quarta-feira, 7 de julho de 2021

Resenha: Baralho Petit Lenormand, de Geraldo Spacassassi

   Sinopse: Este livro, pelo seu caráter didático e pela excelência do material de pesquisa nele contido, é acessível aos principiantes, mas também interessará aos conhecedores desse baralho, que certamente serão atraídos pela análise extensiva do tema enfocado em cada uma de suas lâminas. Trata-se de uma releitura criteriosa desse poderoso oráculo europeu - errônea e vulgarmente conhecido como “baralho cigano” - buscando libertá-lo de crendices e agregações espúrias que lhe foram imputados ao longo do tempo. Nesta pesquisa, o baralho Petit Lenormand é abordado além das fronteiras da função meramente adivinhatória. O simbolismo de suas lâminas constitui um conjunto de chaves por meio das quais os portais das câmaras do conhecimento podem ser abertos. A maneira como cada pessoa utilizará essas chaves, se decidir fazê-la, é uma tarefa estritamente individual e, consequentemente, nada fácil! labor para toda uma vida. Esclarecimento importante esse livro é vendido sem o baralho por uma questão de direito autoral. O baralho Lenormand que ilustra esta obra é importado, como tantas outras versões disponíveis no mercado.

Ficha Técnica

   Autor: Geraldo Spacassassi
   Ano: 2014
   Editora: Clube de Autores
   Páginas: 264

   Tenho sentimentos agridoces sobre essa obra, mas comecemos pelos aspectos positivos. A introdução e a apresentação histórica do Petit Lenormand são bastante adequadas, e rapidamente me impressionei com as correlações que o autor propõe com as Casas do Zodíaco e a numerologia, que fazem enorme sentido e trazem um olhar profundo e diferenciado para o estudo do Lenormand.
   Fui surpreendida pela inclusão das leis herméticas e uma breve explicação sobre elas no começo, e ela se torna bem compreensível conforme o livro prossegue e faz uso desses conhecimentos para elucidar aspectos do oráculo. As associações da cartomancia com os símbolos funciona perfeitamente, e trouxe muita lucidez para algumas dessas combinações que não entendia tão bem, como o Homem + Ás de Copas e Mulher + Ás de Espadas.
   A teoria, entretanto, é apresentada de forma muito metafórica e por vezes soa desconexa, sem muita funcionalidade prática real. Não é uma obra de cartomancia convencional onde você encontra palavras chaves para as cartas e listas de informações, como o próprio autor afirma no livro. Essa intenção não é errada por si só, mas a forma como foi executado deixou a desejar em diversos sentidos para mim.
   As reflexões trazidas em cada uma das lâminas do baralho são interessantes em certos pontos, e certamente convidam a um pensamento mais profundo e considerado, mas parece que falta alguma coisa para dar maior coesão ao texto, e organizar os pensamentos que estão soltos - apesar de até ajudarem a entender um pouco a energia por trás dos símbolos, o faz de forma que julgo limitada e confusa em certos momentos.
   A parte prática em si é enxuta mas bem escrita, com uma boa parcela de conselhos úteis mesclados com alguns poucos que não acho que servirão para todos, mas também não devem causar malefício algum. Basta considerar conforme seu julgamento pessoal e concordar ou descartar aquilo que não faz sentido para sua relação com o Lenormand.
   Sinto que algumas informações que aprendi nesse livro são válidas e construtivas, mas em minha opinião apenas cartomantes já versados ou bem encaminhados na arte do Petit Lenormand devem considerar essa leitura, já que os iniciantes buscam e necessitam de outras informações mais concretas e básicas, e não acompanharão tão bem as reflexões - ainda que eu mesma tenha tido uma parcela de dificuldade, pois parecem levar à divagação e distração imediatamente.

A aprofundar o olhar nas lâminas,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.