quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Resenha - Oráculo da Noite, de Sidarta Ribeiro

   Sinopse: O que é, afinal, o sonho? Para que ele serve? Como extrair sentido de seus tantos símbolos, repletos de detalhes e significados? Neste livro, o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro responde a essas e muitas outras questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Ele mostra como os sonhos eram importantes às civilizações antigas, como no Egito e na Grécia, situando-os no cerne da ciência e da política, ou como as culturas ameríndias preservam alguns dos exemplos mais bem documentados de profecias oníricas capazes de guiar povos inteiros. Ao mobilizar os principais debates da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia, O oráculo da noite apresenta uma história da mente humana pelo fio condutor do sonho.

Ficha Técnica


   Autor: Sidarta Ribeiro
   Ano: 2019
   Editora: Companhia das Letras
   Páginas: 488

   Alguns leitores podem estranhar a presença desse livro nas resenhas tradicionalmente esotéricas que faço, mas há muitos motivos especiais para o espaço que o Oráculo da Noite conquistou aqui, no meu coração e nessa série de posts - e urjo para que o leitor busque descobrir todos eles na leitura desse livro. Em muitos momentos da obra, Sidarta se refere ao sonho como um oráculo probabilístico, e é difícil discordar das evidências científicas que esse neurocientista levanta para defender a ideia.
   Compreender o funcionamento do sonho no cérebro (e do cérebro num geral), e toda a história da compreensão humana acerca desse fenômeno incrível é imprescindível para compreender o inconsciente e outras questões relevantes para a magia e a Bruxaria. Os praticantes de oneiromagia e exploradores do campo onírico terão muito a ganhar com essa obra, pois introduz conceitos científicos com clareza e considerável acessibilidade.
   Uma leitura prazerosa, fluida e altamente informativa, que se encerra com páginas e mais páginas de uma bibliografia cuidadosa e instigante, ideal para fornecer infindáveis referências para quem anda buscando mais leituras. Esse é um livro que concretiza uma divulgação científica extremamente digna e satisfatória, sem deixar de fora a ciência, mas tornando-a compreensível e instigante como deve ser.
   Porém, fiquei imensamente satisfeita com a percepção lúcida e compreensiva do autor acerca da espiritualidade, bem como os esclarecimentos valiosos acerca de nossos ancestrais, como se comportavam, pensavam e sonhavam. É realmente uma história da mente humana, passando por diversos campos e nomes da ciência para ajudar nesse processo revelador e edificante de compreender o sonho e o sonhar.

A ansiar pelo crepúsculo,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.