segunda-feira, 20 de junho de 2016

Instrumentos Mágicos: Parte 1

Foto por Alannyë Daeris. Meus altares e cantinho de estudos há um ano atrás.

   Os Instrumentos Mágicos, também conhecidos como Instrumentos Ritualísticos, são objetos utilizados por bruxos, magistas e praticantes de magia de diversos sistemas mágicos e vertentes. Esses instrumentos auxiliam em atividades mágicas variadas, como rituais, feitiços, poções, dentre outras.
   São utilizados em quase todas as vertentes da Bruxaria, desde a Bruxaria Tradicional até a Wicca, e em vários outros sistemas mágicos. As simbologias e usos dos instrumentos podem variar de acordo com a tradição e vertente. Nem todas as vertentes de Bruxaria utilizam instrumentos mágicos, e muitos praticantes defendem que esses objetos não são indispensáveis para atividades mágicas - no entanto, ajudam a manter a concentração e o foco.
   Cada instrumento mágico possui uma simbologia própria, que auxilia o praticante a se concentrar e focalizar sua intenção durante a realização de um ritual ou feitiço, mesmo que inconscientemente. Essa simbologia evoluiu através de vários séculos, desde as primeiras tradições pagãs até hoje, e seus diferentes significados também ganharam inúmeras atribuições mágicas. Portanto, existem várias formas de utilizar os instrumentos mágicos, e várias simbologias para cada um; cada praticante possui liberdade para usá-los - ou para optar não usá-los - da maneira como quiser.
   É comum que alguns instrumentos ritualísticos sejam confeccionados pelo próprio praticante, pois isso confere uma conexão mais profunda do bruxo, ou bruxa, com o instrumento. Se você não pode fabricar seus instrumentos mágicos sozinho, não se preocupe, pois não há nada de errado em comprá-los prontos, seja de um artesão ou de uma loja.

☽❍

Como escolher meus instrumentos mágicos?


   Primeiramente, você deve saber de que material eles são feitos. Evite plástico, visto que ele não é um bom condutor de energia, e isso é uma importante característica para instrumentos mágicos. Há ocasiões em que o plástico pode ser utilizado - para evitar que o magista entre em contato com energias -, porém são bastante específicas. Para simplificar: evite!
   Cada instrumento mágico possui uma simbologia e uma finalidade; portanto, estude-as para saber qual o material se encaixará melhor em suas práticas. Caldeirões, por exemplo, podem ser feitos de ferro, barro, cerâmica... escolha aquele que suprirá suas necessidades. Um caldeirão de cerâmica, na forma de um conjunto para fondue (exemplo), é uma escolha perfeita para quem tem costume de realizar muias poções. Para aqueles que costumam praticar magia na cozinha, uma panela de barro grande já serve como caldeirão. Mas para quem é mais eclético, um caldeirão de ferro pode ser a melhor opção.
   É essencial estudar todos os instrumentos mágicos, suas finalidades e simbologias pois é possível que você não sinta necessidade de ter todos. Nem todos os bruxos e bruxas possuem sinos, bastões e vassouras mágicas em seus altares, e isso é completamente normal, visto que cada praticante possui suas próprias crenças e práticas. Se funciona, é o que importa.

   Purificação e Consagração


   Antes de utilizar um instrumento mágico, é preciso purificá-lo e consagrá-lo. Isso serve tanto para instrumentos comprados ou feitos em casa.
   A purificação é o processo que retirará todas as energias acumuladas no instrumento mágico, de maneira que ele ficará pronto para a consagração, livre de quaisquer possíveis influências negativas para suas práticas mágicas. Já a consagração é o ato de depositar energias em seu instrumento mágico, para que ele sirva perfeitamente ao seu propósito.

Purificação


   Quanto mais são utilizados, maior a energia acumulada nos instrumentos, facilitando ainda mais a realização de magia com eles. No entanto, é preciso tomar cuidado para não acabar dependente dos instrumentos mágicos.
   Muitos bruxos e bruxas costumam purificar seus instrumentos com certa frequência - de seis em seis meses, no começo de cada Roda do Ano, ou em datas pré-estipuladas. Dessa forma, evitam se tornar dependentes dos seus instrumentos mágicos, e podem renovar as energias contidas neles com certa regularidade, para manter apenas energias benéficas à magia em seus objetos ritualísticos.

   ☾ Ritual simples de purificação

   Separe uma bacia com água e coloque um pouco de sal - grosso ou marinho, se possível -, e acrescente algumas ervas, como alecrim e sálvia. Trace o círculo mágico ao seu redor, se for de seu costume, e deixe os objetos que você quer purificar próximos a você.
   Molhe sua mão na água da bacia, preferencialmente a mão com que você escreve, e respingue a água no objeto. Enquanto você o salpica com as gotas de água, visualize que está purificando-o e retirando todas as energias acumuladas naquele objeto até então. Imagine as energias deixando o objeto, indo embora. Repita o gesto de jogar água no objeto três vezes.
   Se quiser falar algo durante a purificação - como por exemplo: "esteja purificado, que assim seja" -, deixe seu coração lhe guiar.

Para saber mais: Purificação.

Consagração


   Após a purificação, realiza-se a consagração, que é um ritual simples feito para tornar o objeto imbuído com magia e para direcionar essa magia às finalidades corretas. No ritual de consagração - que pode ser feito de várias maneiras -, o praticante dirá ao instrumento mágico para que ele servirá, e depositará energias no instrumento, tornando-o mágico e pessoal.

   ☾ Ritual simples de consagração

   Acenda um incenso de arruda ou sândalo. Caso não tenha, pode optar por um de sua preferência. Segure o objeto em uma mão e o incenso em outra, e envolva o objeto pela fumaça do incenso. Enquanto passa o objeto pela fumaça, diga qual será o propósito dele - mesmo que mentalmente.
   Exemplo: "Eu consagro esse incensário para que me sirva como um instrumento mágico durante minhas práticas. Que esse objeto me acompanhe e me auxilie em meu caminho."
   Então, desenhe um pentagrama no ar, sobre o objeto. Você pode terminar a consagração com uma frase, como por exemplo: "Com o auxílio do Ar, você está consagrado" ou "Com as bênçãos da Arruda (ou a erva do incenso que você escolheu), eu lhe consagro. Que assim seja.".

Para saber mais: Consagrando Objetos.

   Perguntas comuns


 Outras pessoas podem tocar nos meus instrumentos mágicos?
   Não é recomendável que se deixe outras pessoas tocarem. Cada pessoa possui uma carga energética própria, e isso pode acabar influenciando no desempenho do instrumento depois. Ou seja, sempre que alguém tocar em um dos seus objetos ritualísticos, purifique e consagre seu instrumento mágico novamente.

 Preciso ter um altar para guardar meus instrumentos mágicos?
   Não, você não é obrigado a ter um altar para manter seus instrumentos; pode guardá-los em uma gaveta, em uma bolsa, ou em uma caixa. Porém, guarde somente seus instrumentos mágicos e nenhum outro objeto nesse local que você escolher. É recomendável que você enrole-os em um tecido de cor preta, para que não absorvam impurezas ou energias quaisquer que possam estar no recinto.

☾ Como faço a limpeza física dos meus instrumentos?
   Você que sabe; pode fazer com água e sabão, ou com um pano úmido. Depende do material de que o instrumento mágico é feito. Caso queira purificar e reconsagrar o objeto, faça-o logo após a limpeza física.

 Posso dividir meus instrumentos mágicos com outro(a) bruxo(a)?
   Sim, pode! Nesse caso, não é necessário que se purifique e reconsagre os instrumentos toda vez que algum dos dois os utilizar; no entanto, é recomendável que ambos estejam presentes nos momentos de purificação e consagração. O mesmo se aplica para covens ou grupos que dividem seus instrumentos mágicos.

 Preciso ter todos os instrumentos mágicos? O que faço se um ritual pede um instrumento que ainda não tenho?
   Não, você não precisa ter todos os instrumentos mágicos. Seu maior templo é seu corpo, e você sempre pode improvisar com elementos da natureza. Os instrumentos mágicos servem como um apoio, porém não é estritamente necessário utilizá-los para que a magia dê certo.
   Caso você pretenda seguir uma "receita" pronta de ritual que peça um instrumento mágico que você não tem, é possível adaptar o ritual para retirar o uso de um ou mais instrumentos mágicos, mas isso geralmente requer uma experiência com magia um pouco mais avançada.
   Se você ainda não é muito experiente, procure rituais e/ou feitiços que não utilizem os instrumentos mágicos que você não tem, ou tente criar os seus próprios rituais - o que já conferirá uma maior carga energética para sua magia.

Um dos meus objetos ritualísticos quebrou. O que eu faço?
   Jogue fora. Instrumentos quebrados não servem para magia. Lembra da varinha quebrada do Ron em Harry Potter, que mais atrapalhava que ajudava? Então, é exatamente aquilo.
   Se apenas caiu um detalhe ou uma decoração, não tem problema colar de volta.

 Posso consagrar meus instrumentos mágicos para uma divindade?
   Poder, pode. Mas pense bem: uma vez que você consagrar seus instrumentos para uma divindade, utilize-os só com ela. A divindade pode se ofender caso você utilize-os em um trabalho mágico com outra entidade mágica, ou até mesmo com a motivação pela qual você está fazendo um trabalho mágico.
   Caso você realmente queira consagrar um instrumento mágico, consagre apenas um deles - com uma simbologia que tenha sentido - para uma divindade ou um casal de divindades. Assim, você pode deixar aquele instrumento ritualístico somente para atividades mágicas com a presença da divindade a quem você o consagrou, e fica mais fácil substituí-lo ou conseguir outro para as outras práticas mágicas sem a companhia divina.

 Não tenho dinheiro para comprar os instrumentos! O que faço?
   Improvise. Separe uma faca de cozinha qualquer com cabo preto para ser seu athame. Use uma pequena panela de barro ou de ferro para ser seu caldeirão. Arranje uma tigela com sal para substituir o incensário. O pentáculo e/ou prato de oferendas pode ser feito com um prato ou tábua de madeira redonda, basta pintar com tinta de madeira um pentagrama ou outros símbolos em sua superfície.
   Existem inúmeras maneiras de adaptar objetos normais para servirem como instrumentos mágicos, e também várias formas de confeccionar os seus próprios instrumentos - procure vídeos ou tutoriais e você com certeza encontrará dicas para a fabricação caseira das suas ferramentas ritualísticas.
   Detalhe: caso você improvise ou confeccione os seus instrumentos em casa, lembre-se que é necessário purificá-los e consagrá-los antes do uso. E utilize esses objetos somente para suas práticas mágicas. Nada de pegar uma faca da cozinha para ser seu athame e depois do ritual lavá-la e devolvê-la para a gaveta!
   Além de improvisar, um feitiço para prosperidade que dê uma forcinha para conseguir seus instrumentos mágicos sempre pode vir a calhar, não é mesmo?

   Feitiço para prosperidade financeira

   Na parte de baixo de uma vela verde, desenhe um cifrão ou uma runa de prosperidade, enquanto mentaliza a prosperidade financeira que você deseja. Unte-a com azeite de oliva e jogue bastante canela em pó ao redor da vela, enquanto permanece mentalizando a prosperidade.
   Coloque a vela em um pires ou tigela pequena, e deposite várias moedas ao redor. Opte por moedas de valor alto. Cada vez que você coloca uma moeda, visualize a prosperidade e o dinheiro que você quer. Mentalize o porquê você está fazendo esse feitiço, e se visualize completando esse objetivo - ou seja, usando seus instrumentos mágicos.
   Quando terminar de colocar as moedas, acenda a vela e deixe-a queimar até o fim. Se você quiser, pode falar algo em voz alta para fortalecer seu pedido por prosperidade financeira. Caso precise apagar a vela por quaisquer motivos, lembre-se de acendê-la novamente quando puder, até que ela queime por completo. Enterre as moedas e os restos da vela em um jardim ou coloque em algum lugar escondido onde haja vegetação como oferenda para os Gnomos.

☽❍☾

A ritualizar de varinha em mão,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

  1. Todas as vezes que entro nesse blog, me sinto em casa. Muito obrigada por tudo isso, por tanto conhecimento compartilhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeada! Obrigada mesmo.
      Que os Deuses abençoem seu caminho! ♥

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.