sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Resenha: Ancient Egyptian Magical Texts, de J. F. Borghouts

   Sinopse (na língua original): Now back in print after 25 years: A small but unusually exhaustive collection of magical texts from some of the most important ancient Egyptian manuals and stelae, translated and organized by the renowned Dutch Egyptologist J.F. Borghouts. Translations are helpfully annotated and indexed, and Borghouts has provided a succinct overview of Egyptian magic in his Introduction. Readers with Egyptian will find it easy to follow the references to the primary editions.

Ficha Técnica


   Autor: J. F. Borghouts
   Ano: 1978 (1° ed), 1997
   Editora: Brill Academy Pub
   Páginas: 125

   Uma leitura enxuta mas de grande valor para keméticos, magistas e todos aqueles interessados em magia egípcia (heka) ou antiga num geral. Nessas páginas estão traduzidos e organizados numerosos feitiços e encantamentos falados de vários períodos da civilização egípcia, angariados de manuais, papiros e estelas.
   Ainda que uma grande parte dos propósitos para os feitiços não seja relevante nos dias atuais (como os para afastar cobras, proteger contra animais em geral, ou para curar determinadas doenças), a compilação de receitas mágicas do Egito faraônico fornece uma perspectiva legítima e interessantíssima de como os antigos egípcios praticavam suas artes ocultas.
   É considerado um livro raro e pode ser difícil ou custoso de obter um exemplar físico. Se você espera um manual detalhado e estruturado aos moldes dos livros modernos de magia, saiba que esse livro não atenderá a essas expectativas. Mas se você busca exemplos de feitiços para entender como era efetuada a magia egípcia indo direto na fonte, esteja preparado para recepcionar o conteúdo com uma mente aberta e ávida por investigar mais a fundo.
   Todos os feitiços contam com preciosas referências para que os leitores possam se aprofundar e saber onde encontrar mais informações, portanto nesse aspecto se prova uma aquisição útil para quem se interessa de fato por Kemetismo e Heka, e deseja ir além.

A harmonizar intento e voz,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.