domingo, 29 de março de 2020

Henu - Gestos de Veneração Kemética

Mural na Tumba TT45 (Tumba de Djehuty na Necrópolis Tebana), aproximadamente 1427-1400 a.C. Fonte.

   Henu (ou "gesto de honra") é um termo que se aplica aos gestos de veneração que acompanham o culto kemético. O uso do henu para demonstrar adoração existe em todas as épocas da arte egípcia - e também tinham suas versões em hieróglifos  -, e eram feitos tanto para honrar divindades quanto para saudar o faraó.
   O próprio ato do henu é considerado um gesto mágico, imbuído de poder. São posições que podem ser usadas em rituais para honra de divindades, ou em atividades nas quais elas estejam envolvidas, como ao convidá-las para uma meditação ou para a realização de feitiços.
   Existem 4 tipos diferentes de posições para henu, e cada uma delas está associada com momentos específicos de rituais e celebrações. Mas no geral, você pode optar pelos que considera apropriados, ou usar apenas um tipo que goste mais. Da mesma forma, se você não pode fazer a posição completa por impedimentos físicos, não se preocupe! Faça de pé, ou da maneira que for possível pra você. O que mais importa na oferenda de henu é a sua intenção.

1. Henu "Dua": Braços levantados e dobrados em um ângulo de 90º, com as palmas para frente. Esse henu é usado para saudação e adoração. É o henu mais básico e mais utilizado.

2. Henu "Sahu": Braço direito levantado e dobrado em um ângulo de 90º, e o braço direito no peito, com a mão próxima do coração. Tradicionalmente, é feito com a perna esquerda levantada, e a perna direita no chão. No entanto, a ordem das mãos e braços pode ser trocada. É um gesto poderoso, que representa obediência e subserviência perante uma divindade.

3. Henu de Reverência: De joelhos, com a testa próxima ao chão e os braços estendidos com as palmas viradas para baixo. É considerado o "henu completo", pois é a versão mais elaborada do Dua. Alguns praticantes optam por tocar a testa no chão, mas não há necessidade.

4. Henu de Oferenda/Oração: Braços estendidos e palmas viradas para cima, levemente curvadas. Pode ser feito para oferenda (preferencialmente colocando o objeto sobre uma ou as duas mãos), ou em momentos de oração, para ofertar poemas e hinos, enfim.

Representações visuais de cada uma das posições, em ordem.

Algumas informações daqui.
Imagens e informações daqui.
Algumas informações do livro "The Ancient Egyptian Prayerbook".

A ofertar henu,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.