Em Tarô vida e destino, segundo volume da trilogia, o leitor encontrará toda a simbologia clássica pela qual as imagens arquetípicas contemporâneas são ilustradas, incluindo uma inovadora estrutura (arcano sucessor e ressoante) e diversos planos de leitura para uma interpretação segura na taromancia. O ensino dos arcanos se processa em conceitos-chaves e em exemplos do cotidiano, possibilitando fácil compreensão para as tiragens que serão apresentadas no terceiro volume da trilogia (Tarô, oráculo e métodos).
Ficha Técnica
Autor: Nei Naiff
Ano: 2001 (primeira edição) - 2019 (da Alfabeto)
Editora: Alfabeto
Páginas: 452
A trilogia da qual esse livro faz parte é certamente um dos mais referenciados materiais de estudo do Tarô em língua portuguesa, e como tal, estava na minha lista de leituras há anos, mas só tive a oportunidade de adquiri-lo esse ano. Optei pelos volumes 2 e 3, na intenção de comprar o 1 assim que terminar a leitura desses dois cujos conteúdos são mais relevantes aos meus olhos. Após ler o segundo volume, percebi que teria sido ideal ler a sequência na ordem, pois há conceitos introduzidos no primeiro que se fazem úteis no segundo livro. Mas nada que impeça o entendimento do que é dito na obra.
É uma leitura didática, bastante acessível em seu linguajar, e capaz de transmitir com clareza as noções essenciais sobre os arcanos, oferecendo paralelos mais tangíveis sempre que possível - com ditados populares, analogias e exemplos que facilitam o entendimento de determinadas energias abstratas. A estrutura que Nei usa para ensinar o Tarô é digna de elogios, e apesar desse volume tratar de um conteúdo maçante e denso, em todos os momentos o livro se mostra simples e direto ao ponto, sem florir ou complicar o assunto.
O autor apresenta seus ensinamentos pautados no tradicional Tarô de Marselha, que certamente serve de base para o estudo e aprendizado de qualquer outro tipo de Tarô, ainda que alguns detalhes e interpretações possam diferir na hora de realizar a leitura de um baralho diferente, como o Waite-Smith - seja por questões simbólicas ou arquetípicas. Isso não impede paralelos de serem traçados, mas suas explicações podem não corresponder tão bem a outros baralhos.
Como um ponto de partida ou um aprofundamento acerca dos arcanos maiores e menores, é um ótimo aliado. As palavras chaves são muito adequadas e há informações preciosíssimas apresentando as dinâmicas entre as cartas, especificando suas potencialidades de diversas formas - inclusive quando estão invertidas, seus aconselhamentos, e no caso dos arcanos maiores inclui ainda mais detalhes, como os atributos das cartas nas esferas da vida (material, mental, sentimental e espiritual). Vale muito a pena o investimento, se você deseja ampliar sua relação com cada uma das lâminas do Tarô e compreender melhor esse oráculo maravilhoso.
A me recuperar do Samhain,
Alannyë Daeris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.