domingo, 15 de março de 2020

Ritual Matutino Diário para Hórus


   Esse ritual simples foi criado para ser feito diariamente, pela manhã, logo ao acordar. É claro que você pode fazê-lo em qualquer ocasião, e não precisa repeti-lo todo dia. Modifique-o conforme sua necessidade ou gostos, para que fique mais adequado. Os hinos e encantamentos podem ser substituídos por outros de sua preferência ou podem ser criados por você mesmo.
   Esse ritual pode ser feito apenas por motivos de devoção e culto, ou para pedir que Hórus interceda por você (seja através de um pedido direto ou de uma petição mágica).
   Dias e horas de Sol são as mais apropriadas para esse ritual.

Você precisará de:
• Uma estátua ou imagem que represente Hórus. Imprima ou desenhe você mesmo, se não tiver uma.
• Uma tigela para libação ou um copo previamente purificado.
• Garrafa com água gelada (ou no mínimo fresca). Pode substituir por outra bebida que você queira oferecer para Hórus.
• Sino, chocalho ou algum instrumento musical simples. Uma pulseira de guizos serve. Se não tiver nada, bata palmas, estale os dedos nos momentos de tocar o sino.
• Uma vela azul, amarela ou dourada, para representar Hórus.
• Incenso de sua preferência, ou aromatizador de cerâmica.

Toque o sino uma vez para purificar o ambiente. Fique em silêncio e acenda a vela. Fale:

"Receba a luz, Ó Heru, receba a luz
Venha para o altar, Ó Heru, me iluminar"

Em seguida, acenda o incenso (ou a vela do aromatizador), e fale:

"Eu lhe saúdo com aroma no altar,
Que lhe apeteça o aroma que venho para ofertar"

Faça o henu com a mão direita próxima da cabeça e a mão esquerda no coração, enquanto recita a oração abaixo:

"Saudações à Estrela da Manhã desperta
Heru dos Céus do Leste, Grande Falcão
Você, que carrega Ra em suas costas como o barco diurno
Traga Kepher-Ra do Duat
Deixe-me ver sua face cintilante
Deixe-me sentir sua radiância brilhante
Deixe-me cantar hinos para você,
Estrela da Manhã,
Heru do Leste,
Falcão Brilhante Crescente,
Que carrega Ra pelos céus."

Faça a libação de água (ou da bebida que você escolheu) na tigela. Fale:

"Essa libação é para você, Heru
Essa libação é para você.
Receba meu presente,
Ofertado em sua frente.
Vim lhe trazer esse Olho de Heru
Para que você se refresque nele
Que seu Ka seja saciado através dele."

Depois de falar, levante a tigela sobre sua cabeça, ofertando-a para Hórus. Contemple a imagem dele por um momento. Beba apenas um gole e coloque a bebida de volta no altar. Agora, segure o incenso com uma mão, e com a outra, toque o sino. Fale:

"Honras ao Senhor Heru
Alegre-se com o aroma puro
Alegre-se com o amor que conjuro
Alegre-se com sua luz iluminando o escuro."

Fique em silêncio, medite e/ou faça uma oração. Converse com Hórus por quanto tempo for necessário. Se estiver fazendo esse ritual para uma finalidade específica, essa é a hora de fazer seu pedido ou petição. Você pode consultar oráculos ou métodos divinatórios para receber respostas diretamente de Hórus, se quiser. Quando sentir que é hora de seguir em frente, oferte henu e fale:

"Que eu beba de sua sabedoria, Grandioso
Que essa água me sustenha como ela lhe sustém.
Hórus é meu refresco saboroso!"

Beba a água que ofertou a Heru. De preferência, beba tudo. Agora é hora da oração de encerramento. Fale:

"Saudações à Heru, a Estrela da Manhã
Eu vim perante você, Ó Radiante, e estou purificado.
Eu recebi sua luz e estou iluminado.
Oferte a mim suas bênçãos e proteções hoje,
E esteja em paz comigo,
Grande Falcão do Amanhecer."

Oferte henu e feche o templo como for de seu costume. Toque o sino mais uma vez, e o rito está feito.

Baseado e adaptado desse ritual.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A celebrar a Estrela da Manhã,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

  1. Que rito legal! É exatamente o que preciso. Só me tire uma dúvida por favor : " faça o henu ",o que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, fico feliz que gostou! ♥
      Há um post aqui no blog em que elucido o que é e quais são as formas comuns de Henu, que são gestos venerativos realizados em rituais e práticas espirituais egípcias. Basta pesquisar na caixinha ou seguir esse link:
      https://sinfoniadalua.blogspot.com/2020/03/henu-gestos-de-veneracao-kemetica.html

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.