quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Resenha: Practical Guide to Pagan Priesthood, de Lora O'Brien

   Sinopse: Whether you are currently a priest or priestess, are considering taking on such a role, or would like to be more informed about Pagan leadership so you can better support your community, this book helps you learn about the practical skills required and provides ideas on how you can acquire or improve them. Explore the two primary categories of priestly duties—pastoral and sacerdotal—and find a plethora of insight into specific topics, including group leadership, teaching, crisis counseling, communicating with deity, devotion to deity, intervention and healing, life rites, and community celebration. As Paganism continues to grow and new generations become leaders, this guide shares a practical picture of what the Pagan priesthood can be.

Ficha Técnica


   Autora: Lora O'Brien
   Ano: 2019
   Editora: Llewellyn Publications
   Páginas: 240

   Esse é um guia prático e objetivo sobre o tema do sacerdócio pagão na modernidade, indicado para todos aqueles que buscam entender melhor sobre o que é um sacerdote e o que é necessário para se tornar um. A autora concentra-se em parâmetros gerais a respeito do sacerdócio, e elucida com responsabilidade e coerência os principais temas relativos a esse ofício, independente do foco, panteão ou dos objetivos que você tenha em mente com seu sacerdócio - público ou privado, envolvendo algum projeto pessoal, dentre outras possibilidades exploradas no decorrer da obra.
   A autora divide o livro em duas partes, primeiro elucidando a respeito das atividades pastorais, que dentre outras responsabilidades, envolvem a interação com a comunidade e o acolhimento de indivíduos necessitados, mentoria e ensino de neófitos, liderança de grupos e de comunidades, e orientações para intervenção em situações críticas. Ela também explora as atividades sacerdotais, que tratam a respeito da devoção em covens, rituais religiosos, prática de magia e a ética dentro desse tema, comunicação com divindades e celebração de ritos de passagem.
   Por ter uma ampla abrangência, em alguns momentos será necessário que o leitor encaixe e adapte as sugestões levantadas pela autora para que se adequem ao seu contexto e perspectiva pessoal, mas uma boa parte dos temas abordados são de importante reflexão e certamente auxiliarão quem tem interesse em seguir adiante com seus votos. E para quem possui dúvidas sobre se um sacerdócio pagão é o caminho certo para seguir, dificilmente continuará tendo essas dúvidas ao final da leitura, pois o livro traz muitas reflexões válidas e contextualiza de maneira prática quais as atribuições, responsabilidades e expectativas relacionadas a um sacerdote ou sacerdotisa.
   Há uma preocupação evidente de Lora O'Brien a respeito da ética, estabelecendo regras quanto ao aspecto social do sacerdócio, e uma crítica pessoal que faço é que às vezes seu discurso soa forçado e exagerado, especialmente pelo contato que tive com relatos estrangeiros pouco elogiosos a respeito da autora e suas atitudes antiéticas e condenáveis em grupos e covens (que não dizem respeito a essa resenha, portanto não explorarei o assunto aqui), que contrariam por completo as declarações hiperbolicamente corretas e consideravelmente moralistas que faz no decorrer da obra. Não digo que o sacerdócio não possa ser político, mas ele não precisa ser.
   Possui outros detalhes que podem ser incômodos para alguns leitores de maior criticidade, especialmente o fato das referências bibliográficas da obra serem limitadas, e não haver nenhum respaldo histórico e acadêmico para contribuir com o entendimento do assunto, que remonta muitos séculos antes da Era Comum e contribuiria de maneira incomensurável aos leitores, pois modelos e exemplos reais são imprescindíveis para inspirar. Fora esses pontos que percebo como negativos, é uma leitura leve, rápida e estimulante em diversos aspectos. A inclusão de uma entrevista com outros sacerdotes ao final é um ponto positivo, pois achei incomum e ao meu ver é interessante trazer visões diferentes para contribuir dentro do assunto, ainda que a quantidade de opiniões pudesse ter sido maior.

A ponderar sobre responsabilidades,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.