sábado, 11 de abril de 2020

Guia de Saquinhos Mágicos (Mojo ou Charm Bags)

Fonte. Editada pela autora.
   Saquinhos mágicos existem em uma variedade de tradições e sistemas mágicos - são popularizados pelo uso muito comum na tradição afro-americana do Hoodoo. São conhecidos por uma variedade de termos: Mojo bags, Gris-gris bags, Medicine bagsCharm bags ("saquinhos encantados", em tradução livre do inglês), dentre outros. As formas de criar e principalmente lidar com saquinhos mágicos variam de acordo com a tradição específica, e tratarei aqui de saquinhos mágicos na Bruxaria apenas.
   No Hoodoo, o mojo é a morada de um espírito; na Bruxaria, é um feitiço normal, mas que ficará ativo por tempo prolongado dentro de um saquinho consagrado. Existem muitas diferenças entre as mojo bags e as charm bags (que no caso são as da Bruxaria, mas eu costumo chamar ambas de mojo!); uma delas é o fato de que no Hoodoo, você não pode deixar ninguém ver ou tocar seu saquinho. Na Bruxaria, isso depende do praticante, e podem ser colocadas à mostra para angariar energia, por exemplo.
   Na prática, um saquinho mágico é um feitiço dentro de uma bolsa de tecido. É uma das melhores formas de carregar um feitiço com você, pois são bastante usados como amuletos para se levar no bolso ou em volta do pescoço. Para a criação de um saquinho mágico, você escolherá e colocará dentro da bolsinha vários itens carregados magicamente com sua intenção. Esses itens podem ser ervas, cristais, pingentes em formatos específicos (curios), penas, resinas naturais, conchas, flores, cinzas de incenso, ossos, moedas, pedrinhas, raízes, pós mágicos, sementes, papéis com sigilos ou petições, taglocks*, óleos essenciais, enfim. A bolsinha que carregará o feitiço pode ser escolhida de acordo com uma cor específica, ou tecido adequado como seda, couro ou algodão, pois o próprio saquinho também é parte do feitiço.
   As charm bags podem ser criadas para qualquer intenção, mas são mais apropriadas em algumas situações do que outras. Como ficam ativos por um certo tempo - até 3 meses aproximadamente, se não for feita a manutenção -, é melhor para objetivos a longo prazo, ou em situações que você gostaria de ter um amuleto para usar em momentos apropriados. São muito usados para feitiços de cura, amor e atração, auto-estima, sorte, prosperidade e fortuna, proteção e sorte em viagens, para facilitar viagens astrais, afastar pesadelos, enfim. As aplicações são inúmeras, e dependem somente da sua criatividade e necessidade!
 

Passo a Passo: Criando seu Saquinho Mágico


   Como existem várias maneiras de criar e ativar um saquinho mágico, segue abaixo um passo a passo de como eu costumo criar os meus. Você pode adaptar conforme suas práticas e crenças, e desenvolver sua própria maneira de confeccionar os seus. 
   O processo de criação é muito parecido com o de um feitiço, pois um saquinho mágico é como um feitiço dentro de um recipiente de tecido. Portanto, tome os mesmos cuidados que costuma tomar ao criar e realizar seus feitiços.

1. Determine sua intenção.

• Qual será a finalidade do mesmo? Qual o objetivo que ele deve lhe ajudar a alcançar?
• Você pretende usá-lo no pescoço, deixar guardado no seu altar, esconder (ou deixar à mostra) em algum lugar de sua casa? Dependendo do objetivo, ela pode ser colocada em lugares diferentes da casa, como na cabeceira da cama para ter noites tranquilas e sonhos divinatórios.
• Quais propriedades vão de acordo com sua intenção? Isso servirá para determinar a cor e os ingredientes que serão usados.
• Por quanto tempo ele vai atuar? Haverá necessidade de fazer manutenção? Quanto maior o objetivo, mais energia o saquinho mágico precisará, então você deve planejar com antecedência.
• Qual o dia da semana e horário planetário mais adequado para confeccionar o saquinho mágico? Qual a melhor fase da Lua, ou em qual signo é melhor que ela esteja para essa finalidade?

2. Escolha os ingredientes. 


   Primeiro determine os ingredientes mais básicos (e também mais importantes!), que são as ervas e cristais. Geralmente se usa pelo menos uma erva e um cristal, mas você pode criar saquinhos que tenham apenas ervas, ou nenhum cristal. Outro item bastante acrescentado são papéis com sigilos, runas ou bindrunes, símbolos e/ou petições. O ideal é que esses papéis sejam criados especificamente para o saquinho mágico, e ativados antes de acrescentar - leia mais sobre isso no texto sobre as petições mágicas.
   Existem uma infinidade de coisas que podem ser acrescentadas em saquinhos mágicos, incluindo símbolos como um pingente de cobra para proteção, pelo de gato preto para sorte, uma moeda dourada para fortuna, uma mini-ferradura para sorte, enfim. Nesse aspecto, depende muito de você e do que você considera apropriado para sua intenção. A sua intuição pode ajudar muito!
   Se o seu saquinho mágico tem outra pessoa como alvo (lembrando que podem ser feitos para cura de um ente ou animal querido, atrair sorte para uma pessoa amada, etc), separe um taglock, ou seja, um item que tenha conexão com a pessoa-alvo. Isso criará um link mágico simpatético. Você também pode acrescentar um item simpatético seu se o saquinho mágico for para você. Exemplos de taglocks: fios de cabelo, saliva, um pedaço ou fios de tecido da roupa da pessoa, unhas, fluidos corporais, uma foto da pessoa, a assinatura dela, um objeto que era dela ou que foi usado por ela recentemente, enfim. O próprio nome completo e data de nascimento escritos em um papel funcionam como esse link mágico.
   Tradicionalmente, saquinhos mágicos são feitos com um número ímpar de ingredientes, e não se deve passar de 13. Porém, a quantidade de ingredientes pode ser escolhida baseado na numerologia, e nesse caso, vai de você se acredita ser melhor usar apenas números ímpares ou se não faz diferença. Eu não me importo em usar números pares nos meus.

3. Escolha e/ou confeccione o saquinho.


Exemplo de saquinho mágico
de organza, para bons sonhos.
Fonte.
   Você pode usar um saquinho pronto de organza (ou de outros materiais) com uma cor apropriada,
ou confeccionar o seu saquinho do zero, usando tecido e linha da cor adequada. Caso prefira costurar você mesmo, durante a costura, concentre-se na intenção para intensificar ainda mais o potencial do seu saquinho mágico. Se você pretende usar o saquinho como um amuleto em volta do pescoço, esse é o momento em que é possível colar ou costurar uma fita ou barbante de tamanho adequado para isso.
   Eu gosto de confeccionar os saquinhos já dentro de um círculo mágico, com tudo pronto para a ativação do feitiço, aproveitando para acrescentar minhas energias e intenção na hora de costurar o saquinho.

3. Invoque as propriedades dos ingredientes.


   Conforme você acrescenta cada um dos materiais dentro do saquinho, invoque a propriedade do item. Você pode conversar com ele, falar um encantamento, e pedir que trabalhe a seu favor. Por exemplo, pegue as ervas, uma por uma, e diga: "Você atrairá [a propriedade] para minha vida". No caso dos curios, ou pingentes e símbolos, diga: "Você simboliza [a propriedade], portanto, atrairá ela para minha vida". 
   Faça isso com todos os ingredientes que acrescentar ao seu saquinho, um por um, enquanto coloca dentro dele. Se possível, essa invocação deve ser feita logo antes da ativação do saquinho (ou seja, em um ambiente preparado e com bastante concentração e foco).

4. Feche o saquinho.


   O momento de fechar é simbólico e representa que o feitiço está pronto e basta ser ativado. Portanto, ao fechar, mentalize seu objetivo. Você pode usar fitas coloridas de cores adequadas ou cordões para amarrar, se o seu saquinho não tiver um fecho embutido. Há alguns casos em que você pode costurar o saquinho e selar definitivamente, principalmente se não pretende reutilizar os ingredientes ou abrir para fazer a manutenção.

5. Ative.


   A ativação é o ato de consagrar o saquinho para a finalidade escolhida. É equivalente ao momento de lançar um feitiço, portanto, funciona de maneira similar. Prepare o ambiente como você costuma preparar para atividades mágicas, e trace o círculo mágico se costuma usá-lo. Você pode consagrar para os quatro elementos, ou simplesmente dizer ao saquinho para que ele servirá.
   Exemplo simples de ativação:
   Acenda um incenso e uma vela de cor adequada, e desenhe um pentagrama no ar com a fumaça de incenso sobre o saquinho, enquanto invoca as energias do universo (se quiser, pode acender uma vela e convidar uma divindade também). Pegue o saquinho em mãos e concentre-se na intenção. Visualize sua energia viajando pelo seu corpo, e levando sua intenção para o saquinho através de suas mãos; enquanto isso, mentalize seu objetivo, pense no seu desejo se tornando real.
   Passe o saquinho pela fumaça do incenso, enquanto diz qual será a finalidade daquele saquinho. Pode ser algo como: "Eu lhe consagro e lhe ativo para a finalidade tal, para que você trabalhe a meu favor, e me ajude a alcançar meu objetivo, até o momento de seu encerramento, que será determinado por mim. Que assim seja feito!".
   Deixe o saquinho do lado da vela até que ela termine de queimar, para que o feitiço absorva toda a energia da vela. Está pronto, e já pode ser colocado no altar ou em sua casa, ou guardado para usar em momentos apropriados nos quais você precisa da energia do saquinho.

6. Energizando e fazendo a manutenção dos ingredientes.


   Depois de pronto, o saquinho mágico pode ser energizado e empoderado de várias maneiras. Se você quer que seu saquinho continue ativo por bastante tempo, precisa fazer a manutenção de alguns ingredientes, como ervas e cristais. A energização e manutenção podem ser combinadas com dias e horários planetários ou fases da Lua adequadas para maior efetividade.
   Algumas das coisas que podem ser feitas para prolongar o efeito de uma charm bag:
• Trocar as ervas. Retire as antigas, queime no caldeirão (ou enterre), e coloque novas.
• Purificar e energizar os cristais, depois recolocar no saquinho. Bom para ser feito em fases da lua apropriadas.
• Acrescentar pós ou sais mágicos.
• Pingar algumas gotas de óleo essencial dentro ou sobre o saquinho. Isso é interessante de se fazer semanalmente.
• Acender um incenso, uma vela ou um smudge stick (vareta defumadora de ervas) e direcione a energia para o saquinho mágico.
• Colocar sob a luz do sol ou a luz da lua por algum tempo.
• Canalizar energia da Lua, de estrelas ou objetos cósmicos apropriados.
• Falar um encantamento apropriado sobre o saquinho.
• Entoar mantras e meditar com o saquinho.

7. Encerrando o feitiço.


   Quando não há mais necessidade para o saquinho mágico, ou se você quiser desfazer/encerrar o feitiço, basta abrir e retirar os itens de dentro. Alguns materiais podem ser purificados e reaproveitados (seja para magia ou seja para outras finalidades), como cristais, conchas, moedas, minerais e pingentes. Outros devem ser enterrados ou queimados, como ervas, raízes, sementes, papéis, fotografias, pós mágicos e afins.
   Há situações em que pode ser melhor se desfazer de todos os ingredientes usados, e enterrar ou queimar todo o saquinho, mas isso depende do praticante e da finalidade para a qual aquele saquinho foi feito.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A costurar,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.