sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Magia e Paganismo também se estudam pela Ciência - Uma reflexão necessária.

   Esse é um texto que eu publiquei no meu Instagram e não costumo postar as reflexões de lá aqui, mas senti que essa eu precisava trazer para cá também, devido ao seu teor extremamente importante para os tempos modernos.
   Magia e Paganismo não se aprendem só em livros. Não, eu não estou louca - história, mitologia, religião, simbologia, sonhos, civilizações antigas, tarô e oráculos, magia, ervas e bruxaria... Sabe o que todos esses temas tem a ver? Artigos e trabalhos acadêmicos novos sendo escritos ano após ano, por pesquisadores interessados em revelar os mistérios da humanidade!
   Quantos estudos científicos você já leu sobre a espiritualidade? Com que frequência busca estar a par dos avanços dos estudos sobre a ciência das religiões, descobertas sobre os rituais e a cultura dos povos Antigos, novas perspectivas e entendimentos no mundo acadêmico que tangem o esoterismo e todos os seus multifacetados e incontáveis campos de atuação? Se sua resposta for negativa, tá tudo bem, mas lembre que nunca é tarde para começar! Ciência e espiritualidade combinam SIM, e se complementam em vários pontos, desde que haja uma mente aberta e um senso crítico bem apurado para realizar a intersecção, ou em termos mais bruxos, trabalhar nessa encruzilhada "pluridisciplinar".
   Eu lhe convido a sair da sua zona de conforto e buscar alguns artigos, revisões e trabalhos acadêmicos feitos por estudiosos brasileiros (e estrangeiros, claro, para quem domina outros idiomas). Comece pelo Google Scholar. Esses saberes fundamentados em uma metodologia de pesquisa, frutos de muito esforço e dedicação, podem dialogar bastante com práticas espirituais, enriquecendo muito a própria vivência com o Divino. Nem sempre serão as leituras mais agradáveis e gostosas do mundo, mas as informações contidas em suas páginas são sempre de muito valor.
   Alguns talvez gostem de saber que essa foi uma mensagem de Thoth, requisitada ontem à noite enquanto eu lavava a louça e tentava relaxar depois de ter passado o dia escrevendo hahahahah. Thoth ficaria muito feliz em nos ver valorizando mais a ciência, a sabedoria com a qual Ele nos presenteou na aurora do mundo. Thoth é o Senhor da Magia mas também o Divino Professor e Mestre das Ciências, e se Ele trabalha com ambas, quem sou eu pra acreditar que elas não podem andar juntas?
   Ano passado tive a honra de participar da Jornada Magus e uma das transformações mais significativas que essa experiência incrível me proporcionou foi retirar minha trava para desbravar conteúdos acadêmicos com temas relacionados à magia e espiritualidade, pois eles estavam sempre presentes nos encontros e materiais sugeridos. A leitura desses estudos forneceu uma base sólida para que eu pudesse compreender bem mais a fundo diversos conceitos extremamente interessantes e que tem somado bastante em minha própria jornada mágica, e também me aprofundar muito mais no estudo dos meus paradigmas, Deuses de culto e as coisas em que acredito.
   Encerro agradecendo imensamente à Jornada Magus, principalmente aos corações nobilíssimos que a idealizaram e manifestaram, e aos espíritos curiosos que também entraram em busca de aperfeiçoamento, por terem contribuído de forma hercúlea para meus estudos ocultos. Ela está de volta com as inscrições abertas, para mais informações: @mercuriosubversivo e @circulo.mistico no Instagram.

• ☾ •

Quer complementar suas práticas com ingredientes artesanais consagrados?
Edição de janeiro da Revista A Folha da Íbis já disponível no site!

• ☾ •


A decifrar páginas e páginas de pesquisas,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.