ou tecido, e caneta ou alguma tinta mágica.
• Seu caldeirão ou um recipiente purificado que comporte fogo.
• Pão, bolo, biscoitos ou alguma oferenda de comer que considere apropriada.
• Café, chá ou água gelada para ofertar.
🌕 Lua cheia é a mais apropriada, mas pode ser feito em qualquer esbath.
Vá para seu altar, leve tudo que será necessário para o rito, e certifique-se de que não será interrompido. Respire fundo e concentre-se. Dilua o sal grosso em um pouco de água lunar e passe um pouco em sua testa e nuca, falando:
Asperja o sal grosso diluído no ambiente, enquanto dá três voltas em sentido horário. Conforme você anda, fale suavemente:
"Eu estou puro. Eu sou puro. A minha pureza é a pureza dos Netjeru."
Asperja o sal grosso diluído no ambiente, enquanto dá três voltas em sentido horário. Conforme você anda, fale suavemente:
"Pela terra e pela água, eu consagro esse espaço".
Acenda o incenso e dê mais três voltas em volta do altar, segurando o incenso em mãos, dessa vez falando:
"Pelo ar e pelo fogo, eu consagro esse espaço".
Segure o athame ou varinha em mãos, e aponte para o chão. Ande em volta da borda do círculo mágico, e visualize uma energia roxa se estendendo da sua mente, através do instrumento mágico em suas mãos e envolvendo o espaço em volta de você. Fale suavemente:
"Por esse(a) athame/varinha/instrumento, esteja conjurado, ó círculo de poder! Eu consagro a ti, ó círculo de poder!".
Quando você terminar a terceira volta no círculo, fale em um tom alto e confiante:
"Três vezes traçado, esse círculo está feito!"
Acenda a vela branca. Faça a posição de henu (preferencialmente o Dua, de saudação) e fale a invocação abaixo, em egípcio ou português.
"Anet khra-k ka Amentet, an Djehuty suten khekh am-a!"
ou
"Saudações a ti, touro de Amentet, contemple Thoth, o Rei da Eternidade está comigo!"
Volte para a posição de henu e fale a evocação abaixo, em egípcio ou português. Nessa evocação, é Thoth falando, se referindo ao dia em que ele falou e a existência surgiu. Adaptado da Placa 5 do Livro Egípcio da Morte, The Papyrus of Ani.
"Nuk neter ay-ay-a enma tsepet.
Aybai-na kher-k.
Nuk u-ay em ennu en enen neteru t'ta-at sema-ay-kkheru Ausar era kkhefta-f hru pui en ut-ayts t'eset."
ou
"Eu sou o grande deus no barco.
Eu lutei por você.
Eu sou um daqueles deuses, os chefes divinos que fizeram Osíris vitorioso sobre seus inimigos naquele dia, no pesar das palavras."
Agora é o momento em que você pode realizar seu feitiço e a divinação. Durante isso, ateie fogo nas flores brancas dentro do caldeirão, e se quiser, você pode acrescentar algumas ervas junto das flores e colocar sua intenção para que a queima em si seja seu feitiço. Segure a vela em mãos quando for se concentrar em sua intenção.
Ao terminar a atividade mágica escolhida, você honrará Djehuty. Coloque o alimento sobre um prato bonito e deixe em frente da vela. Pegue o chá ou a bebida escolhida e consagre com seu athame ou varinha. Derrame um pouco da bebida sobre o alimento, e diga:
"Para Djehuty, grandioso deus da sabedoria e da razão, eu oferto de coração aberto! Forneça a mim grandes habilidades mágicas, para que eu veja sua sabedoria em todo o mundo! Que assim seja! Djehuty, senhor da escrita, mestre dos papiros, criador da paleta e dos potes de tinta, seja abençoado nessa noite, poderoso orador, de língua doce, medidor do tempo e dos valores. Abençoado seja!"
Agora concentre seus pensamentos nos seus objetivos, nas coisas que deseja alcançar com sua magia e determinação, e faça uma breve meditação, visualizando a intenção do feitiço que fez anteriormente se concretizando. Você também pode meditar pensando nos mitos keméticos nos quais Thoth está envolvido; fica a seu critério. Enquanto medita, fale os nomes de Thoth:
"A'an, Djehuty, Astenu, Tehkhuti".
Conforme fala, permita que sua voz se torne mais alta e confiante, repetindo até quando sentir que está suficiente, cada vez mais focado. Quando chegar ao clímax, fale:
"Thoth, consorte de Ma'at, amante da imparcialidade, criador das leis divinas, e juiz dos netjeru, ouça-me nessa noite! A'an, Tehkhuti, escriba do submundo, Djehuty, Astenu, aquele que equilibra o caos e a ordem nesse mundo e além, ouça-me nessa noite! Thoth, poderoso deus da razão e da medição, ele que sempre profere as palavras que realizam os desejos de Ra, seja abençoado nessa noite! Que assim seja!"
Faça o henu de reverência, levando a testa e as mãos até o chão, e em seguida um aterramento. Você já pode fechar o círculo, usando o instrumento mágico com o qual o abriu. Fique sentado por alguns momentos sob o luar (visualize a Lua se estiver dentro de casa) e sinta a magia divina que você criou e manipulou nesse espaço sagrado. Sinta a energia se dissipar conforme você se levanta, e a luz roxa do círculo mágico vai se espalhando pelo ar. Quando você se sentir pronto, fique de pé na borda do círculo e ande em sentido anti-horário até completar 3 voltas. Assim que terminar a última volta, fale:
Está feito. Jogue os restos em um jardim bonito. O desenho de Thoth pode ser guardado em seu altar, para ser reaproveitado em outras atividades que envolvam a divindade.
• ☾ •
A celebrar a Lua em todas as suas fases,
Alannyë Daeris.
"O ritual está feito e o círculo está fechado. Vá em paz, e parta alegre! Abençoado seja!".
Está feito. Jogue os restos em um jardim bonito. O desenho de Thoth pode ser guardado em seu altar, para ser reaproveitado em outras atividades que envolvam a divindade.
Inspirado naqui.
• ☾ •
Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?
Alannyë Daeris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.