terça-feira, 21 de junho de 2016

Instrumentos Mágicos: Parte 2 - O Caldeirão

Óleo em tela por David Cheifetz

   O Caldeirão é um instrumento quase sempre presente no altar de um praticante de bruxaria. Ele representa o Sagrado Feminino, o útero da Deusa, onde ocorrem as principais transformações para criar a vida. É ligado ao elemento éter/espírito, pois une todos os outros (embora há quem o considere do elemento água).
    A simbologia do caldeirão envolve fertilidade, inspiração, abundância, bênçãos, divinação. É utilizado como meio para criar feitiços, cozinhando ou queimando ervas, queimando os pedidos que temos, para cozinhar, ou na preparação de poções. Ao comprar seu caldeirão, você deve ter em mente a finalidade para que seu caldeirão será utilizado, para assim definir o material de fabricação do mesmo.
   É comum observar praticantes de magia com caldeirões diferentes de acordo com suas finalidades. Por exemplo, caso você utilize um caldeirão de ferro para queimar ervas, ele pode facilmente acabar enferrujando. Claro que nem todos precisam ser tradicionalmente de ferro, pois existem outros em materiais que podem lhe servir de formas diferentes.
   É possível encontrar pequenas panelas de ferro, cerâmica ou barro que funcionam como caldeirões; isso varia da sua necessidade. Não se desespere caso você não encontre aquele caldeirão de bruxa clássico, pois não são tão fáceis de encontrar. Além do mais, quando se trata de magia, não há diferença alguma entre uma pequena panela de barro e um caldeirão de ferro com tampa e três pés. O importante é que ele lhe seja útil e funcione magicamente.
   Caso você queira personalizar seu caldeirão para depositar nele suas energias, você pode desenhar ou pintar em sua superfície alguns símbolos relacionados ao Sagrado Feminino, como a triluna ou pentáculos; quaisquer símbolos similares, visto que é um dos instrumentos mais ligado a Deusa, a feminilidade e à transformação.

☽❍☾

   Usando o Caldeirão magicamente!


   Em rituais sazonais, encha seu caldeirão de ervas, folhas e flores da estação. Não gosta de ver as flores murcharem? Não tem problema. Encha-o com perfumes florais ou mesmo água fresca com essências; chás de ervas como camomila ou calêndula servem para este propósito também.
   No inverno, você pode queimar ramos caídos, ou apenas acender uma chama para simbolizar a volta do calor e do sol.
 
   O Scrying é uma prática divinatória frequentemente realizada com o auxílio de um caldeirão. Pode ser feito de duas maneiras: uma consiste em enchê-lo de água - ou outro líquido -, e observar no interior do caldeirão, até que imagens se formem e você consiga predizer o futuro. A outra maneira envolve atear fogo no interior do caldeirão, e sentar em frente a ele, tentando discernir imagens e situações a partir das chamas. Ambas as técnicas de Scrying requerem bastante treino e uma intuição afiada.
   Dica: antes de realizar Scrying em seu caldeirão, ferva um chá de artemísia ou de hibisco nele. Não tem como? Então tente esfregar algumas flores de hibisco, amor-perfeito, cascas de laranja, ou algumas folhas de alface nas paredes de dentro de seu caldeirão. Essas ervas potencializam a divinação e ajudam bastante na intuição!

   ☾ Scrying da Lua Cheia

   Encha seu caldeirão - ou uma tigela com o fundo liso, preferencialmente preta ou branca, caso você não possua um caldeirão - com água durante uma Lua Cheia. Coloque o caldeirão sob a luz direta do luar por pelo menos uma hora.
   Prepare o lugar onde você realizará seu Scrying (que pode ser no interior de casa, afastado da luz da Lua), e purifique-o com um incenso de sua preferência. Trace o círculo mágico, se for de seu costume, e sente-se em frente ao caldeirão. Acenda uma vela branca, sendo ela a única iluminação além da Lua, caso você esteja fora de casa. Peça para os Deuses, a Deusa, ou alguma divindade específica de seu culto lhe acompanhe durante essa divinação. Peça também que lhe auxiliem a discernir o que é verdadeiro através das águas do seu caldeirão, e concentre-se. Deixe sua mente lhe guiar enquanto observa a água dentro do caldeirão.
   Quando sentir que não há mais nada para ver, agradeça aos Deuses ou à divindade que você invocou antes pelas visões, e jogue a água e os restos da vela em algum lugar verde, como um gramado ou um jardim.

Para saber mais: Scrying.

   A atividade mágica mais recorrente quando se trata de caldeirão costuma ser a queima de ervas ou a queima de pedidos. Podem ser feitas juntas ou separadas, e também são uma das formas de feitiços mais simples, visto que são simples e rápidas de realizar.
   A queima de pedidos consiste em anotar em vários papéis tudo aquilo que você deseja, de maneira sucinta e direta. Vale também escrever runas e símbolos relacionados com os desejos que você queimará. E, se quiser complementar, basta adicionar ervas igualmente relacionadas com os pedidos escritos nos papéis. Então, ateie fogo no caldeirão.
   As ervas queimadas no caldeirão, por sua vez, costumam possuir finalidades mais amplas. É preciso apenas colocar um punhado de ervas que tenham a mesma propriedade em comum - prosperidade, por exemplo - e deixar o caldeirão em chamas, com o auxílio de óleos ou de álcool, preferencialmente álcool de cereais. Ao queimar, visualize essa propriedade chegando em sua vida. Depois, deposite as cinzas em um jardim ou gramado, e limpe bem seu caldeirão.

Para saber mais: Ervas MágicasErvas e Compêndio de Ervas

   Além da queima de pedidos e de ervas, é possível adicionar ao caldeirão o nome de pessoas que você quer afastar de sua vida, realizando um banimento não só de situações e energias, mas também de pessoas.

    Feitiço de banimento

   Escolha uma noite de Lua Minguante para que seu feitiço tenha ainda mais poder. Prepare o lugar para o feitiço, e trace o círculo mágico, caso seja de seu costume. Coloque em seu caldeirão um pouco de manjericão, alho e cravo-da-índia, e ateie fogo, com a ajuda de álcool de cereais. Caso não tenha, utilize álcool de cozinha, ou óleos.
   Enquanto o fogo se espalha no caldeirão, vá adicionando o nome das pessoas que você deseja banir de sua vida. Escreva o nome de cada uma delas por completo - uma pessoa por papel -, e jogue os papéis no fogo. Enquanto queimam, visualize aquela pessoa indo embora de sua vida, para nunca mais voltar. Ande em sentido anti-horário ao redor do caldeirão. Deixe seus sentimentos fluírem, dançando, gritando, mas sempre focando no banimento dessa ou dessas pessoas de sua vida.
   Ao final, jogue os restos no lixo - porém, em algum lugar longe de sua casa.

   Queima de coisas e divinação não são as únicas coisas para que o caldeirão serve. Você também pode preparar poções e banhos mágicos, ainda que isso exija um pouco mais de trabalho. Dependendo do tamanho e do formato do seu caldeirão, é possível levá-lo ao fogo - no fogão ou com a ajuda de velas, colocando seu caldeirão em um suporte alto sobre a chama. Se isso for possível, então há mais algumas dicas para você!
   Banhos mágicos são bastante simples, e se parecem com um chá. Geralmente são feitos em panelas de um litro ou mais, mas podem ser feitos em menor quantidade em um caldeirão pequeno. Para fazer um banho mágico, adicione as ervas relacionadas com o que você deseja obter magicamente em um caldeirão cheio de água. Leve ao fogo, deixe ferver, coe e espere amornar. Após seu banho higiênico, jogue esse preparado sobre seu corpo, visualizando-se recebendo as bênçãos e realizando seus objetivos. Deposite as ervas em um gramado, ou separe-as para um outro feitiço.

Para saber mais: Banhos Mágicos e Poções

   ☾ Alguns lembretes sobre o uso do seu caldeirão:
   Evite usar o mesmo caldeirão que você usa para fazer poções para queimar pedidos e ervas. Isso porque a queima geralmente deixa muitos resíduos, que podem contaminar suas poções - tanto física quanto energeticamente. Purifique seu caldeirão de queima sempre que terminar de utilizá-lo.
   Se o seu caldeirão for de ferro, após lavá-lo, seque-o em fogo alto, e tome cuidado com arranhões e fissuras, para que não enferruje.

☽❍☾
Mais sobre caldeirões:
Dançando ao redor do caldeirão.
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.