quinta-feira, 23 de julho de 2020

Ornitomancia, parte 2 - Guia Básico de Augúrios Modernos

   A ornitomancia é uma arte que pode ser expressada através de muitas técnicas e práticas. Já era assim na antiguidade, como introduzido no texto que postei anteriormente sobre o assunto. Porém, no mundo moderno, dispomos de muitos outros parâmetros que podemos usar para colocar em prática nossas habilidades divinatórias. Portanto, esse texto tem como finalidade lhe inspirar e orientar em relação aos augúrios num contexto atual.
   Para praticar a ornitomancia, um certo interesse na ornitologia, ou seja, o estudo dos pássaros, é muito recomendado. Afinal, você ficará observando aves e mais aves... e deverá entender um bocado sobre as diferentes espécies e comportamentos de cada uma, a fim de interpretar seus atos adequadamente. Pode-se dizer que a ornitomancia moderna se baseia nessas duas informações principais: a espécie, e o comportamento das aves (estejam elas voando, no chão ou em árvores).
   O processo em si é muito simples: basta observar a natureza ao redor. Podemos ver muitos pássaros quando prestamos bastante atenção, mesmo morando em áreas mais urbanas. Mas nem todos os passarinhos que encontramos em nosso caminho fornecerão a orientação que desejamos. A intuição deve ser sua bússola, pois é ela quem pode indicar quais pássaros estão relacionados com uma previsão, e quais não estão. Para começar, você pode escolher um local tranquilo que lhe permita observar aves. Pode ser um parque, uma praça ou até uma janela.
   Um entendimento prévio sobre numerologia e os arquétipos associados com os números, mesmo que básico, é fortemente indicado também, pois muitas vezes você verá grupos de aves reunidas, e interpretação pode estar diretamente relacionada com a quantia exata de animais.
   Cada espécie de pássaro está relacionada com simbologias particulares, que também são fonte de mensagens e previsões específicas. Se você tem interesse em investir de verdade nessa arte divinatória, recomendo que conheça a fauna do local onde você mora, e entenda a energia correspondente a esses animais que convivem com você. As cores, os hábitos das aves próximas, do que se alimentam, e até mesmo os mitos e lendas populares a respeito delas - todas essas informações são relevantes, pois ensinam aspectos diferentes e correspondências de cada espírito animal. Mas no fim das contas, conheça-os de perto, trabalhe mais a fundo com esses arquétipos, e você terá muito mais profundidade em seus augúrios. Por esse motivo, não deixarei nenhuma lista de significados para aves - até porque, a diversidade de animais no território brasileiro é imensa, e mesmo que tentasse resumir, resultaria em um rol gigante.
   Recomendo fortemente que você mantenha um diário com suas anotações e estudos relacionados aos pássaros, suas simbologias, e também registre seus auspícios e augúrios, incluindo interpretações, desenhos representando a posição dos animais dentro do espaço sagrado delimitado, e outras informações que você julgar pertinentes. Essa prática lhe permite analisar seu desenvolvimento no decorrer de sua jornada, e pode gerar muitos insights e reflexões interessantes.

Aves em Vôo


   A técnica divinatória de augúrios com aves em vôo é a mais utilizada, por virtude de ser bem mais acessível que a observação direta e aproximada de pássaros. Em praticamente qualquer lugar do mundo você consegue consultar os céus em busca dos padrões formados pelos mensageiros alados.
   É interessante que você divida a área do céu que consegue ver em quatro porções, que correspondem aos quadrantes (como faziam os romanos). Assim, é possível obter maiores detalhes sobre a mensagem, e fazer associações simbólicas com os pontos cardeais, os elementos, enfim. O padrão de voo deve ser analisado com atenção, e caso os pássaros estejam em formação no céu (em padrão de V, em círculo, meia lua, espiral, linha reta, etc), leve em consideração o formato de acordo com a simbologia e sua intuição. A direção do vôo também fornece algumas correspondências, que estão listadas abaixo. Elas podem ser combinadas de acordo com a situação, sendo necessário observar o contexto para entender o significado.

Da direita para a esquerda: Você alcançará seu objetivo com facilidade.
Da esquerda para a direita: Você encontrará dificuldades em alcançar seu objetivo. Prepare-se para atrasos ou obstáculos, busque ajuda, ou repense melhor seus atos.
Voando horizontalmente: Você alcançará seu objetivo, mas o percurso será árduo.
Voando na sua direção: As coisas estão a seu favor, e a felicidade se aproxima.
Voando para longe de você: Tenha mais cautela nessa situação.
Voando para cima, ou muito alto e rápido: Sucesso e rapidez na resolução dos problemas.
Padrão errático de vôo, ou decolando e pousando repetidamente: Há algo mais profundo que está lhe impedindo de receber uma resposta direta. Influências ocultas, problemas que precisam de atenção imediata.
Mudança brusca de direção: Inconsistência ou dúvida. Seja flexível.
Voando contra o vento: Enganos, decepção, cansaço.

Passo a Passo


1. Delimite o espaço sagrado e o início da divinação.
   Ainda que possam acontecer espontaneamente, os augúrios com aves funcionam melhor quando tudo é preparado com antecedência, e há uma demarcação do ambiente que será usado para a previsão, seja a porção visível do céu ou uma área no chão. Se quiser, purifique a si próprio também, e prepare-se para a divinação como julgar adequado dentro das suas tradições espirituais.
   Então, defina o início da atividade, e formule sua questão. Concentre-se na sua dúvida, pense na situação que precisa ser esclarecida, e se mantenha atento à área que você delimitou para a previsão.

2. Identifique o tipo de pássaro.
   Tente descobrir as espécies de aves que você vê, e observe seu tamanho, formato do bico, cores e outros detalhes que possam ajudar na identificação. Mesmo que você não consiga saber exatamente qual tipo de pássaro é, há muita diferença de significado entre uma ave de rapina e um canário, por exemplo, e isso já pode fornecer um bom entendimento da mensagem.
   Caso não consiga identificar, especialmente quando se trata de aves em vôo, você pode se basear na cor do animal para buscar entender seu significado. Mas o ideal é tentar reconhecer a espécie, pois cada uma carrega simbologias e mensagens únicas.
   
3. Identifique a quantidade de aves.
   Aqui a numerologia será útil, mas sua intuição também ajudará muito nesse processo.

4. Analise os padrões e o comportamento.
   Tente absorver o máximo de informações aqui, seja no chão ou no ar. O que as aves estão fazendo, como se comportam, como ou se interagem entre si, para onde estão indo e como se movimentam. Preste atenção nas vocalizações, chamados e cantos, pois eles revelam diversos aspectos sobre a espécime, e também interpretações ou mensagens específicas.

5. Determine o final da divinação.
   Quando sentir que a mensagem já foi entregue, encerre a divinação. É uma boa ideia encerrar oferecendo sementes ou frutas (evite alimentos "de gente", mas na falta de outra coisa para dar, pode ser pedaços de pão ou bolacha água e sal) como agradecimento às aves e à natureza em geral.

Algumas informações daqui.
Algumas informações daqui.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A observar os céus,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.