quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Resenha: Filosofia Oculta do Amor e do Matrimônio, de Dion Fortune

   Sinopse: O valor que o esoterista atribui à palavra "sexo" não é o mesmo das pessoas comuns. O esoterista fala de "força vital", ou então de um poder que procede da Grande Causa Inicial, responsável por tudo o que existe. Além dessa atribuição, o esoterista concede ao sexo uma missão, qual seja, a da criação das novas formas de vida, lembrando que toda forma necessita da combinação de duas forças. Declara ainda Dion Fortune que as vantagens da união carnal advêm, não das reações físicas, mais sim das correntes magnetizadas no duplo etérico da matéria sutil, na qual nosso denso corpo físico procura sustentar-se. Assim, a excelência da relação sexual está no ato de união das auras até o momento em que os dois corpos conjugados se achem encaixados numa única concha áurica.
Dion Fortune dá início à explicação da evolução do homem pelos sete planos existenciais e pela interação do positivo com o negativo nos planos não-físicos. É esta a lição básica do significado oculto do intercurso sexual que a Autora apresenta com admirável lucidez, partindo da ideia de que o livro foi escrito "em primeiro lugar para aqueles que desconhecem o assunto do ponto de vista do oculto, mas que, todavia, o procuram com a mente aberta à informação que mais os auxilie a solucionar os verdadeiros problemas vitais".
Certamente, nas inteligentes revelações da Autora o leitor irá colher inspiração e compreensão sobre o Carma e os vínculos cósmicos que unem os espíritos entre si, ou sobre o modo como esses espíritos encontram seus pares; o fenómeno das "almas gémeas" e as consequências de um casamento "perfeito.

Ficha Técnica


    Autora: Dion Fortune
    Editora: Pensamento
    Páginas: 112
    Ano: 1924

   Essa foi uma das primeiras publicações de Dion, e ainda que não seja tão citada quanto outras obras mais populares dela, considero uma leitura essencial para os dias modernos, nos quais há tanta desinformação e incompreensão acerca dos temas tratados nesse livro - praticamente todos eles. Os posicionamentos de Dion muito provavelmente soarão puritanos, conservadores e antiquados demais para os ouvidos da maioria, mas é exatamente por isso que esse livro se faz tão importante hoje. E acrescento: se alguns fatos citados no livro forem muito incômodos aos seus ouvidos... peço que considere-os mais a fundo.
   Em apenas uma centena de páginas abarrotadas de conteúdo valioso, essa prolífica ocultista esclarece e desmistifica de forma simples e concisa tantos conhecimentos esotéricos imprescindíveis para mesmo aqueles que não trilham a senda das Artes há muito tempo conseguirem se orientar dentro de tanta sabedoria preciosa. Vínculos kármicos, magia sexual, almas gêmeas, masturbação, ascetismo, aborto, a relação ideal, como funciona a concepção no entendimento esotérico, dentre muitas outras doses de sabedoria, que começam no ser humano e na sua evolução pelos sete planos.
   Ainda que você não esteja em um relacionamento, ou não tenha intenções de se relacionar tão cedo, leia esse livro. Sua perspectiva sobre o amor e relacionamentos certamente se aprofundará imensamente, e essa obra trará respostas para perguntas que você nem sabia que tinha. É, de fato, um guia imprescindível para quem almeja ser feliz no campo amoroso, para esoteristas e não-esoteristas entenderem como viver sua vida romântica de forma digna e alinhada com os ideais mais nobres, visando a evolução de ambos os amantes.
   Eu só tenho elogios e boas impressões sobre essa obra, que me cativou muito desde as primeiras páginas. Refleti bastante a todo momento, percebi muitas correlações com vivências e experiências empíricas (minhas e de conhecidos), e sinto como se Dion tivesse rasgado vários véus da minha consciência e visão sobre esses temas tão primordiais na espiritualidade e na vida humana em geral. Simplesmente leia.


• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A desvendar as verdades,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.