Sinopse (na língua original): From the evil eye to the crucifix, this treatment presents a thorough and fascinating exploration of amulets and talismans of many cultures and traditions. The British Museum's noted Egyptologist examines the origins of seals, stones, rings, and other items related to Arab, Persian, Babylonian, Assyrian, Egyptian, Ethiopian, Gnostic, Hebrew, and other sources.
Ficha Técnica
Autor: E. A. Wallis Budge
Ano: 1968
Editora: Citadel Press
Páginas: 543
Posso assegurar com tranquilidade que essa foi uma das obras mais interessantes e informativas que já li sobre a natureza da magia na antiguidade, tendo seu enfoque nos instrumentos mágicos conhecidos como amuletos e talismãs. Começa elucidando o que são esses objetos curiosos, mas vai além das diferenças e similaridades entre eles.
Ainda que o tamanho volumoso de páginas possa assustar, cada página se mostra mais valiosa que a anterior, e não há como não se impressionar com o entendimento imenso que Sir Wallis E. Budge demonstra sobre o assunto, transmitindo-o com simplicidade e grande acessibilidade linguística.
Diversas tradições religiosas e espirituais são descritas com profundidade e embasamento arqueológico - como as crenças dos povos egípcio, babilônico, hebreu, árabe, chegando até os cabalistas e cristãos -, apresentando uma visão sempre elucidativa, longe de tendências e distorções. Devo dizer que desmistificou e aprofundou muito meu olhar sobre algumas das culturas citadas.
Temas imprescindíveis para compreender o pensamento dos antigos, como o Mau Olhado (The Evil Eye), Astrologia clássica, Kabbalah, e até as propriedades de pedras preciosas estão presentes com explicações precisas e fontes confiáveis.
As referências e citações de trechos ou obras são dignas de elogios, e me introduziram a leituras pouco difundidas, ou esquecidas pelo meio esotérico moderno, mas cada qual com alto nível de qualidade e importância. Diversas imagens são usadas para ilustrar as explicações e descrições de objetos ritualísticos, incluindo alguns amuletos raríssimos e até uma relação enorme de todos os tipos/formatos de talismãs egípcios - que acompanha uma relação incrível de seus usos e simbolismos principais, preciosíssima para keméticos como eu!
A honrar sua memória nesse Samhain,
Alannyë Daeris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.