sábado, 27 de fevereiro de 2021

Hino a Neith

Eu sou aquela coberta de véus
Cuja Verdadeira forma é oculta
E nunca aos homens ou Deuses será revelada
Eu sou a mãe ancestral e secreta
A patrona dos mistérios
Oriunda do nada primeiro, antes do nascimento
Todas as divindades se formaram de meu ventre fértil na aurora dos tempos
Sou a plena e fértil inundação
A sopa primordial, as águas primevas da vida
Que enchem as bacias e revitalizam as margens ano após ano
Eu sou quem abre os caminhos de todos os planos, astrais e mundanos
Quem mostra ao Sol suas estações pela via da eclíptica
E estou ao norte de todas as muralhas, acima dos obstáculos e desafios, magnânima
Me compreenda como a tecelã dos fios da realidade
Minha roca fia a trama da Verdade, além da realidade e subjetividade
Eu sou a mestra do arco, a regente das flechas
Feroz em batalha e grande em poder
A caçada é meu lar, e a guerra é meu palácio, o escudo é minha égide
Sou a mãe das mães, o pai dos pais
Minha forma é o que você conhece como cosmos em toda sua imensidão
Mergulhe em minha profundidade, e flua com a minha benção
Os crocodilos sob meus cuidados fornecerão sua feroz proteção
Entregue-se à escuridão e conquiste o que lhe assombra
Sou Grandiosa, e estou viva sem ser nascida
Sou a sábia que unta as bandagens de Wesir
E flecha os inimigos dos falecidos em seu descanso final
Eu sou o céu oculto, infinito e sombrio
Meu gênero é andrógino, pois sou tudo e o nada que sempre existiu
Me derramo solitária e o Divino vem a ser por minha pura intenção
Meu coração é a fonte mais antiga dos Nomes sagrados
Eu sou tudo que há, tudo que já foi, e tudo que ainda será
Nenhum ser será capaz de me ver sob meus véus,
E eu dou à luz ao Sol, tecendo um novo dia a cada amanhecer.

Por Alannyë Daeris

2 comentários:

  1. Qual a diferença entre Neith e Nut?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitas diferenças para enumerar em apenas um comentário, tratam-se de divindades completamente distintas. Em suma, Nut é a personificação do céu noturno, a mãe de Osíris, Isis, Set e Néftis, e aquela que acolhe todos os falecidos após sua passagem para o além - o mito de que viram estrelas em seu corpo.
      Neith é uma divindade criadora que remonta ao período pré-dinástico, é uma das deusas mais antigas que foram cultuadas no Egito. Ela está bastante associada à caça, tecelagem (como tecelã do universo), e tem características andróginas.

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.