terça-feira, 31 de maio de 2022

As Cartas Egípcias para os Mortos

   A expressão Cartas para os Mortos/Ancestrais (Akhu) é uma denominação moderna conferida a um conjunto de escritos egípcios dedicados aos espíritos dos entes falecidos, que abrangem fragmentos arqueológicos datando desde o final do Império Velho (aproximadamente 2686 a.C - 2181 a.C), até o Império Novo (1550 a.C - 1069 a.C). A prática de escrever cartas ao mortos tinha a intenção de rogar para que os ancestrais amados - mais próximos dos Deuses e, portanto, aptos a interceder em causas humanas - operassem favores, bênçãos e ajuda espiritual ou material a quem os pede.
   Os propósitos mais frequentes nas petições tinham como finalidade a cura de doenças, questões de fertilidade, fortuna e heranças. Homens e mulheres podiam ser remetentes e recipientes de Cartas, contudo, há uma maior representação do gênero feminino nelas. Além de terem sido inscritas em papiros, os principais achados arqueológicos são compostos de tigelas de cerâmica, e também em pedaços de linho, estatuetas, estelas de pedra e ostraca (fragmentos de barro). Quando usadas como cartas, é provável que as tigelas de cerâmica também contivessem oferendas alimentícias para os recipientes falecidos.
   A escrita era primariamente hierática, e a disposição das inscrições no objeto podia se dar em colunas ou em círculos no caso das tigelas, começando na borda e espiralando para o centro. Não há como determinar com certeza se eram os próprios remetentes que escreviam suas cartas, mas é certo que algumas foram feitas por escribas profissionais, contratados para isso. O Brooklyn Papyrus - uma Carta para os Mortos extensivamente estudada pelos arqueólogos -, sugere pela presença de uma linha de texto, que elas eram recitadas em voz alta na hora de "entregar" ao ancestral correspondente.
   Os locais de depósito das Cartas eram as tumbas dos falecidos citados na petição. Quando não era possível enterrar junto ao falecido que estava sendo peticionado para ajudar, os egípcios enterravam as Cartas em outras tumbas, com a crença de que o próprio ato de enterrar cria uma conexão entre a terra e o divino, permitindo a comunicação. Poucos egípcios sabiam ler e escrever, mas isso não parecia ser capaz de impedir o entendimento entre vivos e mortos - provavelmente, o ato de se tornar um Akhu (espírito luminoso) concede capacidades ao falecido, que passa a poder entender as cartas direcionadas a si, mesmo que não soubesse ler enquanto vivo.
   São consideradas de cunho íntimo e emocional, pois essas cartas tratavam de súplicas honestas em situações de angústia, em que só restava a ajuda dos mortos, ou problemas que somente eles poderiam resolver. Os egiptólogos consideram difícil determinar a quantia existente de Cartas devido às características particulares que variam entre si. Entretanto, elas costumam seguir um padrão, uma combinação dos componentes a seguir:

1. Citação do falecido pelo nome, geralmente incluindo seus títulos e a relação que esse ancestral tinha com a pessoa que está realizando a petição. Sempre eram indivíduos que haviam morrido recentemente e de um parentesco próximo.
2. Saudação do falecido, que assumia a forma de uma fórmula de oferenda (Hetep di Nisut), de boas intenções, ou outro tipo de invocação.
3. Constatação do problema que a pessoa enfrenta. Geralmente são explicações vagas, mas elas fazem menção a uma injustiça que entende-se ter sido gerada por forças espirituais.
4. Petição pelo resultado desejado para a situação. Às vezes, esse desejo é bem articulado e a pessoa relata inclusive o que fará em troca da ajuda do ancestral.

   A elaboração desses artefatos foi perdendo a popularidade com o passar das dinastias, como evidenciado pela diminuição de itens conhecidos contendo Cartas para os Mortos. Doze são conhecidas do Primeiro Período Intermediário e Império Médio, quatro do Segundo Período Intermediário e Império Novo, nenhuma do Terceiro Período Intermediário e apenas uma do Período Tardio. A possibilidade levantada por historiadores é que as Cartas tenham sido substituídas por outras práticas religiosas, como as estelas votivas para Deuses locais e ancestrais deificados (Akhu), ou cartas diretamente para os Deuses.

Referências

A escrever para meus Akhu,
   Alannyë Daeris

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