sexta-feira, 20 de março de 2020

Métodos de Leitura com as Runas Nórdicas (e Outros Oráculos Rúnicos)

Foto de Alannyë Daeris.

   Compilado de métodos de leitura de Runas Nórdicas, que podem ser adaptados para outros oráculos rúnicos, como as Runas dos Dragões e Runas da Bruxa. Também podem facilmente ser adaptadas para métodos divinatórios com cartas, como o Lenormand (Baralho Cigano), ou Tarot.

Jogada das Nove Runas 


   Esse método é muito próximo das jogadas clássicas citadas pelo historiador romano Tacitus, que fez uma descrição detalhada sobre as runas em 98 d.C. Embora não haja uma disposição formal das runas como nos outros métodos que serão descritos abaixo, ainda assim é uma forma muito reveladora de consultar o futuro. Esse é o único método que requer uma toalha rúnica.
   Embora sua intuição seja o fator mais importante ao consultar as runas com essa jogada (muito mais que nos outros métodos abaixo), há alguns parâmetros e regras para lhe ajudar a compreender e interpretar as runas. 
   A melhor forma de proceder com esse método é tomando nota de todas as runas e sua localização na toalha; faça desenhos em suas anotações se possível, para conseguir discernir onde todas elas estão posicionadas.

• Passo 1

   Escolha aleatoriamente 9 runas de seu saquinho, sem olhar. Segure-as em suas mãos, enquanto formula a questão em sua cabeça. Quando se sentir em um estado mental receptivo, jogue-as em uma toalha propícia para divinação rúnica. Algumas cairão com a face para cima, outras para baixo. Aquelas que estiverem viradas para cima serão lidas primeiro - e lembre-se de anotar em seu grimório essas informações.
   As runas viradas para cima revelam a situação em que o consulente se encontra, e fatores do passado que levaram até essa situação.

Passo 2

  Agora, olhe para as runas que estão no centro da toalha. As runas no centro são muito importantes, e você deve prestar mais atenção em sua interpretação. Elas podem lhe aconselhar em quais decisões tomar, lhe avisar de futuras armadilhas, ou lhe revelar influências ocultas que estão atuando em sua vida no momento.

Passo 3

   Olhe para as runas que estão próximas das bordas da toalha. Elas lhe mostrarão a influência de outras pessoas em sua questão. As que estão totalmente fora da toalha podem ser desconsideradas, pois sua influência é muito menor ao ponto de ser descartável. A regra geral é que quanto mais longe do centro, menos importante é a runa.  

Passo 4

   É hora de virar as runas que estão para baixo, e interpretá-las. Elas representam o futuro, e devem ser lidas na ordem em que você for virá-las, certificando-se de que permaneçam no mesmo lugar em que caíram. 
   Você perceberá que um outro nível de leitura será possível agora, pois as runas individuais formarão grupos. Algumas estarão em pares, outras em trios. Você pode aplicar os métodos de interpretação a partir de uma ou três runas agora, para compreender os singnificados ocultos e aprofundados da sua jogada.


Método das Cinco Direções


   Essa disposição simples usa apenas cinco runas escolhidas aleatoriamente. Esse padrão usa um formato de cruz, começando na parte de baixo da cruz. É um método apropriado para responder uma pergunta específica. Todas as runas devem ser colocadas viradas para baixo, virando uma por uma conforme interpreta.



Posição 1 - O passado e sua influência na questão.
Posição 2 - Problemas e obstáculos em potencial no seu caminho.
Posição 3 - Golpes de sorte e outras influências benéficas trabalhando em seu favor.
Posição 4 - O resultado imediato.
Posição 5 - Essa runa representa tanto o resultado final quanto a lição que você deve aprender com a experiência.



Método do V Rúnico


   Esse padrão é considerado muito significante pois representa os recintos sagrados usados por sacerdotes nórdicos da Escandinávia. Esse método pode ser usado tanto para leituras gerais quanto para perguntas específicas.
   Como o próprio nome sugere, esse padrão é feito de sete runas escolhidas aleatoriamente no formato da letra V. As runas devem ser colocadas começando pelo começo do braço esquerdo. Coloque três runas no sentido descendente, mais uma na parte inferior (essa é a pedra-chave), e depois mais três subindo diagonalmente para a direita.


Posição 1 - As influências gerais do passado.
Posição 2 - As circunstâncias do presente.
Posição 3 - Perspectivas gerais e esperanças para o futuro.
Posição 4 - A pedra-chave. É a runa mais importante da jogada. Concentre-se bem na sua interpretação, pois ela denota a melhor forma possível de lidar com a situação.
Posição 5 - As atitudes e o estado emocional das pessoas em sua volta.
Posição 6 - Problemas em potencial que podem atrasar ou frustrar seus planos.
Posição 7 - O resultado final.


Método da Árvore da Vida


   Esse padrão é um pouco mais complexo, que usa onze runas escolhidas aleatoriamente e dispostas em alusão à Árvore da Vida. Esse padrão tem três níveis: Utgard, se refere ao passado; Midgard, se refere ao presente e ao cotidiano; Asgard, se refere à vida espiritual e ao futuro. É um método muito apropriado para responder perguntas de aspecto espiritual ou religioso.


Posição 1 - Eventos passados ou a base de uma jornada espiritual.
Posição 2 - Aquilo que é desconhecido em relação ao passado.
Posição 3 - Aquilo que é conhecido em relação ao passado.
Posição 4 - A ligação com o presente.

Posição 5 - Circunstâncias atuais do presente.
Posição 6 - Decisões inconscientes.
Posição 7 - Decisões conscientes.
Posição 8 - A ligação com o futuro.

Posição 9 - O futuro e a evolução espiritual.
Posição 10 - O desconhecido.
Posição 11 - Expectativas.


Método do Quadrado de Saturno/Quadrado de Nove


   Esse padrão é muito interessante pois envolve o uso do "quadrado mágico", composto por uma grade de 3x3; é chamado de Quadrado de Saturno e muito usado no ocultismo europeu e do oriente médio. Esse padrão de quadrado também aparece em outras tradições do oriente, como o Feng Shui.
   Escolha nove runas aleatoriamente do seu saquinho, enquanto pensa na sua questão. Devem ser colocadas na ordem do diagrama, uma por vez no número correspondente. Para a leitura, siga a ordem da grade de baixo para cima, começando a interpretação na runa que está na posição 8, e terminando na runa de posição 2.



Posição 1 - O passado e sua influência nos eventos do presente.
Posição 2 - Seu estado de espírito do futuro e sua atitude em relação ao resultado.
Posição 3 - Influências no assunto sobre as quais você pode não estar ciente.
Posição 4 - Como essas influências ocultas/misteriosas afetarão o resultado.
Posição 5 - Circunstâncias atuais do presente.
Posição 6 - Suas memórias de, e atitudes em relação aos eventos do passado.
Posição 7 - Seu ponto de vista atual.
Posição 8 - Influências escondidas nos eventos do passado.
Posição 9 - O melhor resultado possível.


Adaptados daqui.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A apreciar os mistérios nórdicos,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.