segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Resenha: The Essential Lenormand, de Rana George

   Sinopse (na língua original): Lenormand is a 36-card deck with simple, straightforward illustrations that provide direct answers for the reader. For over 150 years, the Lenormand deck has been a popular divination tool around the world, and it’s rapidly becoming a phenomenon in the US. Providing step-by-step instructions and a guide to individual card meanings, leading expert Rana George shows how to use the Lenormand for predictions on any topic: relationships, work, finances, family, and more. From simple inquiries to critical dilemmas, the Lenormand provides a glimpse of the future when you need it most. The Essential Lenormand includes traditional reading methods, Rana George’s personal techniques, tips for working with multiple spreads, and ways to use the Lenormand with the tarot. Use the Lenormand to unlock the secrets of your destiny, and reveal the knowledge hidden within.

Ficha Técnica


   Autora: Rana George
   Ano: 2014
   Editora: Llewellyn Publications
   Páginas: 384

   Leve, informativo e didático. The Essential Lenormand pode ser resumido com essas três palavras, e é uma daquelas leituras que parecem não cansar os olhos e a mente, por mais que você retorne várias vezes para consultar aquilo que já leu. E para quem ainda não sente muita confiança no próprio inglês, não se preocupe - é de uma obra de linguagem simples, objetiva e sem rodeios.
   Curiosamente, esse livro me foi recomendado por um de meus consulentes, um tempo depois de nosso terceiro encontro oracular, quando ele estava me informando que se inspirou em estudar o Petit Lenormand depois de uma Mesa Real que fizemos. Não havia capturado meu interesse de imediato, mas decidi ler para tirar conclusões (pois não se julga um livro pela capa aqui!), e fui surpreendida pelo conteúdo.
   A forma como a autora organizou e categorizou as informações e palavras chaves atribuídas a cada lâmina do Petit Lenormand é muito bem elaborada, e é o ponto alto do livro, compondo a maior parte do material. As tabelas são práticas e abrangentes, tratando da maioria dos possíveis significados da carta no campo divinatório, amoroso, profissional, espiritual, na saúde, dentre outros. É um daqueles livros para sempre ter por perto e consultar rapidamente nos momentos de dúvida.
   Todas as descrições de cartas acompanham algumas histórias pessoais da autora, e apesar de não ser muito fã delas por não me "convencerem" nem impressionarem, compreendo que é um bom elemento facilitador para a transmissão de conhecimento e para o envolvimento emocional do leitor com o conteúdo. Alguns relatos são interessantes sim, mas outros parecem embelezados.
   Após explicar a percepção tradicional e moderna de cada uma das lâminas do baralho, Rana George segue para elucidar os métodos e como interpretar as cartas em conjunto. Achei interessante a parte em que ela comenta sobre a possibilidade de mesclar o Petit Lenormand e o Tarot para obter um panorama oracular mais completo, prática que tenho há alguns anos. 
   É um bom livro para o que se propõe, mas se você espera entender sobre os naipes e cartas do baralho tradicional que estão inseridas no Lenormand, aqui você não encontrará esse direcionamento. Rana apenas os utiliza para identificar o gênero e características físicas de indivíduos, como era feito antigamente. Nesse aspecto, considerei uma limitação, mas não a ponto de prejudicar a crítica geral do livro.
   O método de Mesa Real da autora é tradicional e possui algumas técnicas a mais para extrair detalhes, mas nada de muito novo para quem já possui familiaridade com essa leitura. Entretanto, para iniciantes - tanto no tema da Mesa Real quanto no resto da obra -, está tudo bem explicado e de fácil compreensão. Recomendo!

A rememorar informações e perspectivas,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.