Morando ou não na praia, você pode acabar notando que muitos dos instrumentos mágicos possuem similaridades com os utilizados na pesca, ou encontrados na beira do mar. Pode não ser necessário que se comprem instrumentos em lojas, mas sim que se façam de maneira simples. Por exemplo, uma varinha pode ser adaptada de um pedaço de madeira. Um incensário pode ser feito a partir de uma concha, a areia da praia pode ser o próprio altar, e o pentáculo ser desenhado no chão. Velas e outros objetos mais elaborados podem vir a ser comprados normalmente.
Para realizar rituais na praia, você deve atentar para o horário e o local. Em praias movimentadas, é preferível que não se realizem rituais nos momentos de pico, pois isto atrai muitas atenções indesejadas. Os melhores horários são durante a manhã ou a noite, porém é preciso cuidado com as marés e o tipo de ritual que será realizado. Se você for realizar um ritual com a Lua, faça-o durante a noite. Se não houver uma especificação, pode fazê-lo no horário que for melhor.
Além disto, é importante que se tenha discrição, não somente para sua segurança pessoal, mas também para não ser atrapalhado com perguntas ou olhares que desviarão seu foco do ritual. Evite usar roupas ritualísticas caso sejam chamativas, e se for realizar em alguma praia movimentada, monte seu altar da maneira mais simples possível.
Os rituais realizados na praia podem ser feitos para todo o tipo de finalidade. No entanto, aqueles com objetivo de banimento, purificação ou proteção são incentivados pelas propriedades contidas na água do mar - que são exatamente estas!
As marés!
Se você planeja realizar rituais em praias, deve atentar para as marés. Alguns locais são impossíveis de ser acessados após determinado horário por virtude da maré, e portanto, pode vir a ser perigoso arriscar um ritual nestes locais.
Mas as marés podem ser utilizadas de forma mágica também! São resultantes da atração gravitacional da Lua em maior proporção, e do Sol em proporção menor. Existem marés específicas de algumas localidades, como as marés terrestres e as atmosféricas.
Para saber mais sobre como são as marés na praia que você mora ou frequenta, em algumas casas de pesca é comum que se encontrem tabelas indicando o movimento do mar no local. Conversar com os pescadores locais também pode ajudar bastante!
Atentando para estes detalhes científicos, vamos ver as características mágicas do movimento oceânico:
☾ Maré enchente: É a que começa a subir, relacionada à Lua Crescente. Ou seja, pode servir para finalidades de início, criação, expansão, começar projetos e planos, atrair prosperidade, amor, entre outras coisas.
☾ Maré alta: Dura aproximadamente 12 horas, e tem as propriedades similares à da Lua Cheia. Qualquer forma de magia pode ser feita com a maré alta.
☾ Maré vazante: Banimento, autoconhecimento, introspecção, meditação, final de ciclos, afastamentos, términos. É similar à Lua Minguante.
☾ Maré baixa: É a resultante da vazante, que tem correlação com a Minguante também - embora magicamente possa-se correlacioná-la com a Deusa Negra. Suas características são de destruição, término, banimento - mas de forma mais forte e poderosa do que na maré vazante.
Instrumentos mágicos!
Com uma caminhada na beira do mar, pode-se observar vários e vários objetos e instrumentos que podem ser adaptados para a magia. Sempre agradeça à natureza pelos presentes quando os encontrar, deixando uma pequena oferenda ou realizando alguma atitude positiva para a praia - coleta de lixo, cuidado com os animais, uma reverência antes de entrar no mar ou pisar na areia.
☾ Água do mar: É um dos elementos mais abundantes na praia. Pode ser utilizada em libações, ao se banhar no mar, ou como representante do elemento água em seu altar. Suas principais propriedades são purificação, banimento e proteção. A água do mar possui as características em conjunto com o sal, por sua composição possuir cristais salinos de maneira natural.
Pode-se criar uma conexão com o mar através de colocar um pouco de sal em um copo d'água - mas as propriedades serão menores, ainda que seja uma boa forma de realizar magia com o mar enquanto distante do mesmo.
Pode-se criar uma conexão com o mar através de colocar um pouco de sal em um copo d'água - mas as propriedades serão menores, ainda que seja uma boa forma de realizar magia com o mar enquanto distante do mesmo.
☾ Areia: Também um elemento abundante na praia, pode ser usada como base para qualquer ritual realizado na beira do mar. Costuma-se desenhar o círculo de forma física, e também fazer o pentáculo ao centro utilizando-se da areia da praia. Pode substituir o sal por possuir as mesmas propriedades, ou ser usada no altar como representante do elemento terra.
☾ Búzios: São as conchas que possuem estrutura espiralada. Através de um búzio, podemos ouvir o som do mar, sendo um instrumento de conexão com o elemento ar e também com a própria energia marítima. Possuem conexão com os Deuses, em oposição às conchas que são símbolos das Deusas.
☾ Conchas: São símbolos do Sagrado Feminino e de todas as Deusas. Seu elemento é a água e simbolizam fertilidade. Podem ser utilizadas para armazenar água, ervas ou terra (barro, areia, sal), como cálices ou incensários improvisados, assim como outros instrumentos mágicos.
Também podem ser matéria-prima para oráculos como runas, assim como utilizadas para realizar scrying em um recipiente contendo água, ou como talismã para atrair fertilidade, amor e beleza.
☾ Cordas: Por vezes são encontrados resquícios de cordas utilizadas em redes de pesca na beira da praia. Estas cordas podem ser utilizadas para a Magia de Nós, ao substituir os barbantes e fitas. As cordas encontradas na praia já foram banhadas em água do mar, possuindo energias de banimento e proteção muito mais fortes do que as compradas no comércio. O elemento das cordas é o ar.
☾ Espinhos, ferrões, pinças e garras: Costumam ser encontrados sozinhos ou em animais já mortos na beira do mar - siris, caranguejos, ouriços. Se isto acontecer, colete do animal e deixe uma oferenda ao espírito do animal, agradecendo pelo presente.
Estas partes de animais podem ser utilizadas como talismãs de proteção, ou como objetos principais em feitiços e rituais para banir e proteger. O elemento que representam é o fogo.
☾ Estrelas e bolachas do mar: São animais diferentes, mas com a mesma característica de possuírem o formato de uma estrela de cinco pontas - no caso da bolacha do mar, contém no centro de seu corpo, e também em seu interior é formada uma pequena estrelinha. Se você se incomoda com o sacrifício animal, recomendo que não os capture caso os encontre, a menos que se certifique que estejam mortos.
Podem ser usados para todo o tipo de magia, como um representante ou substituto do pentagrama. Sua maior correspondência é prosperidade, e seu elemento é a terra.
☾ Galhos e pedaços de madeira: São componentes de árvores que permaneceram flutuando até chegar à praia. Não são muito comuns em alguns locais, então considere-se sortudo caso encontre vários.
Podem ser utilizados para varinhas mágicas, para desenhar na areia o que se deseja, traçar o círculo de maneira física na beira da praia, ou para confecção de oráculos - como as Varetas Saxônicas. Representam o elemento terra.
☾ Globos ou bolas de vidro: Um pouco mais raras atualmente, eram muito utilizadas por pescadores no passado - o que significa que dificilmente você encontrará um globo de vidro na praia. No entanto, ainda é possível comprá-los.
Servem muito bem para a divinação, em substituto à bola de cristal. Banhe o globo na água do mar durante uma maré alta para que adquira os poderes de adivinhação e intuição da água, e também para purificá-lo de suas energias. Seu elemento é o éter, mas pode considerado do elemento terra também.
☾ Pedras, rochas e seixos: São os pedaços de pedra que foram lapidados pela ação da água e das marés através dos anos. Podem ser pintados com símbolos de Deuses e de bruxaria, como também usados em feitiços e rituais de prosperidade, ou como representantes do elemento terra no altar.
Algumas pedras específicas que possuem furos no centro, conhecidas como "hagstones", podem ser utilizadas para divinação, proteção e conexão com as Fadas. Podem ser usadas para a cura também.
☾ Penas: Algumas espécies de aves marítimas podem deixar para trás suas penas, o que pode ser utilizado como instrumento de purificação em um ritual. Também podem ser usadas para invocar o espírito animal do qual pertenciam, para pedir que ajudem em uma atividade mágica - mas com todo o devido respeito e reverência. Representam o elemento ar.
Rituais e feitiços para fazer na praia!
☽❍☾ Banho de mar para banir e purificar!
Vá para a beira do mar sozinho, e feche os olhos ao se aproximar da água. Pense naquilo que quer afastar de sua vida, foque-se nisso com total convicção. Mentalize, sinta, visualize. Quando sentir que tiver acumulado o máximo de energias em relação a isto, entre no mar de cabeça erguida, caminhando normalmente.
Deixe que as ondas lhe banhem, sinta a corrente, a água lhe atingir e molhar por completo. Ande até onde tenha a água até seu umbigo mais ou menos, e então mergulhe na primeira grande onda que notar se aproximando ou se formando. Mergulhe de cabeça contra ela, e sinta-a levando embora de si tudo aquilo que você desejou se livrar.
Levante-se de seu mergulho e balance a cabeça, sinta-se livre e leve. Sinta-se purificado, limpo do que queria banir de sua vida. Caso queira, pode continuar banhando-se, ou saia da água. Agradeça ao mar por sua ajuda.
☽❍☾ Feitiço para realização de objetivos!
Enquanto estiver andando pela beira do mar, escolha um lugar próximo à água pela sua intuição. Pare e desenhe um símbolo que represente o que você deseja no momento, enquanto visualiza seu desenho sendo imbuído com sua energia. Se você desejar um romance, por exemplo, pode desenhar um coração.
Espere que a água chegue e banhe seu símbolo, apagando-o com a água do mar. Quando isto ocorrer, as energias já estarão lançadas, e seu feitiço ocorrerá em breve. Atente para as oportunidades!
☽❍☾ Para meditar!
Se você tem dificuldades para meditar, pode realizar esta técnica que auxilia muito. Sente-se na beira da praia de forma confortável e descanse seus olhos na linha da maré. Veja o oceano, foque sua atenção até onde é possível observar, na junção do céu e do mar. Respire fundo e realize uma respiração compassada e ritmada para relaxar.
Quando se sentir relaxado, feche os olhos e apenas ouça o som do mar, das ondas, o fluir do oceano e o quebrar das ondas na costa. Se desejar meditar com uma deidade ou ser específico, convide-o neste momento.
☽❍☾ Garrafa de proteção!
Junte vários elementos naturais que encontrar na beira da praia: conchas, búzios, cordas, penas, pedras. Pegue um pouco de areia e água do mar também. Coloque tudo em uma garrafa de vidro, e consagre a garrafa para que proteja sua casa e seu lar, sua família e a você mesmo.
Peça que a energia do mar seja acolhedora com a família e com quem os visita com amor, e que seja brava e revoltosa com os que desejam o mal. Enterre-a em seu quintal, próximo à sua casa, ou deixe-a dentro de casa em um local onde não será vista.
Enquanto estiver andando pela beira do mar, escolha um lugar próximo à água pela sua intuição. Pare e desenhe um símbolo que represente o que você deseja no momento, enquanto visualiza seu desenho sendo imbuído com sua energia. Se você desejar um romance, por exemplo, pode desenhar um coração.
Espere que a água chegue e banhe seu símbolo, apagando-o com a água do mar. Quando isto ocorrer, as energias já estarão lançadas, e seu feitiço ocorrerá em breve. Atente para as oportunidades!
☽❍☾ Para meditar!
Se você tem dificuldades para meditar, pode realizar esta técnica que auxilia muito. Sente-se na beira da praia de forma confortável e descanse seus olhos na linha da maré. Veja o oceano, foque sua atenção até onde é possível observar, na junção do céu e do mar. Respire fundo e realize uma respiração compassada e ritmada para relaxar.
Quando se sentir relaxado, feche os olhos e apenas ouça o som do mar, das ondas, o fluir do oceano e o quebrar das ondas na costa. Se desejar meditar com uma deidade ou ser específico, convide-o neste momento.
☽❍☾ Garrafa de proteção!
Junte vários elementos naturais que encontrar na beira da praia: conchas, búzios, cordas, penas, pedras. Pegue um pouco de areia e água do mar também. Coloque tudo em uma garrafa de vidro, e consagre a garrafa para que proteja sua casa e seu lar, sua família e a você mesmo.
Peça que a energia do mar seja acolhedora com a família e com quem os visita com amor, e que seja brava e revoltosa com os que desejam o mal. Enterre-a em seu quintal, próximo à sua casa, ou deixe-a dentro de casa em um local onde não será vista.
Inspirado neste texto e no livro "Magia Natural" de Scott Cunningham.
A banhar-me nas águas salinas do oceano,
Alannyë Daeris Aiodunn.
Gostei . Textos muito elucidativos. Obrigada
ResponderExcluirGratidão! Conteúdo maravilhoso!
ResponderExcluir