A constante fuga da realidade e a rejeição das experiências tidas como negativas ou tediosas não é compatível com o autoconhecimento e a verdadeira vivência da espiritualidade. Todo e qualquer caminho religioso tem suas diretrizes éticas, sociais e comportamentais sobre seus devotos, e o sacrifício é um tema recorrente, principalmente ao considerarmos as diversas manifestações religiosas pagãs da Antiguidade, ou as religiões abraâmicas.
Refiro-me aqui não somente ao sacrifício estereótipico que consiste na oferta de sangue, de carne, grãos, ervas, materiais ou itens variados, mas aos sacrifícios de tempo, esforço, recursos, e tantos outros que se mostram necessários ao longo da jornada espiritual. Sacrificar o lazer em prol dos estudos, os momentos livres em atos de caridade, priorizar a espiritualidade acima da vida mundana - um sacrifício não pode ser fácil por via de regra, e por isso mesmo configura um ato profundo de devoção.
A etimologia da palavra sacrifício remonta ao latim, em que "sacer" significa "sagrado", e a raiz "facere" significa "fazer". Tornar sagrado, fazer o que é sagrado. O sacro ofício - damos e recebemos. É inerente na relação entre humanidade e divindade o gesto de se doar espontaneamente ao Divino, e o sacrifício cumpre esse papel, seja ele concreto ou simbólico. Abrimos mão de coisas importantes em prol de algo ainda maior em nossas vidas, e provamos nossa fidelidade e consideração para com as forças que cultuamos, pois é assim que a reciprocidade se consolida.
Oferendas pomposas e caras não substituem um sacrifício honesto, feito de maneira singela mas com muito amor. Não podemos "comprar" o fortalecimento dos nossos laços espirituais com ofertas materiais, nem o avanço de nossas habilidades apenas com atitudes rasas e de pouca importância. Se queremos uma vida profindamente integrada ao Sagrado, o sacrifício de si é a tônica absoluta.
A estabelecer prioridades,
Alannyë Daeris
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