quarta-feira, 20 de maio de 2020

Herbanário: Cominho

Fonte. Editada pela autora.
Nome cientifico: Cuminum cyminum.
Gênero: Masculino.
Elemento: Ar, em outras fontes Fogo.
Correspondência Planetária: Mercúrio, em outras fontes Marte.
Correspondência Zodiacal: Escorpião e Áries.
Usos mágicos: Proteção, banimento de negatividade e energias prejudiciais, amor, fidelidade, luxúria, paz, harmonia mental, previne roubos e furtos, abundância, sucesso, oferendas.

Fonte.
   O cominho é uma planta muito antiga, nativa do Mediterrâneo, tendo sido usada por várias civilizações - celtas, romanos, árabes, nórdicos e muitos outros. Na antiguidade, simbolizava a ganância, motivo pelo qual o imperador romano Marco Antônio era chamado de "Cuminus" por seus íntimos. Por outro lado, era sagrada para a deusa Roma, a personificação divina do Estado romano, e também para o deus árabe Dushara.
   No Codex Ebers, um papiro datado de aproximadamente 1550 a.C. no Antigo Egito, o cominho é citado com sândalo e alfarroba em uma receita de pó medicinal para afastar más influências ou energias causadoras de doenças. Para a civilização egípcia, o cominho era tão importante que era uma das oferendas feitas para os deuses, e enterrado com os mortos para que seu alimento fosse saboroso no pós-vida; acredita-se que era utilizado também no processo de embalsamento, e em feitiços em geral.
Semente de cominho, que é a parte
mais utilizada dessa erva. Fonte.
   Diz-se que a semente de cominho tem o "dom da retenção", portanto, pode evitar tentativas de roubo, furto ou subtração de seus pertences. Também pode ser usada para evitar perdas acidentais, e para amarrar (bind) uma situação ou conter uma pessoa. Por fim, acrescente as sementes em poções de amor, especialmente as que levam vinho vermelho em sua composição.
   Para proteção, você pode queimá-lo, espalhar no ambiente ou misturar com sal em pós mágicos e feitiços similares; é bem efetivo em banhos mágicos que visam proteger contra energias prejudiciais ou negatividade. E é acrescentado em saquinhos mágicos, amuletos e incensos com objetivo de prosperidade, sucesso, paz, tranquilidade e clareza mental. No geral, pode ser usado para promover um equilíbrio saudável das suas interações dentre o mundo material e o mundo espiritual.
   Para usar na culinária, uma dica que realça muito o sabor e aroma do cominho é tostar muito levemente as sementes na frigideira antes de usar, para que o calor solte os óleos contidos na semente. As sementes moídas perdem o aroma e o sabor em cerca de 1 a 2 meses, então compre inteiras e moa quando necessário. Harmoniza muito bem com carne bovina e ovina, frangos, peixes, feijões e grãos, sopas, batatas, pães. Na França e na Alemanha é um ingrediente de bolos e bebidas, como um licor chamado kummel. Na Índia, é usado em receitas de curry. Em qualquer utilização culinária, você sempre pode invocar as propriedades do cominho para energizar com sua intenção!

Incenso para Abençoar a Casa e Trazer Prosperidade e Sucesso


• Uma parte de cominho.
• Uma parte de louro moído.

🕒 Horas e dias de Sol ou Júpiter.
🌕 Lua cheia ou crescente.

   Você pode fazer com bastante quantidade de ervas para guardar e utilizar em várias oportunidades; essa receita gera um incenso solto para ser queimado no caldeirão. Para preparar, é só se concentrar e misturar os ingredientes, abençoando-os com sua energia para a finalidade desejada.


Saquinho Mágico da Retenção


   Um feitiço pessoal criado com a finalidade de proteger seus objetos e evitar o roubo ou a perda acidental.

Você precisará de:
• Um saquinho ou tecido, linha e agulha para costurar o seu.
• Sete sementes de cominho.
• Três folhas de manjericão.
• Uma casca de alho.
• Opcional: Óleo essencial ou incenso de vetiver, junípero ou artemísia.

🕒 Dias e horas de Júpiter, Sol ou Marte.
🌕 Lua cheia.

   Reúna os ingredientes e concentre-se. Costure seu saquinho e purifique-o depois de pronto - eu gosto de soprar sobre o tecido, visualizando a limpeza através do ar; se preferir, use a fumaça do incenso.
   Segure as sementes do cominho, do manjericão e do alho e invoque suas propriedades; você pode falar algo como:

"Cominho, com seu dom da retenção,
Conceda a esse saquinho a proteção,
E estenda ao objeto que lhe contém,
Não importa em que lugar vocês estão."

   Agora, segure as cascas de alho e continue falando o encantamento, enquanto acrescenta em ordem os ingredientes.

"Eu acrescento ao feitiço também,
Alho, (óleo) e manjericão
Para que todos evitem a subtração
Ou o extravio desse precioso item."

   Por fim, feche ou costure o saquinho, e consagre de alguma maneira. Passe na fumaça do incenso, desenhe um pentagrama com o óleo ou com seu próprio dedo, enfim. Para utilizar, basta guardar o saquinho mágico junto do objeto que você não quer perder, e especificar ao saquinho qual é o objeto que ele está protegendo - pode ser aplicado para o recipiente todo, como uma mochila e todos os seus pertences, por exemplo.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A moer sementes,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.