terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Herbanário: Alecrim

Fonte: Shutterstock. Editada pela autora.

Nome científicoSalvia rosmarinus, antigamente Rosmarinus officinalis
Gênero: Masculino
Elemento: Fogo
Correspondência planetária: Sol. Algumas fontes associam o alecrim ao planeta Vênus, pela conexão com a divindade homônima.
Correspondência zodiacal: Leão
Usos mágicos: Intelecto, memória, fidelidade, amor, fertilidade, imortalidade, alegria, saúde, divinação, lealdade, banimento, prosperidade, sorte, clarividência, energia solar. Também serve para substituir outras ervas em feitiços.

Flowers from Shakespeare's Garden: Rosemary
1906. Por Walter Crane.
   Considerado uma erva sagrada para muitos povos da Antiguidade, há muito conhecimento folclórico e popular sobre o alecrim, citado em cantigas e até mesmo no livro Hamlet, de Shakespeare - "Eis, Alecrim. Isto é para a memória.".
   Gregos e romanos faziam muito uso dessa erva, queimando-a nos santuários em honra aos deuses e para afastar maus espíritos. Os gregos confeccionavam coroas de alecrim que eram postas na cabeça dos estudantes para auxiliar no intelecto e na memória durante os estudos e provas - e pesquisas científicas já comprovam esse saber ancestral. As coroas de ramos também eram utilizadas em rituais e festividades, como casamentos, por sua associação com a fidelidade, o amor e a fertilidade.
   Os egípcios consideravam o alecrim um símbolo da imortalidade, e vestígios dessa erva em tumbas e templos egípcios indicam o uso sagrado e cerimonial da mesma. É símbolo das divindades Afrodite e Vênus - seu nome científico, "rosmarinus", vem do latim e significa "orvalho que vem do mar". Isso se reflete nas flores em intensas tonalidades de azul e violeta (cor que na Antiguidade era considerada um tipo de azul) e no fato de que o alecrim é cultivado próximo ao oceano.
   Na Idade Média, era muito popular e utilizado para proteção contra maus espíritos, quebranto ou mau olhado, e na França era queimado junto de junípero em hospitais para purificar os ambientes e proteger contra epidemias e pragas.
   Por vezes chamado de "costurador do plexo solar", é considerado uma erva muito poderosa para a abertura do chakra na região do umbigo, captando a energia solar. Ele recupera rapidamente as energias perdidas e intensifica a capacidade racional e mental, trazendo coragem, clareza e estabilidade, além de estimular o metabolismo.
   O alecrim é tão multifuncional que pode ser usado para quase qualquer intenção, e todas as suas correspondências são muito poderosas. Por esse motivo, na dúvida, use alecrim! Caso precise substituir alguma erva em feitiços ou rituais, o alecrim geralmente serve bem para essa finalidade, visto que é usado para incontáveis propósitos.

Na Magia de Jardim e de Cozinha


Fonte.
   O alecrim cresce bem em ambientes ensolarados, e basta um vaso de aproximadamente 20cm de diâmetro para seu plantio. Essa erva aprecia ser podada regularmente, e para ser cultivado você pode fincar um raminho na terra úmida e colocar sua mudinha em um local que receba bastante luz solar.
   A melhor época para cortar ramos para replantio é o início do verão; escolha galhos que não estejam floridos. Como é uma planta que aceita podas frequentes, ao manter um pé de alecrim, você pode coletá-lo e utilizá-lo fresco em receitas culinárias e mágicas com certa regularidade. É uma boa companhia para pés de sálvia, repolho, cenoura e feijão.
   É uma erva muito comunicativa, e você pode sentir sua energia muito facilmente conforme cuida de sua plantinha. Para conhecê-la melhor, tente fechar os olhos e tentar ouvir o que ela tem a lhe dizer, sentindo a energia que ela emana. Pode ser que venha em sua cabeça a vontade de trocar o vaso de lugar, adubar a terra, regá-lo um pouco mais; se isso acontecer, considere uma mensagem direta do seu alecrim. Mas se não sentir nada de princípio, não se preocupe; siga sua intuição, continue a conversar com ele, e com muito cuidado e amor seu alecrim crescerá exuberante!
   Na culinária - assim como na magia! -, o alecrim é muito versátil, e seu sabor aromático serve para temperar todos os tipos de carnes (especialmente suínos e frangos), bem como sopas, pães, ovos, batatas, cozidos, molhos, saladas, queijos, massas. Acrescente o alecrim no começo das receitas para aproveitar todo o seu sabor.
   É excelente na aromatização de azeites de oliva e vinagres para a finalização de saladas. Os usos de azeites de oliva com alecrim são inúmeros na magia natural e de cozinha - serve até mesmo como oferenda para os deuses, especialmente Athena.

Azeite de Oliva de Alecrim


• 500ml de azeite de oliva extravirgem
• 2 ramos de alecrim lavados e secos

   Esterilize uma garrafa de 500ml com água quente e deixe secar por completo. Em uma panela, coloque o azeite de oliva e o alecrim, e aqueça em fogo baixo de 5 a 10 minutos. Não deixe ferver ou esquentar demais. Enquanto cuida o processo, visualize as energias do alecrim se soltando no azeite, conferindo seu poder e suas propriedades mágicas a ele.
   Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por meia hora. Então, coloque os raminhos de alecrim dentro da garrafa e despeje o azeite de oliva. Armazene em um local escuro e arejado, e estará pronto para consumo após uma semana descansando.

Usando o Alecrim na magia!


Banho Mágico para Revigorar


• 1 litro e meio de água
• Três ramos de alecrim ou algumas colheres de alecrim seco

   Os banhos de alecrim são muito poderosos. Servem para aliviar estresse, fadiga e preocupações, revigoram o espírito, trazem clareza mental e raciocínio, e deixam a pele e os cabelos mais saudáveis, agindo em queimaduras e lesões. Essa erva também é muito eficiente para aliviar desânimo ou depressão. 
   Ferva a água em uma panela e acrescente o alecrim. Deixe ferver por 5 minutos, desligue e coloque a tampa para que descanse. Após seu banho higiênico, jogue o banho mágico de alecrim em seu corpo, sentindo as energias do alecrim lhe purificando e abençoando com muito vigor e energia.


Amuleto para Favorecer o Intelecto


• Um galho de alecrim 
• Um tecido retangular amarelo ou azul
• Agulha e linha
• Um cordão, barbante ou fita (opcional)

   Comece retirando cuidadosamente as folhinhas do alecrim, enquanto mentaliza as energias de intelecto que você deseja atrair para seu amuleto. Não se apresse; pense em todo o conhecimento que você deseja obter, todas as coisas que existem para se aprender. Fale o encantamento abaixo quantas vezes quiser, podendo repeti-lo em sua cabeça: 
"Alecrim, alecrim querido, que meu intelecto seja favorecido.".
   Ao terminar, vá costurando os lados do tecido, deixando uma abertura para colocar as folhinhas. Coloque o alecrim dentro, e costure o último lado do saquinho, enquanto pensa em como a memória é imprescindível para que esse conhecimento seja relevante. Ao terminar, fale o encantamento abaixo, podendo repeti-lo em sua cabeça: 
"Alecrim, alecrim sabido, que todo conhecimento seja mantido.".
   Está pronto. Coloque-o em seu estojo, em sua mesa de estudos, ou carregue na mochila sempre que for para a faculdade ou para o trabalho. Se quiser, você pode costurar uma fita ou barbante no amuleto para usar no pescoço.

Outros usos do alecrim!


 Chá de alecrim (ou óleo essencial diluído em água) pode ser usado para purificar e consagrar instrumentos mágicos. Também favorece a clarividência.

☾ Em vez de um banho mágico, experimente fazer um escalda-pés de alecrim após um dia cansativo ou quando você se sentir meio para baixo!

☾ Protege contra pesadelos e ajuda a manter os sonhos frescos na memória ao acordar. Basta costurar um saquinho com alecrim seco dentro e colocar em seu travesseiro, ou pingar algumas gotas de óleo essencial no seu travesseiro.

☾ Ter um pé de alecrim em casa protege contra malefícios espirituais e materiais. Também é dito que protege contra roubos.

☾ É um repelente natural de traças e mariposas, portanto, seus ramos secos podem ser pendurados em guarda-roupas - e ainda por cima deixando um perfume maravilhoso.

Um incenso defumador de alecrim
(conhecido como "smudge stick"
em inglês). Fonte.
☾ Para afastar a inveja, queime um ramo de alecrim e enquanto o fogo se espalha, visualize as energias de inveja sendo transformadas pela chama.

☾ Amarre alguns ramos secos de alecrim (vide imagem ao lado) e queime para fazer uma poderosa purificação de sua casa, limpando os malefícios do corpo e espirituais. 

☾ Adicione alguns raminhos de alecrim em uma garrafa de água que foi energizada na luz solar para intensificar ainda mais as energias do sol. Essa água solar com alecrim pode ser usada para limpeza física e purificação espiritual de objetos, pessoas e lugares, e também em qualquer ritual ou feitiço que envolvam energias masculinas ou solares.

☾ Ramos de alecrim são popularmente utilizados para abençoar e purificar; que tal fazer uma "vassourinha" de alecrim para a purificação do seu altar ou de pessoas? Corte o galho de forma que pareça com uma vassoura, e bata-o levemente nas superfícies (ou em volta das pessoas), visualizando as energias sendo dissipadas pelo alecrim.

☾ Coloque algumas folhas secas dentro dos saquinhos dos seus oráculos para que se mantenham protegidos de energias negativas e para intensificar a clarividência.

Algumas informações daqui.
Algumas informações traduzidas daqui.

A homenagear Athena,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.