segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Reconhecendo Consulentes Abusivos no Meio Oracular

   Pergunta para você, colega cartomante: já passou pela experiência de ter um cliente desrespeitoso e inconveniente - que liga insistindo para ser atendido, não respeita seus horários de atendimento e de descanso (ou o tempo das consultas, querendo estendê-las), e está sempre com um problema financeiro, pedindo descontos, consultas gratuitas, ou deixando valores pendentes?
   Estou aqui para lhe dizer que você não é a única, e que NENHUM consulente abusivo vale sua paz e sanidade mental. Os sinais para uma relação profissional tóxica podem ser sutis e demorar a se intensificaram, mas podem ser percebidos em alguns comportamentos que demonstram desconsideração e desrespeito. Existem inúmeros tipos de comportamentos tóxicos, por exemplo:

• Exige ser atendido no mesmo dia ou na mesma hora, fora do seu expediente, ou em horários específicos.
• Repete as mesmas perguntas em todo atendimento, não aceita ou não concorda com sua leitura, distorce o que é dito para se encaixar na própria visão das coisas.
• Atrapalha os outros consulentes, se atrasando para o horário marcado, ou fazendo o atendimento se estender além do combinado (com perguntas ou outras táticas).
• Invade sua privacidade com perguntas pessoais ou tentando deixar de ser "só um cliente", criando intimidade onde não há.
• Exagera nos desabafos constantes sobre seus problemas, está sempre se vitimizando, pois assim você fica com pena, continua aceitando os abusos, e ainda se sente culpada que seu trabalho não está ajudando a pessoa.
• Reclama da situação financeira para que você se compadeça e dê descontos frequentes.
• Diz que não tem condições no momento, pedindo por atendimentos de caridade, ou deixando para pagar em outra ocasião.
• Não tem consideração por você, pede para ser atendido mesmo que esteja doente, descansando, viajando, em outro ou fazendo uma pausa nas consultas por questões pessoais.
• Elogia você extensivamente como sendo a melhor e única oraculista, diz que não se consulta com mais ninguém, e que só confia no seu trabalho, para que se sinta especial e ignore as atitudes nocivas.
• Traz questões inadequadas ou antiéticas para a consulta e obriga a dar uma resposta, passa dos limites nos temas e comentários.
• Interrompe o atendimento para falar de coisas não relacionadas, ou perguntar o que não convém.

   Uma dica de coração, de quem já passou por isso: se sentiu pressionada, desrespeitada, ou desvalorizada por um consulente? Não engula sapo, deixe claro que certas atitudes são inaceitáveis, e que encerrará o contato profissional com a pessoa caso ela prossiga agindo de maneira inconveniente. Não espere que a espiritualidade - ou pior, sua saúde física, mental e emocional - lhe obriguem a se afastar dos clientes tóxicos definitivamente.

A conscientizar sobre atos venenosos,
   Alannyë Daeris.

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