sábado, 6 de março de 2021

Festival de Mastigar Cebolas para Bast - e uma sugestão de ritual simples!

   Nos calendários keméticos, existe um feriado que chama bastante atenção por seu nome: o Dia de Mastigar Cebolas para Bast, ou Day of Chewing Onions for Bast, que ocorre dentro de uma semana marcada por festivais e comemorações para Bastet. A data específica da celebração varia, e nesse ano ela está acontecendo dia 5 e 6 de março. Poucas informações e registros da antiguidade a respeito do festival sobreviveram aos tempos modernos, mas podemos insinuar bastante pelo que o próprio nome sugere: era uma data dedicada à deusa da alegria e dos perfumes, no qual se ofertava e se comia esse alimento que era muito presente nos pratos e oferendas dos egípcios.
   Além de serem ofertadas aos deuses, o que já indica o prestígio de que gozavam, algumas lendas e crenças egípcias afirmavam que quando as cebolas estão crescendo, elas impedem as cobras de se aproximarem por terra. Essa lenda tem muita relação com o afastamento e derrota de A.p.e.p, o deus-serpente da destruição e do caos, que constantemente ameaça Ra, o deus-Sol, em sua viagem pelos céus. Afinal, Bast é uma deusa felina, e sabemos que gatos são exímios caçadores e fazem bons protetores quando o assunto são as cobras. Por esses motivos, o festival de Bast é ótimo para realizar feitiços de execração contra coisas que deseja banir da sua vida, e aproveite para execrar A.p.e.p também, como um ato favorável a Ma'at, à vida e à justiça.
   No Kemetismo e paganismo kemético moderno, o Dia de Mastigar Cebolas para Bast é celebrado com refeições bem apetitosas (feitas em casa ou saboreadas no seu restaurante preferido), desde que levem a cebola como ingrediente na composição. Você pode preparar um altar sobre a mesa de jantar, com uma imagem da deusa impressa ou desenhada, e separar um prato e um copo para ofertar diretamente à Bast. Outras oferendas, como flores, leite, perfumes, velas ou cebolas cruas podem ser dadas, e é uma boa ideia aproveitar para escrever hinos, orações ou criações artísticas como um presente à deusa.

Rito Simples para Bast


Você precisará de:
• Um incenso natural (não use de vareta) ou aromatizador de ambientes
• Seu perfume preferido
• Água gelada
• Uma vela dourada, branca, amarela, rosa ou azul
• Pelo menos uma refeição ou lanche que leve cebolas em sua composição. Se você não gosta ou é alérgico, tudo bem, não é obrigatório - substitua por uma comida que você goste e queira ofertar à deusa, de preferência doces.

   Antes de começar, tome um banho higiênico e prepare uma xícara com uma colher de chá de sal grosso e uma de bicarbonato de sódio diluídas em água para purificar seu corpo. Depois de puro, vá ao altar e prepare tudo, e vá fazer a refeição que será compartilhada se ainda não estiver pronta.
   Quando tudo estiver nos conformes, acenda o incenso e a vela, bata palmas alegremente e diga:

"Bem vinda, bem vinda!
É o dia da Senhora felina
Cebolas para sua celebração
Os melhores aromas, de coração
Receba a água fresca para sua celebração
Receba em júbilo essa saborosa refeição!"

   Faça o henu de reverência e borrife perfume ao redor, para ofertar a Bast. A partir daqui, siga o ritual como preferir: faça orações, medite, dance em homenagem a Bast, converse com a deusa, crie obras artísticas (mesmo que você não seja um artista de fato, o importante é a intenção!), enfim. Coma os pratos antes que esfriem, e você pode compartilhar com amigos e familiares também, sem problema algum.
   
• ☾ •

Quer complementar suas práticas com ingredientes artesanais consagrados?
Edição de março da Revista A Folha da Íbis disponível dia 13/03 no site!

• ☾ •

A preparar minha salada preferida,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.