quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O Deus

   A contraparte em relação à Deusa, o Deus é o que compõe o Sagrado Masculino no Universo. Enquanto a Deusa é representada pela Lua e pelos mistérios femininos, o Deus é representado pelo Sol e pela força e vitalidade masculinas. O Deus nos vê como nós somos, por nossas atitudes e instintos, e conhece nossas vontades e desejos. Ele é a ordem do universo, enquanto a Deusa é o caos.
   O Deus rege a vida selvagem, a natureza livre ou cultivada, tudo o que provêm da terra e se reproduz em vida. Ele pode ser conhecido por três faces: Deus Cornífero, com chifres de cervo, que rege a natureza selvagem e os animais que vivem em florestas, matas e pradarias. A segunda face do Deus é a de Green Man, ou Senhor das Matas, que rege a natureza cultivada, as plantações, os rebanhos de gado, animais domésticos, tudo o que possui influência humana em sua criação. A última face do Deus é a de Senhor das Sombras, o que nos guia até o submundo, que nos protege e nos leva até os braços da Deusa novamente; o Senhor das Sombras também é a face do Deus que morre durante o Samhain no mito da Roda do Ano.
   Conhecer o Deus é conhecer nosso lado mais íntimo e selvagem. O Deus é livre, age como seus instintos mandam, faz parte da natureza assim como a natureza também faz parte dele. Por ser uma representação pura do masculino, o Deus representa a sexualidade, a força física, virilidade, vitalidade, poder, atitude, coragem, fertilidade, os desejos não reprimidos.
   Podemos ver a influência do Deus nas florestas, na natureza, na continuidade da vida cotidianamente, que renasce durante todas as manhãs como o Sol - nesta face, é conhecido como Apolo ou Belenos, o Deus-Sol e brilhante. Ele é o poder que traz fertilidade à terra e aos animais, que fortalece a vida, que protege os animais mas que também favorece a caça para alimentação e sobrevivência - assim, conhecido como Cernunnos, Oxóssi ou Herne. É guardião dos bosques e florestas, das matas e montanhas, de toda a natureza intocada, assim como é um protetor de portais - como o portal para o submundo, que atravessamos após a morte. Em sua face ceifador, ou seja, Senhor das Sombras, o Deus é conhecedor dos nossos medos e fraquezas, e nos orienta para que nos fortaleçamos, nos auxilia a superar limitações. Durante o inverno, o Senhor das Sombras é quem faz a natureza adormecer para renascer vívida e forte na primavera; é quem administra e guarda o submundo, conhecido por muitos nomes: Hades, Plutão, Anúbis. O Deus é protetor dos vinhos e bebidas, da alegria e felicidade, das coisas boas que podemos desfrutar da vida, e conhecido por Baco ou Dioniso nesta face.
   Imagens e símbolos do Deus são o Sol, o cervo, um homem com chifres e/ou com patas de cervo, animais selvagens, chifres, ou o falo ereto. O símbolo "Horned God" é muito utilizado para representar o Deus e o Sagrado Masculino.

Entre a natureza,
   Alannyë.  

Um comentário:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.