Fonte. Editada pela autora. |
Demorei um bocado para falar sobre ela, mas é porque a Sálvia é uma erva muito especial, e precisamos dar a devida atenção para essa maravilha! A que estamos falando é a sálvia comum, que não deve ser confundida com a sálvia branca (Salvia apiana), a sálvia azul (Salvia azurea) ou a sálvia divinatória (Salvia divinorum).
É a sálvia comum mesmo! Porém, saiba que as várias espécies de sálvia - há mais de 900 no mundo - compartilham várias propriedades em comum, e podem ser usadas para substituir umas as outras, tomando o devido cuidado e fazendo o dever de casa antes, é claro.
Nome científico: Salvia officinalis.
Gênero: Masculino.
Elemento: Ar ou Terra.
Correspondência planetária: Júpiter. Por vezes associada com a Lua.
Correspondência zodiacal: Gêmeos.
Usos mágicos: Sabedoria, sorte, prosperidade, purificação, limpeza, bênçãos, longevidade, felicidade, cura emocional, orientação, intuição, banimento de negatividade, amor, fortuna financeira, clareza mental, racionalidade, resolução de problemas, discernimento, realismo, proteção contra quebranto (olho gordo), sonhos proféticos, afastar pesadelos, submundo, clarividência, conexão com os mortos e ancestrais.
Chakras: Frontal (Ajna), Coronário (Anahata), Sacro (Svadhishthana).
Fonte. |
Era muito usada pelos povos nativos americanos, como aliadas poderosas para o banimento, e combinadas com gravetos de cedro, eram queimadas pelos xamãs para afastar espíritos prejudiciais, e atrair bons espíritos e energias para a área ritualística ou para trabalhos em transe. É muito usada para aguçar a intuição e fortalecer a clarividência.
Ela promove força emocional e ajuda a curar as mágoas e tristezas - inclusive sentimentos pesados derivados de depressão, ansiedade e transtornos similares. A sálvia também funciona muito bem para clarear a mente, estimular a capacidade de raciocínio e encontrar alternativas para problemas complicados. Quando combinada com o alecrim, potencializa muito a concentração e o alívio do estresse.
Todos os aspectos mentais, como criatividade, eloquência, argumentação e dinamismo são favorecidos pela sálvia. Pode ser usada para descobrir a verdade sobre alguma situação, ou para destruir ilusões. Seus aspectos de clarividência se aplicam principalmente para a divinação através de sonhos, mas funciona para intensificar outros métodos divinatórios de maneira satisfatória.
A energia da sálvia é ótima para uso preliminar ou em rituais que envolvam o contato com os deuses e espíritos em geral, ainda mais se for usada na purificação de pessoas ou ambientes.
Na Magia
A sálvia é uma daquelas ervas com inúmeras aplicações em feitiços e simpatias populares, amplamente difundida em vertentes de bruxaria e magia em geral. Algumas sugestões de uso de sálvia para lhe inspirar são:
• Borrife aromatizadores naturais de sálvia em ambientes nos quais as pessoas passem bastante tempo pensando, para trazer clareza mental e facilitar as faculdades mentais.
• Use quando precisa descobrir a verdade (ou desmascarar mentiras), desfazer ilusões ou encontrar a resposta mais racional para uma situação. Isso serve para assuntos judiciais também.
• Faça um saquinho mágico (mojo) com sálvia e coloque em seu travesseiro para facilitar sonhos proféticos ou divinatórios, e para afastar pesadelos. Pode ser colocada debaixo da cama para essas finalidades também.
• Leve consigo algumas folhas em sua carteira para atrair dinheiro. Funciona muito bem em saquinhos e pós mágicos para essa finalidade.
• Acaricie uma planta de sálvia (esfregue delicadamente com suas mãos e sinta o aroma) ou beba um chá de sálvia para fazer um aterramento energético.
• Adicione o óleo ou as cinzas do incenso natural de sálvia em feitiços para adicionar um toque de sabedoria nos resultados.
• Consagre seus oráculos e instrumentos divinatórios com óleo essencial de sálvia, ou faça aromatizadores para essa finalidade - isso aguçará sua intuição e favorecerá a sabedoria na hora de utilizá-los.
• Decore seu altar com raminhos e folhas de sálvia para atrair equilíbrio, sabedoria e clareza para sua vida espiritual.
• Queime em homenagem aos falecidos e em ritos fúnebres para auxiliar no luto saudável e também na interação com os espíritos bem-intencionados - ótimo para o culto ancestral.
• Faça varetas para defumação amarrando bem várias folhas de sálvia e queime para purificar e consagrar seu altar, instrumentos mágicos, cristais, e até mesmo ambientes e pessoas antes de rituais.
• Acrescente em feitiços e rituais relacionados à cura emocional - superar um relacionamento, se afastar de alguém que é prejudicial, acabar com um sentimento de amor não-correspondido, se livrar das mágoas, recuperar o amor próprio.
• Se você quer purificar sua casa mas não pode fazer a defumação clássica, ferva algumas folhas de sálvia em uma panela com água, mentalizando a purificação através do aroma e do vapor. Se quiser intensificar a limpeza espiritual, dilua a água fervida em um balde, acrescente os produtos de limpeza normais e limpe fisicamente sua casa com ela.
Feitiço de Dissipamento da Confusão com Chá de Sálvia
Você precisará de:
• 5 folhas de sálvia - secas ou frescas, tanto faz.
• 200ml de água fervente.
• Uma xícara.
• Açúcar, mel ou adoçante (opcional).
Esse feitiço é perfeito para quando você se sentir para baixo, confuso, depressivo, em estados similares de turbulência emocional ou mental. Antes de mais nada, certifique-se de que não será perturbado por alguns minutos; vá para um local adequado se possível. Recomendo que seja feita uma purificação simples no ambiente antes também.
Concentre-se. Coloque as folhas de sálvia dispostas dentro da xícara formando um pentagrama. Derrame a água fervente sobre as folhas, e feche os olhos. Pense em tudo que está acontecendo, nas suas confusões e medos, nos sentimentos negativos que carrega. Respire fundo, conscientemente, em um padrão ritmado que seja confortável pra você. Sinta o ar entrar em seus pulmões e lhe encher de oxigênio; cada vez que você expira, sinta suas preocupações indo embora com a expiração.
Após uns 5 minutos fazendo o exercício de respiração consciente e ritmada, coe as folhas e adoce o chá se quiser. Beba com calma, visualizando uma nuvem cinzenta pairando sobre você; toda vez que você ingere o chá, é como se essa nuvem se dissipasse, sumisse no ar. Peça para que a sálvia purifique sua mente e seu coração, mentalize o equilíbrio retornando para seu corpo. Sinta-se renovado, com sua clareza mental e emocional recuperada.
Se quiser, você pode pegar as folhas que usou para fazer o chá e queimar no caldeirão para banir definitivamente seus sentimentos prejudiciais e negativos. Do contrário, você pode enterrar na natureza enquanto visualiza as energias sendo absorvidas pela terra. Está feito.
☾
Feitiço de Cura Emocional - Para se libertar de amores indesejados e mágoas
Você precisará de:
• 7 folhas de sálvia. Uma para cada dia da semana.
• Uma vela rosa, branca ou preta.
• Uma foto da pessoa. Se não tiver como, escreva o nome inteiro e a data de nascimento em um papel.🌕 Noites de Lua cheia ou início da Lua minguante são apropriadas para começar.
🕒 Dias e horas de Vênus.
Antes de se preparar para dormir, vá para um lugar tranquilo e acenda a vela sobre a foto ou nome da pessoa. Pense em todos os motivos pelos quais aquela pessoa não serve para você - desentendimentos, decepções, incompatibilidades, defeitos, etc. Considere suas qualidades, seus hobbies, e tudo que lhe faz ser único e especial. As coisas que você gosta em você, e que devem ser admiradas sim!
Coloque todos esses sentimentos na folha de sálvia. Queime na chama da vela, e observe atentamente até que termine de queimar. Peça para a sálvia purificar seu coração, e permitir que apenas sentimentos saudáveis floresçam nele. Apague a vela e guarde, junto com a foto (ou nome) da pessoa, e as outras folhas de sálvia.
Na noite seguinte, até completar uma semana, repita o feitiço. Depois do primeiro dia, não há mais necessidade de pensar na pessoa, ou nos sentimentos que tinha por ela (mas continue acendendo a vela sobre a foto ou nome). Ao queimar a sálvia, pense em você, no que você gosta de si mesmo, no que gostaria de começar a apreciar, enalteça seus pontos fortes e considere como melhorar seus pontos fracos. Torne esse ritual em um feitiço para o amor próprio e a cura de si mesmo. Não há espaço para mágoas ou sofrimento no coração de alguém que se ama por completo!
Na sétima noite, queime a foto ou o nome da pessoa na chama da vela. Enterre os restos em um jardim longe da sua casa, e está feito.
☾
Na Bruxaria de Cozinha
A sálvia não serve só como chá, não! É ótima para temperar sopas, caldos, comidas com grãos, molhos, queijos, carnes gordurosas, aves, ovos, peixes, massas, risotos, e combina com outros temperos, como alecrim, orégano, tomilho, alho, pimenta preta, limão, lavanda, louro, cebola e manjericão. Harmoniza muito bem com aceto balsâmico, saladas, legumes e frutas mais adocicados, como cenoura, abóbora, batata ou maçã. Use em pequenas quantidades, pois é bastante aromática e o excesso pode estragar o prato! As flores de sálvia são comestíveis e podem decorar pratos, saladas e sopas.
A melhor forma de utilizar a sálvia é adicionando-a na manteiga logo no início do preparo, para que solte todo o seu sabor. Não precisa se preocupar, pois ela mantém seu sabor mesmo depois de muito tempo de cozimento. Experimente adicionar duas folhas de sálvia em sopas, feijões ou caldos de ervilha (principalmente aqueles que levam caldo de carne) após o cozimento, logo antes de servir. E é claro, em chás e bebidas, inclusive alcoólicas, como cervejas, a sálvia também cai muito bem.
Na Magia de Jardim
Essa planta adora sol e um solo bem drenado. Fertilize pouco o solo, e a maioria das variedades de sálvia são resistentes ao inverno e ao frio. Plantas reproduzidas a partir de mudas são mais fortes que aquelas plantadas através de sementes. Mantenha um cantinho separado para ela em seu jardim, pois ela cresce e toma conta!
Durante o primeiro ano, colha poucas folhas para permitir que a planta se acostume bem. Depois desse tempo, ela estará grande e bonita, e você pode retirar galhos maiores para colocar secar. O sabor fica mais marcante se você a congelar, apesar de a sálvia reter bastante seu sabor quando seca. Armazene a sálvia seca em um vidro fechado hermeticamente em uma área escura e arejada.
Pode a planta depois que ela florescer, e então não colha mais nenhuma folha até a primavera, para que ela possa desfrutar de um mês ou dois para se recuperar e sobreviver o inverno.
• ☾ •
Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?
A honrar minha querida mudinha de Sálvia,Alannyë Daeris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.