segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Limpeza Energética de Ambientes

Houses at Argenteiul - Claude Monet. Editada pela autora.
   A limpeza energética de ambientes tem a finalidade de purificar os recintos, retirando energias prejudiciais. Ambientes muito carregados surtem efeitos negativos nas pessoas que os frequentam, e pessoas mais sensitivas podem ser bastante afetadas por essas energias, causando mudanças de humor, cansaço e outros sintomas físicos e emocionais.
   Mesmo que sua casa não esteja fortemente carregada, os resíduos energéticos decorrentes dos pensamentos e atitudes das pessoas que frequentam sua casa se acumulam e atrapalham na harmonia do seu lar. Dessa forma, a limpeza energética é muito benéfica quando feita com uma certa regularidade.
   Para quem costuma realizar rituais e outras práticas mágicas em casa, a purificação do lar tem relevância ainda maior, pois as energias que restam após ritos e feitiços, se não banidas corretamente, podem se tornar excessivas no local. Essas energias residuais podem até mesmo conflitar com as de feitiços e rituais conduzidos no ambiente em que estão, prejudicando o resultado dos mesmos.

Identificando Ambientes Carregados


   Pessoas sensitivas e de intuição aguçada tem facilidade em sentir quando um ambiente está carregado energeticamente, mas não são as únicas que podem identificar esse problema. As energias excessivas causam efeitos em todos os que adentram o local afetado, e podem ser identificadas de várias maneiras. 
   Alguns dos indicativos são:

• Cansaço físico e mental;
• Preguiça e moleza que surge do nada;
• Os objetos somem e quebram com frequência;
• Nervosismo e ansiedade sem motivo;
• Desânimo;
• Sensação de tédio rotineira;
• Discussões e brigas são comuns, e todos parecem ficar com os nervos à flor da pele por qualquer razão;
• Insônia, pesadelos e outros distúrbios do sono;
• Melancolia e pensamentos negativos ocorrem mais do que o normal;
• Fraqueza;
• Inquietude e desconforto quando se está indo para casa ou ao chegar.

Preparação e Limpeza


   Antes de mais nada, uma faxina na casa é essencial. Sujeira e desordem contribuem para o acúmulo de vibrações negativas no ambiente, e a limpeza física é o primeiro passo para a limpeza espiritual. Isso não quer dizer que você deva lavar até o teto toda vez que for purificar sua casa; mas no mínimo, organize os cômodos, varra, tire o pó das coisas.
   O próprio ato de limpar sua casa pode ser parte do seu ritual de limpeza energética. Por exemplo...

   Acrescente algumas gotas de óleos essenciais com propriedades purificadoras na água do balde (ou use um desinfetante natural!), e passe um pano no chão enquanto mentaliza a limpeza física e energética da casa.
   Ao varrer, visualize que sua vassoura está varrendo para fora também as impurezas astrais e energéticas do chão. Esse era um ritual de purificação muito utilizado pelos egípcios após suas práticas mágicas e devocionais. 
   Tente combinar a música com a faxina para elevar o astral do seu lar, pois a música é capaz de alterar os padrões energéticos e as vibrações dos ambientes. Sons ambientes de natureza, músicas instrumentais suaves e alegres, e mantras são os mais recomendados, mas qualquer música que lhe faça se sentir animado serve.

Métodos de Purificação de Ambientes


   Há vários métodos de limpeza energética, e você pode optar pelo que mais lhe parecer adequado. É possível criar seu próprio método ou ritual de limpeza, a partir dos apresentados aqui, ou através da sua criatividade e crenças.
   A limpeza geralmente se inicia a partir dos cômodos mais interiores, e vai em direção aos cômodos externos, levando as energias negativas para a rua. Deixe as janelas abertas para que o ar circule e a brisa carregue consigo o excesso de energias. Se você tem pátio, certifique-se de limpar também a área externa de sua residência, para além dos portões.
   Durante a purificação do ambiente, lembre-se que você é parte importante do ritual, e deve concentrar seus pensamentos na remoção da carga negativa acumulada em sua casa. Você pode conduzir a limpeza como preferir, usando de mantras, meditação, dança, tocando um sino ou instrumento musical, ou até cantarolando.

Incensos são instrumentos muito utilizados para purificar ambientes; preferencialmente, opte por incensos de ervas que possuam propriedades de purificação e limpeza. Incensos naturais de resina são mais efetivos que os incensos de vareta, mas se não houver alternativa, incensos de vareta de boa qualidade funcionam para limpezas energéticas simples.
   Algumas das ervas recomendadas são: lavanda, cânfora, eucalipto, sálvia, alecrim, olíbano, mirra, arruda, patchouli. Se você encontrar madeira de palo santo, saiba que são ótimas para purificações de ambiente.
   Para purificar com incenso, acenda-o e peça pela purificação e limpeza das energias da sua casa. Percorra todos os cômodos calmamente, enquanto visualiza a fumaça se espalhando e purificando os locais por onde passa. Cubra toda a superfície da casa com o incenso, indo em direção à porta de entrada. Em janelas e portas, você pode usar a vareta do incenso para desenhar símbolos ou sigilos protetores, protegendo ainda mais cada recinto.
   Se algum cômodo estiver mais carregado que outros, deixe o incenso por mais tempo nesse lugar antes de ir para o próximo. Ao chegar na sala, se o incenso ainda tiver muito para queimar, deixe aceso próximo à entrada até que queime por completo. As cinzas resultantes de purificações devem ser jogadas fora no vaso sanitário ou fora de sua casa.


Smudge sticks - os incensos defumadores de ervas são uma ferramenta poderosa e eficaz para a limpeza energética. Podem ser compostos por uma ou mais ervas que são amarradas em forma de bastão, e queimadas até o fim.
   A purificação através da defumação é feita similarmente à purificação com incensos citada acima; coloque fogo em uma das pontas do bastão de ervas, assopre para que fique somente a brasa acesa, e peça pela purificação e limpeza energética da sua casa.
   Além de percorrer os cômodos, deixe o incenso defumador sobre uma tigela ou incensário por um tempo em cada lugar antes de ir para o próximo, enquanto medita ou mentaliza a purificação do espaço em que está. 
   Veja como é simples confeccionar seus próprios incensos defumadores de ervas:

Passo-a-passo de um incenso defumador de sálvia com pétalas de rosas. Fonte.

1 - Separe as ervas que você vai utilizar. Ramos compridos e inteiros são melhores de amarrar, mas você pode adicionar pétalas, folhas, e flores inteiras também. Organize os ingredientes de forma que fiquem mais ou menos na mesma posição, para que seja mais fácil amarrá-los.

2 - Corte um pedaço de barbante quatro vezes maior que o tamanho do bastão de ervas. Faça um nó simples porém firme em uma das pontas, e enrole firmemente em volta da base do bastão. Dê umas três voltas na base, e vá enrolando o resto, em sentido espiral. Ajeite folhas e galhos que estejam desalinhados, passando o barbante por cima para mantê-los presos. Ao chegar na outra base do bastão de ervas, dê várias voltas e amarre com força. Se ainda sobrar muito barbante, você pode continuar enrolando o barbante, em sentido contrário, até chegar na ponta original, e amarrar as duas.

3 - Corte as extremidades para que fiquem retas e seja mais fácil acender o incenso.

Nota: A defumação cria muita fumaça e o cheiro pode ser forte demais para pessoas sensíveis, portanto, não defume a casa com portas e janelas fechadas, e evite fazer defumações se você tem irritação ou alergia.


Aromatizadores de ambientes em spray - que tal fazer o seu próprio e consagrá-lo para a
purificação de sua casa? Você também pode comprar aromatizadores feitos a partir de produtos naturais, mas fazer o seu próprio vai conferir muito mais poder às limpezas energéticas.
Aromatizador de ambientes com óleo
essencial e folhas frescas de sálvia.
Fonte.
   Dilua óleos essenciais de ervas com propriedades purificadoras em água e coloque em um borrifador - 600ml de capacidade de água é o suficiente. Escolha no máximo três óleos essenciais de purificação, e acrescente algumas gotas de cada. Recomendo que acrescente uma gota de cada óleo, ou três gotas se for usar somente um óleo essencial.
   Para realizar a purificação com o aromatizador, percorra os cômodos da sua casa enquanto vai borrifando sobre todo o ambiente, visualizando as gotas de água se espalhando e limpando todas as energias. Deixe as janelas bem abertas para que a brisa entre e carregue para fora tudo que é ruim.
   Há várias maneiras de potencializar um aromatizador de ambientes: colocando um cristal purificado e energizado dentro do borrifador, acrescentando ervas secas (as mesmas dos óleos essenciais usados) dentro da água, usando água lunar e/ou de fontes naturais.
   A purificação com aromatizadores pode ser combinada com outras formas de purificação, ou feita logo após outros métodos. Se optar por unir vários métodos, use pouco óleo essencial ao confeccionar seu aromatizador, para que sua casa não fique com um aroma muito forte.


Desinfetantes naturais - combine essas receitas de desinfetantes feitos com produtos naturais para uma poderosa purificação durante a própria faxina. Basta realizar a limpeza física de sua casa com os desinfetantes, enquanto visualiza e mentaliza a limpeza energética que está realizando com ajuda das ervas purificadoras. Sua casa ficará livre de impurezas físicas e astrais ao mesmo tempo!


Velas - acenda uma vela preferencialmente branca no cômodo e concentre-se na chama, pedindo que o fogo queime as impurezas energéticas do espaço, e deixe-o purificado e limpo. Fique um tempo concentrado na purificação do ambiente através do fogo, e prossiga para o próximo cômodo, até que estejam todos limpos energeticamente. Para uma purificação mais potente, acenda uma vela por ambiente, e deixe queimar até o fim. Jogue os restos no vaso sanitário se forem pequenos, ou longe de sua casa.


Sal grosso - Para uma limpeza constante, coloque um pote de vidro ou tigela com aproximadamente uma xícara de chá de sal grosso próximo à entrada da sua casa. Algumas pessoas optam por mantê-la escondida, mas você pode decorar sua tigela com cristais energizados e/ou ervas e mantê-la à vista como uma decoração.
   O sal grosso absorverá as energias negativas do ambiente gradualmente durante 7 dias. No sétimo dia, jogue o sal no vaso sanitário e dê a descarga. Você pode renovar o sal toda semana se quiser, e para potencializar o efeito, pode pingar algumas gotas de algum óleo essencial de propriedade purificadora, além das ervas secas ou frescas que pode acrescentar. Outra ideia é usar essa tigela com sal para fincar varetas de incensos com a intenção de limpar o ambiente.
   Esse método é ótimo para manter sua casa purificada no cotidiano, mas sozinho pode não ser suficiente para absorver todas as energias do recinto após um certo tempo, então é recomendado combinar com outros métodos.

 Com que frequência limpar?


   Não há necessidade de purificar os ambientes exaustivamente, e a limpeza energética pode ser combinada com a rotina de faxinas da sua casa, seja em um dia específico ou nas ocasiões em que você pode realizar uma faxina mais completa.
   Se você não tem certeza se a situação em sua casa requer de fato uma limpeza energética, considere há quanto tempo você purificou seu lar. Se já faz tempo, é provável que exista um acúmulo de energias capaz de lhe afetar. Casas que possuem um fluxo grande de pessoas, mesmo que sejam todas da mesma família, geralmente requerem uma rotina de limpezas energéticas mais frequentes.
   Uma vez a cada 15 dias é o suficiente na maioria das vezes, mas pode ser necessário refazer a purificação antes do esperado, caso não tenha sido feita corretamente ou se por algum motivo o ambiente retornou ao seu estado carregado. Alguns exemplos são:

 • Após conflitos e discussões. Espere a poeira baixar, e não faça a purificação se estiver com um humor instável.
• Se você ou alguém da sua casa estiver se sentindo triste e/ou passando por um momento muito difícil.
• Quando houver alguém doente (morador ou visitante), e após falecimentos de pessoas próximas aos moradores da casa.
• Sempre que alguma pessoa muito carregada, negativa, ou com a qual você tenha desavenças frequente sua casa.
• Depois de práticas mágicas, especialmente as que envolvem manipulação energética. Caso você tenha o costume de fazer banimentos após seus rituais, a purificação não se torna tão necessária.
• Assim que você perceber que muitos dos itens da lista dos indicativos de ambientes carregados citados no começo do texto estão acontecendo - cansaço, não se sente bem em sua casa, tem dormido mal, enfim.

Mantendo o bom astral do seu lar!


   A limpeza energética da casa não é tudo! É importante também cuidar do próprio corpo, purificar a si mesmo, e se manter livre de pensamentos e atitudes negativas, para que todo o esforço não seja em vão.
   Após limpar as energias da sua casa, considere fazer uma purificação em si mesmo e se livrar de vez das vibrações negativas que lhe afetam diretamente. Que tal um banho mágico para descansar após a faxina e limpar o corpo e a alma? Veja mais nos links abaixo:
Banhos Mágicos I - Banir e Purificar
Banhos Mágicos II - Atrair e Afastar
Banhos Mágicos III - Harmonia e Equilíbrio
Banhos Mágicos IV - Abrir e Libertar
   Evite acumular objetos e guardar coisas quebradas ou sem utilidade. Se um objeto não lhe traz lembranças boas, é um sinal de que você não deveria mantê-lo por perto. Considere doar todas aquelas roupas esquecidas no armário que não são usadas há anos, ou aqueles objetos e móveis que podem ter melhor serventia para pessoas mais necessitadas. Quando nos livramos daquilo que não nos serve mais, abrimos espaço para que novas energias e oportunidades se abram em nosso caminho, ainda mais quando uma boa ação está envolvida!
   Ter plantas em casa também ajuda na manutenção das vibrações do local, e todas são capazes de melhorar o astral da casa, mantendo o equilíbrio e as boas energias circulando livremente. Mas há muitas que estão fortemente relacionadas com a purificação de ambientes, como lavanda, arruda e espada-de-são-jorge.

A manter a pureza da minha casa,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.