segunda-feira, 19 de junho de 2023

Epítetos Divinos no Kemetismo

   Os epítetos são uma peça chave no Kemetismo e em outras vertentes do Paganismo pelo mundo, essenciais para o estabelecimento de um culto, devoção, e real entendimento acerca da natureza dos Deuses. É um termo usado em várias áreas de conhecimento, como a biologia, linguística, retórica, e história.
   Religiosamente, é definido como uma alcunha: palavras ou expressões complementares acrescidas a um nome, e que refletem um determinado aspecto ou característica da divindade em foco. Por meio deles, passamos a compreender mais a fundo a natureza imanente dos Deuses, e como em qualquer relação, o resultado é uma maior aproximação, desenvolvimento de laços mais profundos e da compreensão sobre as expressões individuais dos Nomes de Netjer.
   Portanto, em essência, os epítetos são títulos que explicam e demonstram as manifestações divinas, as esferas de influência do deus ou deusa em questão, relações com outros deuses, e fornecem profusa informação sobre como era realizado seu culto, locais onde era reverenciada, seus domínios, bem como a participação em mitos. Há uma diferença entre os epítetos pessoais, que citam uma característica particular da divindade, um aspecto único da sua personalidade que a define, e os epítetos situacionais, que estão relacionados a atividades ou situações, e podem ser compartilhados por outras divindades.
   Os epítetos situacionais costumam estar fundamentados em uma cena (visual ou textual) em que a divindade está inserida, estabelecendo uma relação entre a identidade divina e o contexto imediato. Por exemplo, em cenas ritualísticas de oferendas, havia inúmeras possibilidades de relacionar os itens ofertados com a divindade, utilizando de expressões variadas para explicitar o assunto da cena. Os epítetos pessoais, por sua vez, remontam a períodos muito antigos, e permaneceram praticamente inalterados em sua estrutura e predicação, pois a natureza divina muda pouquíssimo com o passar dos milênios, mesmo que as esferas de influência dos Deuses se expandam e diversifiquem. Como Anúbis, que em seu atributo de deus das necrópoles carrega o epíteto "Senhor da terra sagrada" (nb-tA-Dsr), e Seshat, que em seu papel de arquiteta das tumbas e templos é denominada "Senhora dos construtores" (nbt-qdw).
   A quantidade de epítetos keméticos conhecidos pelos pesquisadores é descomunal, e tende a crescer conforme os avanços das áreas arqueológica e egiptológica. As fontes para epítetos são extremamente abrangentes, pois são encontrados em quase todos os gêneros textuais do Egito Antigo, não apenas em escritos religiosos como o Livro dos Mortos, os Livros dos Sarcófagos ou das Pirâmides, mas também objetos funerários, textos literários, hinos, litanias, em estelas, na parede das tumbas e templos, em correspondências pessoais, documentos legais e administrativos, ostracon, e até mesmo como parte dos títulos dos sacerdotes.
   Os epítetos abrangem três principais domínios, que se caracterizam por:

1 - Natureza e função.
2 - Iconografia (características físicas, postura e atributos)
3 - Proveniência e cultos locais. Pode ser dividido em outros três subdomínios: 
    4 - Genealogia
    5 - Idade e status
    6 - Mitos e cosmogonias

1 - A natureza de uma divindade costuma estar expressada em seu nome (Sekhmet = a poderosa, Khonsu = o viajante), mas são os epítetos que revelam maiores informações sobre suas esferas de influência, sejam elas naturais ou referentes a atividades humanas. Os epítetos projetam as qualidades ideais do mundo no Divino, e concedem aos Deuses atributos humanos em sua forma mais elevada, como sabedoria, senso de justiça, amizade, fidelidade, compaixão, honestidade. Porém, características distintas ou até sobre-humanas também são comuns, como regeneração, força física e fraquezas, destreza e liberdade de movimento, proximidade ou distância da humanidade. Por exemplo, divindades como Amun, Hathor e Ma'at compartilham o epíteto situacional "que ouve orações" (sDm(t)-sprw/snmHw), que reflete a atenção e receptividade aos devotos e suas necessidades.

2. As características físicas e atributos externos das divindades pelas quais podem ser identificadas na iconografia são adereçadas com frequência, e também estão associadas a gestos e posturas que refletem determinada qualidade - como o epíteto "De braço estendido" (fAj-a, awt-a), característico de Amun-Min, deus que é costumeiramente representado com seu braço levantado como um sinal de sua fertilidade e potência, e também conferido à deusa urubu Nekhbet, que estende sua asa para representar onde ou a quem concede sua proteção.

3. As alcunhas divinas associadas a locais geralmente são formadas de duas partes: "Senhor(a) de" (nb/t), "Regente de" (HqA/t), "Primeiro de" (xntj/t), "Que está/habita em" (Hrj/t-jb), seguidos do nome do lugar. Os dois últimos epítetos costumam indicar deuses ou deusas que recebiam culto local e possuíam devotos nessas cidades, enquanto Senhor(a) e Regente (nb/t, HqA/t) são títulos exclusivos da divindade principal da área.

4. Uma das funções mais comuns dos epítetos é ilustrar as relações familiares, e por isso é tão frequente encontrar títulos que denominam deuses como sendo irmãos e irmãs, pais, mães, filhos e filhas, herdeiros (sn/t, jtj, mwt, zA/t, jwaw) e muitos outros, somados ao nome e/ou outras características divinas.

5. Por status, refere-se aqui ao prestígio ou posição de uma divindade na hierarquia, como sendo "Grande", "Pequeno(a)", "Primeiro(a)" (wr/t, aA/t, nDs/t, Srj/t, tpj/t). No quesito idade, alguns exemplos são "O mais antigo" e "Filho pequeno" (jAw/smsw, Xrd-nxn). Nessa subcategoria, também se enquadram os epítetos que discernem certos deuses e deusas e os separam dos outros, como "Único(a)" (wa/t), "Além do qual ninguém existe" (jwtj-mAA-Hrj-tp.f/.s), "Cuja semelhança não existe (dentre os deuses)" (jwtj-sn.nw.f/.s, jwtj-mjtt.f/.s, n-wnn-mjtt.f, nn-Hr-xw.s-m-nTrw), ou "Que é maior que todos os outros deuses" (wr-r-nTrw-nbw).

6. Inúmeros epítetos se destinam a citar as funções mitológicas e domínios naturais das divindades. As divindades criadoras são designadas pelo lema SAa ("começar"), e assim são explicitados seus atributos primevos e ancestrais. Podem estar associados à cosmogonia, como o epíteto compartilhado de Khnum, Ra, e do sincretismo Khnum-Ra: "Que cria o céu, a terra, a água e as montanhas" (jr-pt-tA-mw-Dww). A participação em mitos é bastante variada, e um exemplo muito comum é o epíteto situacional "Olho de Ra" (jrt-Ra), que foi relacionado a diversas deusas no panteão, para citar algumas: Hathor, Neith, Sekhmet, Tefnut, Bast, Aset (Isis), Mut, Wadjet, Renenutet, Meretseger, Weret-hekau, Sothis, Anuket, até divindades femininas mais obscuras, como Mestjet, uma deusa-leoa que aparece em uma única inscrição conhecida.

Nota importante referente aos epítetos tradicionais do blog:


   A fonte utilizada para as listas de epítetos mais recentes publicadas no blog é o Lexikon der ägyptischen Götter und Götterbezeichnungen, ou "Léxico de Deuses Egípcios e Nomes de Deuses", em idioma alemão - ou seja, foi traduzida da língua egípcia original por um corpo de estudiosos entre os anos de 1995 e 2003. Obtive acesso às listas do Léxico disponibilizadas em inglês em fóruns virtuais; assim sendo, é uma tradução realizada três vezes, e esse processo gera uma margem de inconsistências considerável. Também deve-se levar em conta o alto grau de simbolismo na linguagem egípcia, havendo casos em que mesmo sendo feita uma tradução acurada, o resultado é um epíteto obscuro e cujo sentido se parece perdido ou desconexo. Optei por manter as traduções tão fiéis quanto possível, com adaptações menores e somente efetuadas para preservar o sentido aproximado do título. Também mantive a conjugação encontrada no inglês, que em muitos casos se refere à divindade no plural, e não no singular.

Referências
- Budde, Dagmar. (2011). Epithets, Divine. In Jacco Dieleman, Willeke Wendrich (eds.), UCLA Encyclopedia of Egyptology, Los Angeles. http://digital2.library.ucla.edu/viewItem.do?ark=21198/zz0028t1z4
- Wikipedia contributors. (2023). Eye of Ra. Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/Eye_of_Ra

A reconhecer seus infinitos nomes,
   Alannyë Daeris

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