quinta-feira, 9 de julho de 2020

Mitos de Criação Keméticos - Mêmphis

Fonte. Editada pela autora.
   Essa versão do mito está centrada no deus Ptah, patrono dos artesãos, que era muito cultuado na região de Mêmphis, ou Mennefer como era chamada pelos egípcios na antiguidade. Esse deus representava tanto a capacidade de um artesão de visualizar o produto final, como o potencial de moldar os materiais para que se tornem uma peça de qualidade. Portanto, a cosmogonia memphita ditava que Ptah criou o mundo de uma forma similar, e essa teoria está voltada para uma criação espiritual e depois intelectual do mundo, facilitada através do coração (pensamento) e a língua (fala/palavra) divina.
Fonte.
   Um fato interessante é que o mito de Mêmphis sobre a criação está escrito em uma placa retangular de granito preto, denominada Pedra de Shabaka, vide imagem ao lado, medindo 0.66x1.37m. O Faraó Shabaka a inscreveu e ordenou que fosse colocada no Templo de Ptah em Mêmphis, entre 716 e 702 a.C. Na introdução do mito, está explicado que o Faraó gravou a história em pedra pois a original havia sido destruída por vermes (pois provavelmente era papiro ou couro). Sabemos que as primeiras versões dessa lenda vem do fim da dinastia de Ramsés, ainda que Ptah como deus-criador já fosse um conceito antiquado no Império Velho. Atualmente, a placa está no Museu Britânico, em Londres.
   Tendo coexistido com as outras versões de cosmogonia egípcia, essa história é considerada bastante afim com as lendas que já foram apresentadas aqui, e sincroniza muito bem com o mito de Heliopolis, pois de acordo com o que está registrado na Pedra de Shabaka, Ptah é responsável por toda a existência, que a partir daí se torna uma atividade física e concreta realizada por Atum.

   Segundo a história, no princípio, havia Ptah, que criou a si próprio. As ideias começaram a se formar no coração do deus artesão, que é tido na cultura kémetica como a origem do pensamento humano. Essas ideias foram tomando forma conforme Ptah as nomeava. Ao falar seus nomes, foram criados os deuses (da Ogdoad) e todas as outras coisas que existem no universo. Ptah providenciou cidades e receptáculos de elementos naturais, como madeira, argila e pedras para o espírito do poder divino (ka) desses deuses, e já providenciou também os sacrifícios que seriam feitos para eles, ao criar também a natureza e tudo que há no mundo.
    Havia uma divindade memphita bastante antiga, Tatanen, que representa o monte primordial (benben). Seu nome significa literalmente "terra ascensa" ou "terra exaltada". É uma divindade andrógina, identificada com a criação, protetora da natureza e da cidade de Mêmphis. No Império Velho, esse deus foi combinado com Ptah, formando Ptah-Tatanen, reverenciado por seu potencial criador e visto nesse local como o pai da Ogdoad de Hermopolis.

Algumas informações daqui.
Algumas informações daqui e muitas outras bem interessantes.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A admirar a Criação,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.