sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Grande Festival de Thoth - e uma sugestão de celebração!

   Esse é o grande festival dedicado anualmente a Thoth (Djehuty), na data de I Akhet 19, que equivale a 23 de agosto no calendário gregoriano. No Império Velho, provavelmente era a celebração que abria o Wag Festival (que tem início em I Akhet 18, ou 22 de agosto). Não é de observância obrigatória para todos os keméticos ou neopagãos de viés egípcio, mas possui grande importância para devotos de Thoth.
   Uma das atividades realizadas no festival desde o período do Império Novo, sob o reino de Amasis, é a oferenda de guirlandas para honrar os ancestrais (Akhu), compostas de ramos de uva, oliva, persea (provavelmente Cordia myxa), folhas de acácia, louro, e flores de lótus e papiro. As guirlandas eram chamadas de "guirlandas do Verdadeiro-de-Voz", confeccionadas e penduradas nas estátuas como oferendas aos Deuses, e depois apresentadas aos ancestrais nos santuários das tumbas. Você pode acender uma vela branca para representar seus ancestrais, ou usar porta-retratos com fotos em substituição das estátuas que eram usadas pelos egípcios.
   Oferendas de flores e plantas eram feitas ao templo de Djehuty em Hermopolis, e são bastante adequadas para a ocasião - em especial, ervas mágicas e medicinais, e flores aromáticas. Segundo Plutarco, os participantes se deliciavam com mel e figos, e falavam "doce é a verdade" uns aos outros como uma bênção na hora de partilharem o alimento. Outras oferendas tradicionais podem ser feitas, como pães, bolos, biscoitos, água gelada, leite, cerveja, e outras frutas ou vegetais.


Ritual de Celebração


   Essa é uma estrutura ritualística sugerida para quem desejar honrar essa data especial. Pode ser adaptada para rituais mais simples ou elaborados, de acordo com o que for possível e desejável em cada contexto pessoal. Você pode substituir ou alterar as invocações e encantamentos verbais como preferir.

Você precisará de:
• Uma vela branca, azul ou roxa para Djehuty.
• Óleo para unção (pode ser azeite de oliva, um óleo perfumado, ou um perfume mesmo).
• Bebidas e alimentos de sua preferência para ofertar.
• Flores e/ou ervas para decorar o altar.
• Incenso natural, bastão de ervas, ou aromatizador para essências. Não use incensos de vareta de carvão, são considerados impuros dentro do Kemetismo.
Opcional: Uma vela branca para seus ancestrais.
Opcional: Uma guirlanda de flores (que pode ser feita de papel recortado).

   Limpe e organize fisicamente seu altar, ou o ambiente onde realizará o ritual. Quando estiver tudo pronto, aproxime-se do seu altar e oferte henu. Unte sua testa com o óleo ou perfume e diga:

"Eu sou puro, eu sou puro, eu sou puro
Eu me banho no aroma divino
Eu sou puro em nome dos Netjeru."

   Acenda as velas e a partir de suas chamas o incenso, e diga:

"Em Hotep, Grande Mago
Receba, ó Djehuty, receba a luz!
Venha ao altar, Djehuty, e receba a luz!
Doce é o incenso na chama, doce é o incenso no altar,
Venha ao altar, Djehuty, venha se alegrar!"

   Movimente o incenso pelo altar em sentido anti-horário para purificar o ambiente. Oferte henu novamente, e recite o hino² abaixo:

"Honras e louvores a Djehuty, Três Vezes Grande em Heka (Magia),
Que está estabelecido no Grande Trono na Mansão da Lua!
Eu me prostro ao chão em adoração a você.
Eu abraço a terra diante a você como diante ao Touro de Ma'at.
Eu vim para que possa beijar a terra,
Para que eu possa adorar meu Mestre,
Pois eu já vi Sua Sabedoria;
Eu dou louvores a Djehuty,
Pois eu já vi Seu Poder,
Sua forma é mais distinta que os Netjeru;
Seu braço é mais poderoso que os Netjeru.
Os feitiços desse Grande Deus são os meus feitiços,
E os meus feitiços são os Dele.
Eu sou puro, eu sou puro, eu sou puro!"

   Disponha as oferendas no altar e faça o henu de oferenda. Diga:

"Esse é o alimento que sustenta
Essa é a bebida que sacia
Thoth é Grande! Thoth é a Sabedoria!
Celebro em júbilo o Verdadeiro-de-Voz
Trago oferendas para alegrar Seu espírito
Em gratidão e amor, Grande Benfeitor Universal
Louvado seja em Seu festival, ó Íbis Venerável"

Caso você opte por estender seu ritual aos seus Ancestrais, como era realizado na antiguidade, esse é o momento em que você pode colocar a guirlanda de flores no seu altar e orar para eles.
Prossiga o ritual de forma espontânea nesse momento - é a hora ideal para meditar, consultar oráculos, orar e interagir com Thoth (e/ou seus Ancestrais), recitar hinos, escrever, realizar feitiços e outras atividades de sua preferência. Quando sentir que é hora de encerrar, faça o henu de oferenda novamente, e diga:

"Ó Guardião dos Livros Sagrados,
Heru volta ao seu Olho em nome da reversão de oferendas
Eu vim performar esse rito em Sua honra
E Sua honra glorifica a mim
Grande Íbis, que é verdadeiro de coração
Ensina-me também a ser
Que eu seja merecedor de Suas bençãos
Djehuty é Grande! Djehuty é Grande! Djehuty é Grande!"

   Consuma as oferendas que fez a Thoth, em gratidão e alegria. Você pode fazer agradecimentos e se preparar para encerrar. Quando estiver pronto para finalizar, fique de frente para o altar e ande para trás, enquanto "varre" o chão simbolicamente, como se apagasse suas pegadas. Diga:

"Todo o alvoroço acaba aqui
E os Netjeru estão na harmonia de Djehuty
Eu dei á sábia Íbis o Olho de Heru
E nenhum mal entrará nesse templo
A sabedoria de Djehuty toca a mim
Djehuty é Poderoso
Djehuty é Magnífico
Djehuty é Supremo
Dua Djehuty!"

Referências disponíveis aqui, em inglês.
²Hino traduzido de Eternal Egypt, por Richard Reidy.

A reverenciar o Mestre dos Mestres, 
   Alannyë Daeris,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.