terça-feira, 24 de março de 2020

Cozinha da Bruxa: Manteiga


Gênero: Feminino.
Elementos: Terra e/ou Água.
Correspondências planetárias: Lua.
Correspondências zodiacais: Câncer.
Usos mágicos: Suavidade, facilidade, espiritualidade, tenacidade, nutrição, paz. Oferenda e conexão com as fadas ou com o divino.
Chakras: Coronário.

   A manteiga já era consumida na Mesopotâmia, desde 3500 a.C, e era considerada um alimento muito sagrado, tanto espiritual quanto magicamente. Ainda hoje, a manteiga favorece muito a espiritualidade e a conexão com o divino, tanto ao ser ingerida quanto ao ser ofertada.
   Registros em argila datando de 2500 a.C descrevem que uma das atividades mais comuns a serem feitas em honra da divindade Inanna era trazer oferendas de manteiga. Outras escrituras também reverenciavam o ato de fazer a manteiga, como em passagens que falam "O bater do latão de leite cantará para você, Inanna, e lhe deixará feliz".¹
   Nos textos sânscritos de 500 a.C. e até antes, a manteiga já era citada e reverenciada, e para os arianos védicos do Vale do Rio Indo, era um dos ingredientes centrais de seus rituais religiosos. Há também muitas histórias folclóricas da Irlanda que envolvem fadas roubando manteiga dos camponeses, então, é um alimento bem apreciado pelos povos faéricos.
   Esse ingrediente culinário tem um grande potencial de leveza, e acrescenta com maestria essas energias de leveza aos trabalhos mágicos. Dessa forma, faz com que as mudanças sejam mais fáceis e tranquilas, suaviza as energias e os relacionamentos, acalma os ânimos e conflitos. Também é considerada um alimento com propriedades de nutrição, sendo ótima quando acrescentada em atividades mágicas para fins de estímulo, prosperidade, criação e aumento no geral.
   Embora a manteiga feita com o leite de vaca seja de longe a mais presente na vida cotidiana moderna, existem manteigas feitas a partir do leite de outros animais. Nesse caso, basta mesclar a simbologia com as propriedades correspondentes ao animal também. As propriedades das duas manteigas mais comuns além da bovina são:

• Cabra: Poder, sucesso, independência, abundância, determinação.
• Ovelha: Lealdade, contemplação, perseverança, inspiração, equilíbrio, justiça, devoção.

Receita: Manteiga Herbal (ou Composta)


   Quer potencializar o efeito da manteiga e transformar até um simples sanduíche em uma comida mágica? A manteiga herbal, também conhecida como manteiga composta, pode ser feita com várias ervas diferentes, uma de cada vez ou mescladas, e é uma alternativa para armazenar ervas que estejam sobrando. É melhor fazer com ervas secas do que com ervas frescas. Ao usar ervas diferentes, opte por aquelas cujo gosto e propriedades mágicas sejam harmônicos.

Fonte na imagem.
Você precisará de:
• 250g de manteiga em temperatura ambiente. 
• 4 colheres de sopa de ervas secas.
• Suco de um limão pequeno.
• Papel filme ou papel manteiga.

   Deixe a manteiga ficar cremosa, não dura nem derretida; se ficar fora da geladeira por algum tempo, já será o suficiente. Comece picando as ervas que acrescentará na manteiga (ou moendo, no caso de sementes como pimentas), e invocando as energias e propriedades que deseja imbuir em sua receita.
   Coloque as ervas junto da manteiga e misture bem, em sentido horário. Invoque a energia da manteiga, pense na propriedade dela que deseja invocar, e visualize sua intenção sendo depositada sobre a receita através de suas mãos. Mentalize o que quer (seja algo concreto, como conseguir um emprego, ou abstrato, como sorte), e está feito.
   Agora, transfira a manteiga para o papel filme ou papel manteiga, e enrole bem, moldando como uma bisnaga. Torça as pontas como um bombom para fechar e guarde no congelador até que endureça. Depois disso, pode deixar na geladeira normalmente e usar à vontade! Há muitas outras receitas diferentes de manteiga composta que você pode criar ou descobrir! Use essa básica para se inspirar e solte sua criatividade na cozinha.


Nota: A margarina não funciona da mesma maneira que a manteiga magicamente. São alimentos de fontes diferentes (a manteiga é de origem animal, a margarina é processada a partir de vegetais), e isso gera propriedades diferentes. Não vou entrar no mérito da margarina ser um produto prejudicial à saúde, mas é algo a se considerar também que colabora para a recomendação de não utilizar a margarina na magia.

¹Algumas informações daqui.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A considerar assar um pão,
   Alannyë Daeris.

Um comentário:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.